Divulgação de Blogs

Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #49288 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Divulgação de Blogs

Claudinei   escreveu: Concordo que é importante discutir, essa é a função básica do fórum. Não adotaria uma postura de censura a nenhuma discussão, por mais interminável e recorrente que seja. No caso específico dos preços, sem querer desmerecer as muitas teses já levantadas, ainda acredito mais na praticidade da lei natural de mercado da oferta e da procura. No final das contas, é ela que prevalece. Com ou sem informação.

Apesar de ser óbvio que a "lei da oferta e demanda" é uma força de mercado que influencia os preços, da forma que a gente aprende na escola ela é só um modelo que desconsidera uma grande quantidade de variáveis.

Especificamente sobre a informação, ali pelos anos 2000 teve um economista que ganhou um nobel por provar que a oferta e demanda só funciona perfeitamente quando todos os atores econômicos envolvidos possuem informação infinita, ou seja, quando todo mundo sabe exatamente o quanto foi produzido, o quanto os compradores realmente querem comprar, quais e quantos produtos semelhantes estão disponíveis no mercado, qual a elasticidade da demanda em relação ao preço etc.

Enfim, tudo isso pra dizer que a informação é muito importante sim na formação dos preços. Podia dar vários exemplos disso no mundo da cerveja mas acho que não precisa.
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Paul K.
Mais
11 anos 3 meses atrás #49294 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Divulgação de Blogs

Paul K escreveu: Enfim, tudo isso pra dizer que a informação é muito importante sim na formação dos preços. Podia dar vários exemplos disso no mundo da cerveja mas acho que não precisa.


Informação verdadeira, esclarecedora, sempre é importante, não tenho dúvidas quanto a isso. Um mercado consumidor culto e bem informado terá mais condições de fazer melhores escolhas. Agora, precisamos determinar também que tipo de informação estamos discutindo. Peguemos o exemplo da citada Perigosa. Vamos supor que a mesma custe 50 reais uma mísera garrafinha de 33 cl. Um absurdo, suponho. E eu, mesmo detendo informação sobre a cerveja e o seu estilo, e sobre o que esperar dele, e que existem concorrentes do mesmo estilo com preços bem mais em conta, em determinado momento posso optar por adquirir uma garrafinha, seja porque a curiosidade naquele rótulo se tornou maior que o preço, seja porque a cobiça em ter o item na coleção falou mais alto. E lá estará o produtor e seu(s) intermediário(s) lucrando e sobrevivendo no mercado graças à alta margem que compensa o baixo giro... não que eu vá adquirir uma Perigosa (perigosa até para o bolso, suponho :laugh: ), mas é apenas uma possibilidade, para tentar ilustrar o que eu quis dizer com "a lei de mercado prevalece no final, com ou sem informação"...
Mais
11 anos 3 meses atrás #49295 por fernando pereira frassetto

Claudinei   escreveu:

Paul K escreveu: Enfim, tudo isso pra dizer que a informação é muito importante sim na formação dos preços. Podia dar vários exemplos disso no mundo da cerveja mas acho que não precisa.


Informação verdadeira, esclarecedora, sempre é importante, não tenho dúvidas quanto a isso. Um mercado consumidor culto e bem informado terá mais condições de fazer melhores escolhas. Agora, precisamos determinar também que tipo de informação estamos discutindo. Peguemos o exemplo da citada Perigosa. Vamos supor que a mesma custe 50 reais uma mísera garrafinha de 33 cl. Um absurdo, suponho. E eu, mesmo detendo informação sobre a cerveja e o seu estilo, e sobre o que esperar dele, e que existem concorrentes do mesmo estilo com preços bem mais em conta, em determinado momento posso optar por adquirir uma garrafinha, seja porque a curiosidade naquele rótulo se tornou maior que o preço, seja porque a cobiça em ter o item na coleção falou mais alto. E lá estará o produtor e seu(s) intermediário(s) lucrando e sobrevivendo no mercado graças à alta margem que compensa o baixo giro... não que eu vá adquirir uma Perigosa (perigosa até para o bolso, suponho :laugh: ), mas é apenas uma possibilidade, para tentar ilustrar o que eu quis dizer com "a lei de mercado prevalece no final, com ou sem informação"...


Eu mesmo já comprei uma Perigosa uma vez, para saber como é e para ter uma garrafa. Bela cerveja, sem dúvida alguma. Mas compradores como eu não mantém uma cervejaria, porque tomo uma vez só, por causa do preço exorbitante. Tem bastante gente que compra a grife dos prêmios da Bodebrown (merecidos, diga-se de passagem), e aí é que informação faz muita diferença, e informação para um público mais amplo. Quanta cerveja boa por aí com menos nome, mais barata, e vende bem menos? As cervejarias têm que ir atrás desse público, digamos, menos "especializado", aí sim teríamos uma briga de mercado boa. Mas não, quase todo mundo se acomoda numa faixa de preço alta, não divulga direito, não informa, não instrui, aí fica difícil...
Mais
11 anos 3 meses atrás #49296 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Divulgação de Blogs

fernando pereira frassetto escreveu: Eu mesmo já comprei uma Perigosa uma vez, para saber como é e para ter uma garrafa. Bela cerveja, sem dúvida alguma. Mas compradores como eu não mantém uma cervejaria, porque tomo uma vez só, por causa do preço exorbitante. Tem bastante gente que compra a grife dos prêmios da Bodebrown (merecidos, diga-se de passagem), e aí é que informação faz muita diferença, e informação para um público mais amplo. Quanta cerveja boa por aí com menos nome, mais barata, e vende bem menos? As cervejarias têm que ir atrás desse público, digamos, menos "especializado", aí sim teríamos uma briga de mercado boa. Mas não, quase todo mundo se acomoda numa faixa de preço alta, não divulga direito, não informa, não instrui, aí fica difícil...


Aí está, Fernando. E quem pode nos garantir que esses consumidores esporádicos, curiosos e colecionadores que muitos de nós somos não acabam sustentando tais produtos de preços exorbitantes? Quem garante que a alta margem não acaba compensando o baixo(íssimo) giro?

De minha parte, também não aprecio este cenário. Mas ele me parece uma consequência natural de fatos já citados. Tentando entrar no pensamento do produtor/atravessador, "se pra mim está sendo vantajoso até este momento trabalhar com esta alta margem e baixo giro, por que vou mudar?".

Tomara que eu esteja enganado. Tomara que esses produtores/atravessadores careiros tomem uma bica no meio do forébis e acabem sendo forçados a baixar o preço. Enquanto isso, a Perigosa continuará longe da minha geladeira, que continuará abastecida por Eisenbahn, Leffe, Heineken, Kaiser Bock e uma Baden Baden de vez em quando.
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #49297 por Francisco Lima
Respondido por Francisco Lima no tópico Divulgação de Blogs

Claudinei   escreveu:

fernando pereira frassetto escreveu: Eu mesmo já comprei uma Perigosa uma vez, para saber como é e para ter uma garrafa. Bela cerveja, sem dúvida alguma. Mas compradores como eu não mantém uma cervejaria, porque tomo uma vez só, por causa do preço exorbitante. Tem bastante gente que compra a grife dos prêmios da Bodebrown (merecidos, diga-se de passagem), e aí é que informação faz muita diferença, e informação para um público mais amplo. Quanta cerveja boa por aí com menos nome, mais barata, e vende bem menos? As cervejarias têm que ir atrás desse público, digamos, menos "especializado", aí sim teríamos uma briga de mercado boa. Mas não, quase todo mundo se acomoda numa faixa de preço alta, não divulga direito, não informa, não instrui, aí fica difícil...


Aí está, Fernando. E quem pode nos garantir que esses consumidores esporádicos, curiosos e colecionadores que muitos de nós somos não acabam sustentando tais produtos de preços exorbitantes? Quem garante que a alta margem não acaba compensando o baixo(íssimo) giro?

De minha parte, também não aprecio este cenário. Mas ele me parece uma consequência natural de fatos já citados. Tentando entrar no pensamento do produtor/atravessador, "se pra mim está sendo vantajoso até este momento trabalhar com esta alta margem e baixo giro, por que vou mudar?".

Tomara que eu esteja enganado. Tomara que esses produtores/atravessadores careiros tomem uma bica no meio do forébis e acabem sendo forçados a baixar o preço. Enquanto isso, a Perigosa continuará longe da minha geladeira, que continuará abastecida por Eisenbahn, Leffe, Heineken, Kaiser Bock e uma Baden Baden de vez em quando.


As Bodebrowns compradas lá sai geralmente por R$14, ou seja um pouco a mais que a Baden Baden em Sampa no PDA. Tome suas conclusões... E na minha opinião que tem que ficar com a maior parte da fatia do bolo é o produtor.
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Francisco Lima.
Mais
11 anos 3 meses atrás #49301 por Alexandre LC
Respondido por Alexandre LC no tópico Divulgação de Blogs

fernando pereira frassetto escreveu:

Claudinei   escreveu:

Paul K escreveu: Enfim, tudo isso pra dizer que a informação é muito importante sim na formação dos preços. Podia dar vários exemplos disso no mundo da cerveja mas acho que não precisa.


Informação verdadeira, esclarecedora, sempre é importante, não tenho dúvidas quanto a isso. Um mercado consumidor culto e bem informado terá mais condições de fazer melhores escolhas. Agora, precisamos determinar também que tipo de informação estamos discutindo. Peguemos o exemplo da citada Perigosa. Vamos supor que a mesma custe 50 reais uma mísera garrafinha de 33 cl. Um absurdo, suponho. E eu, mesmo detendo informação sobre a cerveja e o seu estilo, e sobre o que esperar dele, e que existem concorrentes do mesmo estilo com preços bem mais em conta, em determinado momento posso optar por adquirir uma garrafinha, seja porque a curiosidade naquele rótulo se tornou maior que o preço, seja porque a cobiça em ter o item na coleção falou mais alto. E lá estará o produtor e seu(s) intermediário(s) lucrando e sobrevivendo no mercado graças à alta margem que compensa o baixo giro... não que eu vá adquirir uma Perigosa (perigosa até para o bolso, suponho :laugh: ), mas é apenas uma possibilidade, para tentar ilustrar o que eu quis dizer com "a lei de mercado prevalece no final, com ou sem informação"...


Eu mesmo já comprei uma Perigosa uma vez, para saber como é e para ter uma garrafa. Bela cerveja, sem dúvida alguma. Mas compradores como eu não mantém uma cervejaria, porque tomo uma vez só, por causa do preço exorbitante. Tem bastante gente que compra a grife dos prêmios da Bodebrown (merecidos, diga-se de passagem), e aí é que informação faz muita diferença, e informação para um público mais amplo. Quanta cerveja boa por aí com menos nome, mais barata, e vende bem menos? As cervejarias têm que ir atrás desse público, digamos, menos "especializado", aí sim teríamos uma briga de mercado boa. Mas não, quase todo mundo se acomoda numa faixa de preço alta, não divulga direito, não informa, não instrui, aí fica difícil...



Esse debate está sensacional, estou lendo desde o inicio, mas, sem querer ser chato e já sendo, poderiamos abordar isso num tópico próprio ou em outros que tenham mais a ver, já que este é pra divulgação dos blogs e tal
Tem um muito interessante, do Marcio Beck, que tem, parcialmente, a ver com isso
www.brejas.com.br/forum/mercado/40519-se...-a-logistica?start=6
Sobre os valores e preços devido a logistica.
Tudo bem que auqi não é o merito, mas sim o valor em si.
Bom espero que minha sugestão não os aborreça, mas seria interessante para organizar melhor e até atrair outros leitores.
Att

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Tempo para a criação da página:0.536 segundos