Breja Chic

• um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 3 dias atrás #8399 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Breja Chic
Destilados me deixam muito inconsequente, então os evito, e como não manjo muito, aliás, nada, nem pretendo, então não esquento em desenvolver gosto ou sensibilidade para os ditos, ai qualquer coisa desce ! Rsss...

Mas sério, Red Label não me incomoda, provavelmente porque não conheço muita outra coisa superior, e assim o tenho como um uísque médio. Dureza é encarar esses nacionais, álcool puro.

Minha praia é fermentados: cerveja e vinho.
Mais
15 anos 3 dias atrás #8408 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Breja Chic
Chique é uma questão de referencial. As vezes não é o caro, mas o raro. As vezes não é o raro, mas o caro... E as vezes são as duas coisas juntas.

Por exemplo, o camarada vê você tomando uma cerveja na taça e, sem conhecer nem preço nem sabor, já a denomina de "chique" só pelo "artefato de apoio" (na museologia chamamos de "suporte"... rs). Ou seja, esse cara tem, no seu referencial mental, a associação do uso de uma taça com bebidas tidas pelo "senso comum" como sendo mais "refinadas" (caso do vinho, por exemplo). Portanto, ele te vê bebendo uma cerveja numa delas e logo vai achar que você está tomando uma cerveja "chique".
Mais
15 anos 2 dias atrás #8425 por Marcio Rossi
Respondido por Marcio Rossi no tópico Re:Breja Chic
Leonardo Russo escreveu:

..."Não sou dessas brejas chiques... curto mais as 'pobres'."

O episódio aqui compartilhado pelo confrade Leonardo vai além da semântica em si, do que vem a ser chique questão muito bem definida pelo confrade Mauro.

Preço, raridade, qualidade e sofisticação combinam-se para proporcionar o "chique" clássico.

Mas existe o chique sublinhar. Quando seu amigo desdenha as "chiques" e exalta as "pobres" ele não está falando de cerveja, está falando de vc e de si.

A imagem popular que se faz do chique é frequentemente negativa e associada a arrogância, pretensão e frivolidade. Em conta-partida, exalta-se a qualidade pretensamente superior do que é pobre como sendo autêntico, intenso e melhor. Então vc vê nos filmes, nas novelas, nos livros: o rico é infeliz, fútil e esnobe. O pobre é divertido, autêntico e feliz.

A distorção social que isso traz é a utilização - como recurso de auto-afirmação - da exaltação do "pobre" querendo dizer simples e autêntico, inferindo essas virtudes ao declarante que não raramente é vazio e superficial.

É verdade que em produtos e serviços mais caros ocorra mais que frequentemente uma exageração do preço de venda e que opções mais modestas possam concorrer em qualidade. Mas o mercado regula esses antagonismos. E nem é esse o ponto aqui.

O ponto é que o desdém contra o novo e eventualmente, mais caro vem muito mais de problemas de auto-afirmação que de um posicionamento legítimo e consciente em relação a duas coisas.

É com orgulho que muitos exaltam a própria "simplicidade": gosto de cerveja barata, gosto de buteco copo sujo (pé sujo em SP), compro roupa no quilo, ando de ônibus, não ligo para bens materiais... Claro, isso tudo pode ser verdadeiro e até admirável. Mas tem sido dito levianamente muitas vezes.

"Não sou dessas brejas chiques...curto mais as pobres". Pobre e chique são atributos das pessoas, não das cervejas. Esnobar o rico não melhora o pobre. Esse desdém é mais que tudo uma fuga, um jeito de dizer "não preciso do que vc está oferecendo, já encontrei coisa melhor" ou "não preciso me exibir, sou simples e autêntico". Isso não pode ser correto dito por alguém que só conhece uma das opções.
Mais
15 anos 2 dias atrás #8457 por NNMFKZTRKSJ - 13
Respondido por NNMFKZTRKSJ - 13 no tópico Re:Breja Chic
Depois do que o Marcio falou podem fechar o tópico.
Mais
15 anos 2 dias atrás #8461 por Alexandre Almeida Marcussi
Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Breja Chic
Eu acho que existe uma incômoda verdade no comentário do rapaz. Como o Márcio ressaltou bem, "chique" e "pobre" são atributos de pessoas, e não de cervejas. O sujeito não estava falando de cerveja. Ele estava falando de pessoas. E eu detesto admitir que tenho concordado com ele: em termos de cerveja, tenho preferido ultimamente as pessoas "pobres" às pessoas "chiques".

[desabafo]Acho que o mundo das cervejas está se tornando muito pedante e arrogante. Cansei de ver os pretensos "entendidos" de cerveja criticando os gostos alheios, desqualificando as pessoas, arrotando um conhecimento mesquinho (que, na maioria das vezes, nem correto é), querendo se engrandecer só porque sabem a diferença entre uma ale e uma lager e "não bebem porcaria". Eu prefiro beber porcaria com gente tranquila e respeitosa do que beber ouro líquido com um cervochato que fica querendo dizer que é grande coisa e que tem um paladar mais "refinado" do que o das massas vulgares.[/desabafo]

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 2 dias atrás #8466 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Breja Chic
Chique é a Wells Bombardier que estou bebendo neste exato instante... perai... ... ... ... ... ... fui dar um gole. Breja da hora ! Hoje vou dormir feliz !
Tempo para a criação da página:0.460 segundos