O segredo é a água? O que faz uma cerveja melhor?

Mais
15 anos 1 mês atrás #6534 por Marcio Rossi
Jean Chris escreveu:

Pois é,
Já foi o tempo em que a água era referência de boas cervejas. Eu acredito que cerveja boa é aquela que não dá dor de cabeça no outro dia, coisa que os cereais não maltados das BCB causam....

Acredite, dor de cabeça é resultado de excesso e desidratação, pode acontecer com qualquer cerveja. por mais que a experiência pessoal de cada um possa dar uma impressão diferente.

By the way, embora mantenham em seus rótulos, o uso de não malteados é raro na grande industria, que tem usado high maltose ao invés. É açucar de milho, inofensivo.
Mais
15 anos 1 mês atrás #6536 por Ivan Sellegatto Gomes
Na minha opinião o que faz uma boa cerveja é a seleção de bons ingredientes, incluindo a aguá, mas acho que ela é tão responsavel pela qualidade quanto os outros ingredientes. Até por que as receitas tem poucos ingredientes então se um deles tem algum problema fica dificil dos outros mascararem isso.

E sem falar no processo de fabricação, armazenagem, transportee etc.
que tambem influenciam.
Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #6545 por Jean Chris
Marcio Rossi escreveu:

Acredite, dor de cabeça é resultado de excesso e desidratação, pode acontecer com qualquer cerveja. Por mais que a experiência pessoal de cada um possa dar uma impressão diferente.

Marcio,
Depois que entrei no mundo das especiais, ressaca é algo que não ocorre mais comigo. Em Campos do Jordão cheguei a tomar todas do cardápio da Baden Baden (menos a Tripel) numa sentada (longa sentada das 17 as 23hs), repetindo a Stout. Quando acordei no dia seguinte, fiquei extremamente surpreso, nada de ressaca. No 1º encontro do Brejas, puts, bebi pacas e no outro dia nada também. Entre outras experiências desde o início de 2009.
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Jean Chris.
Mais
15 anos 1 mês atrás #6550 por Alexandre Almeida Marcussi
Estou com o confrade Sean: ingredientes de qualidade são obviamente importantes, mas o crucial mesmo é uma boa receita e cuidado na sua execução. Puro-malte não é sinônimo de nada, a priori. Prefiro muito mais uma cerveja lotada de cereais não-maltados, mas limpa de defeitos e com bom bouquet (como a Sapporo, por exemplo) a uma puro-malte cheia de defeitos. Com o tempo, fui me tornando mais chato com essas coisas, a ponto de preferir uma cerveja mais simples e bem-executada a uma pretensiosa mas comprometida por defeitos.

Acho que rola um pouco de preconceito em cima dos cereais não-maltados. As pessoas atribuem a eles defeitos que não têm nada a ver com eles, e que normalmente são produto de ação das leveduras ou vêm do próprio malte de cevada (como o DMS). Como o Márcio citou, os cereais não-maltados têm como função amenizar corpo, aromas e sabores, e não "empestear" uma cerveja. Acho que eles são apenas mais uma opção à disposição do mestre-cervejeiro e podem render boas cervejas. Vide as Gouden Carolus, que levam milho. Aliás, a adição de açúcar na receita cumpre papel semelhante, e as belgas são famosas pela sua refermentação com açúcar cândi.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #6551 por Milu Lessa
Olha, Jean, não sei que milagre é esse que acontece com vc, mas pena que não acontece comigo! rsrsrs

Os efeitos da ressaca ocorrem da mesma maneira no dia seguinte, teoricamente, independentemente se vc encheu a cara de DeuS ou de Schin... Vc fica desidratado e sobrecarrega o fígado - que metabolizou todo aquele álcool ingerido - do mesmo jeito com bebida barata e ruim ou cara e de qualidade, pois no final das contas, o causador disso tudo é um só ingrediente presente igualmente em todas as brejas: o álcool. :S

Eu sou prova viva disso. Quando exagero na dose, tenho uma ressaca homérica no dia seguinte, sendo que ultimamente só tenho bebido cervejas boas e passo a quilômetros de distância de BCBs. Meu último porre (que ocorreu no Primeiro encontro extra-oficial do Brejas no Bar Brejas, olha que chique!) foi composto exatamente de: vários chopps Eisenbahns (Dunkel, Pale Ale e Weiss); 1 pint de Newcastle; 1 König Ludwig Dunkel; 1 Colorado Appia; e para arrematar goles de Paulaner Salvator, Falke Vivre pour Vivre, Fuller's IPA e Wäls Tripel. No dia seguinte eu ainda consegui levantar da cama e ir trabalhar não sei como, mas garando que foi umas das piores ressacas que eu já tive e só teve breja top, veja vc! :blink:

Marcussi, finalmente peguei vc! rsrsr
Vc não prefere muito mais nada, assim como eu e todo mundo: nós simplesmente preferimos, pois preferir mais é pleonasmo! :laugh:
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Milu Lessa.
Mais
15 anos 1 mês atrás #6555 por Alexandre Almeida Marcussi
Milu Lessa escreveu:

nós simplesmente preferimos, pois preferir mais é pleonasmo! :laugh:

Bah! Já eu prefiro muito mais não ligar para a papagaiada da gramática normativa do tio Pasquale! :P

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.456 segundos