Dúvidas sobre Saisons e leveduras.

Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #53268 por Alexandre Almeida Marcussi

Igor Garcia Pereira escreveu: Eu basicamente adoro esse lado mais azedo das Saison mas detesto o sabor da banana e do tutti-frutti. [...] Estou pensando em pegar uma Fantôme Saison e uma Evil Twin Ron and the Red Ryan (além de outras de outros estilos). Você conhece bem o perfil delas? Vou me decepcionar e encontrar o gosto de banana e tutti-frutti em alguma?

Olha, tô achando que seu negócio talvez seja mais lambic do que saison... Numa gueuze você encontra esse frescor aromático de Bretta, muita secura e acidez bem firme, mas absolutamente não encontra esses ésteres mais "doces" e "densos" das ales belgas. Que tal arriscar com uma Boon Oude Geuze Mariage Parfait?

Não conheço a Evil Twin, apenas a Fantôme. E já adianto que na Fantôme você vai achar bastante frutado, sim. Na garrafa que eu tomei, encontrei um aroma frutado bem forte que me lembrou jaca madura e abacaxi em calda. Mas, como eu disse, acho que peguei um lote atípico, que não tinha características de Bretta. Eu acho que você vai gostar mais da Dupont Avec les Bons Voeux (uma versão mais alcoólica da Dupont, bem mais seca e com Bretta), lembra demais um bom espumante. Como essa breja é bem bem seca, os ésteres perdem esse "golpe doce" de bala/compota e remetem mais a coisas como peras verdes, maçãs ácidas, mais nessa linha. De todas as saisons que eu tomei, essa foi a que mais me agradou, e tem bem o perfil que você está procurando: bem seco, ácido, animal. Não é fácil de achar por aí, mas vale a pena - na 5 Maltes , está por um bom preço.

Outra opção é procurar pelos rótulos que divulgam o fato de serem refermentados com Brettanomyces - teria de pesquisar para saber quais dentre os disponíveis no Brasil.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC
Mais
11 anos 1 mês atrás #53269 por Odimi Toge

Igor Garcia Pereira escreveu: Eu basicamente adoro esse lado mais azedo das Saison mas detesto o sabor da banana e do tutti-frutti.

Foi algo assim que encontrei na Saison a Trois quando a experimentei na Brasil Brau ano passado. Mais parecia uma weizen com especiarias do que uma saison belga.
Mais
11 anos 1 mês atrás #53270 por Alexandre LC
Não disse que tu, digo, nós iriamos ter uma aula sinistra do Marcussi!!!
Aprendi muito Xará! Até deu vontade de provar essa "Dupont Saison" aí. Vou por na minha lista.
De Saison só provei a St. Feuillien Saison, mas não curti não, diferente da minha namorada que se amarra em todas não-fermentadas. Como já tinha até dito pra ti alguns meses atrás, num fórum ou em pvt infelizmente, não tenho curtido essas "selvagens"ainda não, e olha que já provei algumas Boon e St Louis, mas não curti nenhuma. As únicas que gostei foram essas duas: MortSubite Xtremme Framboise e a Liefmans Cuvée-Brut. Realmente essas duas são muito boa, totalmente diferente das Lambics Fruit que já provei, e ainda não consegui dizer qual das duas achei melhor.
Ainda não provei nenhuma Geuze. Mas tô insistindo, não desisto. kkkkk!
Abs e excelente aula como sempre.

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Mais
11 anos 1 mês atrás #53271 por Yuri Lopes
Admiro e muito aqueles que conseguem gostar de lambics sem adição de frutas, esses eu admiro rsrsrs

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #53273 por Igor Garcia Pereira

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Olha, tô achando que seu negócio talvez seja mais lambic do que saison... Numa gueuze você encontra esse frescor aromático de Bretta, muita secura e acidez bem firme, mas absolutamente não encontra esses ésteres mais "doces" e "densos" das ales belgas. Que tal arriscar com uma Boon Oude Geuze Mariage Parfait?

....Dupont Avec les Bons Voeux (uma versão mais alcoólica da Dupont, bem mais seca e com Bretta),...

Outra opção é procurar pelos rótulos que divulgam o fato de serem refermentados com Brettanomyces - teria de pesquisar para saber quais dentre os disponíveis no Brasil.

Olha, nessa mesma época em que provei a Dupont (e era bem novato), eu tomei uma Cantillon Gueuze e uma Cantillon Kriek. Tomei metade de cada e joguei o resto no ralo da pia (não entrem em pânico, eu morava no exterior e paguei £5 em cada). Eu estava super ansioso pra prová-las e a expectativa era grande mas não consegui perceber NADA além de um gosto de vinagre imenso. As duas eram extremamente secas e azedas. Todas as lambics vão ter este perfil ou os níveis de azedume e "secura" podem variar bastante de breja pra breja? A Boon Oude Geuze Mariage Parfait se encaixaria nesse perfil também? E as 3 Fonteinnen?

O que eu estou querendo achar em uma Saison seria esse meio termo entre uma Lambic azeda mas frutada e uma Saison adocicada. Talvez a Avec Les Bons Voeux esteja exatamente nessa faixa que eu quero. Obrigado pela dica, já está na minha want list.

Quanto a outras brejas com brett, estarei comprando uma Femme Fatale Brett IPA pra provar. Um amigo me disse que ela é maravilhosa, tanto por causa do Brett quanto por causa dos lúpulos usados nela (maracujá!). :)
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Igor Garcia Pereira.
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #53274 por Igor Garcia Pereira
Pois é Yuri e Alexandre, baseado na minha experiência o cara tem que ser MUITO macho pra encarar essas lambics! hauahuahua

Quem sabe quando eu ficar mais "hominho" conseguirei encarar essas lambics e acima de tudo, gostar delas! :P
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Igor Garcia Pereira.
Tempo para a criação da página:0.530 segundos