O segredo é a água? O que faz uma cerveja melhor?

Mais
15 anos 1 semana atrás #7777 por Claudinei  
Marcussi,

Acho curioso você elogiar as "rice lagers" japonesas, minha experiência com cervejas "de arroz" se resume a Budweiser americana (não sei se nossas BCBs levam arroz, os americanos pelo menos são honestos em admitir o seu uso), e considero-a uma cerveja, digamos, um tanto "sofrível" e sem personalidade. Não me admira o uso de arroz no Japão para produção de cerveja, afinal, arroz e peixe é o que tem de mais abundante por lá! :cheer:

Hoje, eu prefiro usar o termo "adjuntos" no lugar de "não-maltados", ou seja, referindo-se a milho e arroz como coadjuvantes da matéria-prima por excelência da cerveja, que é a cevada.
Mais
15 anos 1 semana atrás #8119 por Felipe Ribeiro - Duende
Olha, tomei a latinha da Bud, e tive que levar a um churrasco a caixinha para poder tomar o resto, só na festa mesmo, e tomei a versão long neck, bem gelada, e a achei refrescante de mais... adorei, talvez as latas estavam muito ruins mesmo, ou dava essa diferença.
Mas é uma breja boa para determinads ocasiões mesmo.
Mais
15 anos 1 semana atrás #8130 por Alexandre Almeida Marcussi
Claudinei   escreveu:

Hoje, eu prefiro usar o termo "adjuntos" no lugar de "não-maltados", ou seja, referindo-se a milho e arroz como coadjuvantes da matéria-prima por excelência da cerveja, que é a cevada.

No que vc está totalmente correto. A rigor, os cereais não-maltados são apenas um tipo de adjunto e, inclusive, a tecnologia cervejeira já borrou a fronteira entre as coisas. Hoje um dos principais adjuntos na indústria das macros é a high maltose, um xarope de glicose extraído do milho (pense no Karo). E aí, isso pode ser chamado de "cereal não-maltado"? Não é um cereal, mas ao mesmo tempo não é açúcar.

Esse mesmo xarope de glicose de milho, usado em algumas das nossas priores "macros", também é um ingrediente básico das golden strong ale belgas, respondendo por uns 20% dos carboidratos da receita. E, nelas, eles têm exatamente a mesma função que têm nas nossas macros: atenuar o corpo e fornecer açúcares 100% fermentáveis para elevar o teor alcoólico sem elevar os açúcares residuais (uma cerveja com tanto álcool não seria tão seca e delicada como a Duvel sem adjuntos). Que é, inclusive, uma das funções do açúcar cândi usado pelos belgas em estilos bastante alcoólicos. Por isso eu disse: a ideia de que Reinheitsgebot é um requisito de qualidade é um mito. Funciona para certos estilos, mas não funciona para outros - e não é só por causa da adição de especiarias. Os adjuntos são parte importante de vários estilos e possibilitam atingir resultados que não são possíveis sem eles.

A Budweiser é uma cerveja que se aproxima mais das nossas industriais mesmo, e tem a proposta de ser uma cerveja leve, aguada e adocicada. Mas uma rice lager japonesa tem uma outra proposta, ela é feita para ser mais seca e leve por causa do uso do arroz, mas nem por isso ela deixa de levar uma dose saudável de lúpulo de aroma. O resultado é interessante. Não é questão de "elogiar" as rice lagers, mas de reconhecer que os adjuntos podem desempenhar papeis importantes em receitas mais ousadas do que uma Brahma ou uma Budweiser.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 1 semana atrás #8132 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:O segredo é a água? O que faz uma cerveja melhor?
Alexandre Marcussi escreveu:

Claudinei   escreveu:

Esse mesmo xarope de glicose de milho, usado em algumas das nossas piores "macros", também é um ingrediente básico das golden strong ale belgas, respondendo por uns 20% dos carboidratos da receita. E, nelas, eles têm exatamente a mesma função que têm nas nossas macros: atenuar o corpo e fornecer açúcares 100% fermentáveis para elevar o teor alcoólico sem elevar os açúcares residuais (uma cerveja com tanto álcool não seria tão seca e delicada como a Duvel sem adjuntos).

Marcussi,

Mas até onde já li a função dos "adjuntos não maltados" (hehehe) das nossas macros vai mais pro lado econômico da coisa, não ? De fato a idéia é produzir uma cerveja mais leve e com menos amargor porque assim agrada mais ao paladar do brasileiro, mas acima disso a adição de milho (ou o que quer que seja) barateia a produção. Ou não ?

Mais
15 anos 1 semana atrás #8145 por Alexandre Almeida Marcussi
Acho que ambas as coisas, Guima.

Historicamente, o estilo "American adjunct lager" surgiu no final do século XIX nos EUA, quando Anton Schwarz e John Siebel aprimoraram a tecnologia necessária para preparar grãos como milho e arroz para a produção da cerveja. Essa inovação precisa ser vista no mesmo contexto das inovações em refrigeração, que permitiram que a cerveja passasse a ser apreciada como uma bebida refrescante. Uma das características desses adjuntos é que eles possuem menor teor de proteínas e fornecem maior porcentagem de açúcares fermentáveis, o que resulta em uma cerveja com corpo mais leve e efeito mais refrescante. Mas também era a época da modernização das indústrias cervejeiras, e essa inovação também deve ser vista como parte de um conjunto maior de transformações que visavam diminuir os custos e aumentar os volumes da produção para atingir mercados maiores.

Ou seja, as coisas são mais complicadas do que parecem, como quase tudo quando olhamos com cuidado. O que parece claro, para mim, é que encarar os adjuntos como os grandes vilões do mundo cervejeiro é uma supersimplificação que pode fornecer legitimação para certas tradições, mas nem sempre descreve adequadamente a realidade de todas as tradições e estilos cervejeiros. Vejam, não estou aqui defendendo a grande indústria e dizendo que as American lagers são grandes cervejas, mas estou apenas ressaltando o fato de que o seu lamentável nível de qualidade atualmente não deriva exclusivamente do uso deste ou daquele adjunto. Inclusive, ao contrário do que boa parte do público pensa, os off-flavors frequentemente encontrados nas American lagers não possuem nada a ver, via de regra, com esses adjuntos.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 1 semana atrás #8155 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:O segredo é a água? O que faz uma cerveja melhor?
Marcussi ! Agora só me responde uma coisa, onde você acha tanta informação, hem ?

:laugh: :laugh: :laugh:

Tendo até em vista as cervejas mencionadas, inclusive essa foi uma questão apontada pelo Passarelli naquela outra comunidade do Orkut, o simples fato dos "adjuntos não maltados" não necessariamente é sinal de má qualidade, o problema, pelo o que estou entendendo, é a negligência, digamos assim, do processo de fabrico em benefício do lucro das macros nacionais. Mesmo usando milho nas suas receitas a AmBev teria potencial para produzir cervejas extraordinárias, tal qual é essa Gouden Carolus, entretanto para tal precisariam rever inúmeras práticas e conceitos que se traduzem em investimentos, e não é bem o foco da AmBev investir em qualidade sendo que o grande público não questiona isso. Assim entendo, então.
Tempo para a criação da página:0.522 segundos