- Rochefort 8: Espetacular! Belo creme que deixa marcas, bom corpo, muito frutada (ameixa predominante), malte, leve toque de cacau, levemente licorosa, fermento, amargor bem suave... é muito saborosa e complexa! Não possui o álcool tão evidente quanto a 10, e isso é um ponto a seu favor. Não deve em nada a nenhuma outra do seu
estilo
, e está entre as minhas cervejas favoritas. Temperatura de serviço? Meu padrão para o estilo é no mínimo 12 graus Celsius, não custa repetir (degustá-la gelada é um pecado grave!). Abençoados sejam as abadias e os monges por criarem estas maravilhas!
- Bohemia Confraria: Nossa primeira "ale de abadia" está a anos-luz de exemplares como o resenhado acima. Apresenta, contudo, um bom dulçor, um leve frutado e sugestão de especiarias. O creme se forma bem e deixa marcas, mas tem curta duração. Notei também uma certa acidez. Baixíssimo amargor. O corpo varia de leve para médio. Sua taça personalizada é muito bonita. Saudosista que sou, não custa lembrar que esta brejinha já me deu muita alegria no passado!
- Heineken.