O segredo é a água? O que faz uma cerveja melhor?

Mais
15 anos 1 mês atrás #6525 por Marcio Rossi
A publicidade de algumas cervejarias exalta a água utilizada. Outras falam do malte, do lúpulo, da receita...

E vc, o que vc acha, dentro de um determinado estilo, que torna uma cerveja superior a outra?
Mais
15 anos 1 mês atrás #6526 por Lucas F. Zurwellen
Tendo como base a Larousse, a água não é mais o que faz diferença. Hoje em dia há técnicas para se calibrar a água conforme necessidade e até há cervejarias que utilizam se de água dessalinizada!

O fator de se ter uma fonte de agua boa é para diminuir custos nesse processo de calibragem.

Para uma boa cerveja acho que vale o conjunto no equilibrio dos ingredientes, isto é, ter uma "lei da pureza" para cada tipo de cerveja a favor de só se usar ingredientes de qualidade.

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
15 anos 1 mês atrás #6528 por Marcio Rossi
Lucas F. Zurwellen escreveu:

...Para uma boa cerveja acho que vale o conjunto no equilibrio dos ingredientes, isto é, ter uma "lei da pureza" para cada tipo de cerveja a favor de só se usar ingredientes de qualidade.

Lucas, mas qual o conceito de pureza?

Os alemães interpretaram isso como água, malte, lúpulo e levedura. Os belgas admitem adjuntos de várias naturezas: ervas, frutas, condimentos, açucar, etc..

E tem mais, por exemplo, existe um tipo de açucar, a high maltose extraída do milho, que não influencia o sabor da cerveja, mas oferece açucares fermentáveis que podem aumentar seu teor alcoólico. O que acha desse recurso.

De uma forma geral, posso entender que para vc a qualidade da cerveja da qualidade geral dos ingredientes utilizados?
Mais
15 anos 1 mês atrás #6530 por Lucas F. Zurwellen
Exatamente, qualidade dos produtos e processos acima de tudo!

Dificil definir o que vai deixar a Breja realmente boa, mas tenho certeza que o que faz ela realmente ser boa é a dedicação do produtor.

Vemos isso nas BCB que são feitas pra atender demanda e ñ exatamente o gosto do consumidor. Afinal tem gente que bebe qualquer coisa.

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
15 anos 1 mês atrás #6532 por Sean Foley
Concordo água é filtrada e tratada em um monte de cervejarias. Acho que as receitas e execução de receita mais importante. Coerência da cerveja é mais difícil do que algumas pessoas pensam.claro que voce precisa de bons ingredientes tambem.
Mais
15 anos 1 mês atrás #6533 por Jean Chris
Pois é,
Já foi o tempo em que a água era referência de boas cervejas. Eu acredito que cerveja boa é aquela que não dá dor de cabeça no outro dia, coisa que os cereais não maltados das BCB causam. O que são esses cereais não maltados? A maioria das cervejarias brasileiras nem declara o que são essas porcarias que nos fazem beber.
Seria muito interessante se no Brasil também existisse uma lei de pureza das cervejas, mas isso nunca ocorrerá; já faz parte de nossa cultura engolir qualquer porcaria, seja no sentido real como no sentido pejorativo. Não daria certo, seria uma revolção dos brahmeiros.
Tempo para a criação da página:0.393 segundos