O segredo é a água? O que faz uma cerveja melhor?

Mais
15 anos 1 mês atrás #6654 por Gustavo Almeida
Mauro

Concordo com o romantismo de uma água vinda direto da fonte.

Há quem afirme ainda que, por mais adequada e precisa a correção física e química da água, há elementos - físicos, químicos, biológicos, energéticos, magnéticos, sobrenaturais até - que nunca serão repostos pelo homem, mas que fazem grande diferença na qualidade final da água. Como uma planta, que não depende apenas de 3 ou 4 elementos para se desenvolver.

E com certeza vale o psicológico: podemos tentar fazer uma cerveja com uma água seriamente higienizada e tratada do nosso querido Tietê e outra cerveja com água dos Alpes Franceses (chutei o balde) que tenham características semelhantes. Teste cego e às claras. Será que vemos diferença?

Abraços
Mais
15 anos 1 mês atrás #6656 por Marcio Rossi
Gustavo Almeida escreveu:

... podemos tentar fazer uma cerveja com uma água seriamente higienizada e tratada do nosso querido Tietê e outra cerveja com água dos Alpes Franceses (chutei o balde) que tenham características semelhantes. Teste cego e às claras. Será que vemos diferença?...s

Não.
Mais
15 anos 1 mês atrás #6660 por Mauro Renzi Ferreira
Márcio, realmente você está certo num ponto: O local de produção de uma cerveja trapista não tem nada de tradicional, até porque se tivesse, os custos aumentariam ainda mais, fora que seria praticamente impossível dar conta da demanda, né?

Quanto ao romantismo, é aquilo que eu disse. Eu sei que não iríamos notar nenhuma diferença entre uma cerveja produzida com água tratada do rio Tietê ou de um degelo dos alpes suíços (whatever...), mas eu quis mesmo ressaltar a força do fator psicológico nessas questões.

De todo modo, algo que sempre me incomodou nisso foi o fato de que eu não consigo comprovar a veracidade disso, ou seja, existem vodcas que - dizem - são produzidas a partir de diferentes fontes de água, todas especialíssimas, em tese, mas como eu vou saber se de fato eles a utilizam ou pegam água da torneira ali da esquina mesmo... :dry:
Mais
15 anos 1 mês atrás #6667 por Tadzio Grigoletti
Existem águas e águas.
Existem receitas que se beneficiam de elementos presentes na água.
Cada fonte tem uma variedade e quantidade de elementos dissolvidos
que influenciam nas receitas.
Mais
15 anos 1 mês atrás #6675 por Milu Lessa
Mauro Renzi Ferreira escreveu:

Pois é Miluzinha, eu sou um homem "das antigas"... rsrsrsrsrs

Até parece... :S

Po, Mauro e eu achando que vc era pra casar! :laugh:
Mais
15 anos 1 mês atrás #6695 por Mauro Renzi Ferreira
Então, eu ERA pra casar... Não sou mais!!!

:laugh: :laugh: :laugh:
Tempo para a criação da página:0.409 segundos