- Postagens: 520
- Obrigados Recebidos: 53
Apesar de ser óbvio que a "lei da oferta e demanda" é uma força de mercado que influencia os preços, da forma que a gente aprende na escola ela é só um modelo que desconsidera uma grande quantidade de variáveis.Claudinei escreveu: Concordo que é importante discutir, essa é a função básica do fórum. Não adotaria uma postura de censura a nenhuma discussão, por mais interminável e recorrente que seja. No caso específico dos preços, sem querer desmerecer as muitas teses já levantadas, ainda acredito mais na praticidade da lei natural de mercado da oferta e da procura. No final das contas, é ela que prevalece. Com ou sem informação.
Paul K escreveu: Enfim, tudo isso pra dizer que a informação é muito importante sim na formação dos preços. Podia dar vários exemplos disso no mundo da cerveja mas acho que não precisa.
Claudinei escreveu:
Paul K escreveu: Enfim, tudo isso pra dizer que a informação é muito importante sim na formação dos preços. Podia dar vários exemplos disso no mundo da cerveja mas acho que não precisa.
Informação verdadeira, esclarecedora, sempre é importante, não tenho dúvidas quanto a isso. Um mercado consumidor culto e bem informado terá mais condições de fazer melhores escolhas. Agora, precisamos determinar também que tipo de informação estamos discutindo. Peguemos o exemplo da citada Perigosa. Vamos supor que a mesma custe 50 reais uma mísera garrafinha de 33 cl. Um absurdo, suponho. E eu, mesmo detendo informação sobre a cerveja e o seu estilo, e sobre o que esperar dele, e que existem concorrentes do mesmo estilo com preços bem mais em conta, em determinado momento posso optar por adquirir uma garrafinha, seja porque a curiosidade naquele rótulo se tornou maior que o preço, seja porque a cobiça em ter o item na coleção falou mais alto. E lá estará o produtor e seu(s) intermediário(s) lucrando e sobrevivendo no mercado graças à alta margem que compensa o baixo giro... não que eu vá adquirir uma Perigosa (perigosa até para o bolso, suponho ), mas é apenas uma possibilidade, para tentar ilustrar o que eu quis dizer com "a lei de mercado prevalece no final, com ou sem informação"...
fernando pereira frassetto escreveu: Eu mesmo já comprei uma Perigosa uma vez, para saber como é e para ter uma garrafa. Bela cerveja, sem dúvida alguma. Mas compradores como eu não mantém uma cervejaria, porque tomo uma vez só, por causa do preço exorbitante. Tem bastante gente que compra a grife dos prêmios da Bodebrown (merecidos, diga-se de passagem), e aí é que informação faz muita diferença, e informação para um público mais amplo. Quanta cerveja boa por aí com menos nome, mais barata, e vende bem menos? As cervejarias têm que ir atrás desse público, digamos, menos "especializado", aí sim teríamos uma briga de mercado boa. Mas não, quase todo mundo se acomoda numa faixa de preço alta, não divulga direito, não informa, não instrui, aí fica difícil...
Claudinei escreveu:
fernando pereira frassetto escreveu: Eu mesmo já comprei uma Perigosa uma vez, para saber como é e para ter uma garrafa. Bela cerveja, sem dúvida alguma. Mas compradores como eu não mantém uma cervejaria, porque tomo uma vez só, por causa do preço exorbitante. Tem bastante gente que compra a grife dos prêmios da Bodebrown (merecidos, diga-se de passagem), e aí é que informação faz muita diferença, e informação para um público mais amplo. Quanta cerveja boa por aí com menos nome, mais barata, e vende bem menos? As cervejarias têm que ir atrás desse público, digamos, menos "especializado", aí sim teríamos uma briga de mercado boa. Mas não, quase todo mundo se acomoda numa faixa de preço alta, não divulga direito, não informa, não instrui, aí fica difícil...
Aí está, Fernando. E quem pode nos garantir que esses consumidores esporádicos, curiosos e colecionadores que muitos de nós somos não acabam sustentando tais produtos de preços exorbitantes? Quem garante que a alta margem não acaba compensando o baixo(íssimo) giro?
De minha parte, também não aprecio este cenário. Mas ele me parece uma consequência natural de fatos já citados. Tentando entrar no pensamento do produtor/atravessador, "se pra mim está sendo vantajoso até este momento trabalhar com esta alta margem e baixo giro, por que vou mudar?".
Tomara que eu esteja enganado. Tomara que esses produtores/atravessadores careiros tomem uma bica no meio do forébis e acabem sendo forçados a baixar o preço. Enquanto isso, a Perigosa continuará longe da minha geladeira, que continuará abastecida por Eisenbahn, Leffe, Heineken, Kaiser Bock e uma Baden Baden de vez em quando.
fernando pereira frassetto escreveu:
Claudinei escreveu:
Informação verdadeira, esclarecedora, sempre é importante, não tenho dúvidas quanto a isso. Um mercado consumidor culto e bem informado terá mais condições de fazer melhores escolhas. Agora, precisamos determinar também que tipo de informação estamos discutindo. Peguemos o exemplo da citada Perigosa. Vamos supor que a mesma custe 50 reais uma mísera garrafinha de 33 cl. Um absurdo, suponho. E eu, mesmo detendo informação sobre a cerveja e o seu estilo, e sobre o que esperar dele, e que existem concorrentes do mesmo estilo com preços bem mais em conta, em determinado momento posso optar por adquirir uma garrafinha, seja porque a curiosidade naquele rótulo se tornou maior que o preço, seja porque a cobiça em ter o item na coleção falou mais alto. E lá estará o produtor e seu(s) intermediário(s) lucrando e sobrevivendo no mercado graças à alta margem que compensa o baixo giro... não que eu vá adquirir uma Perigosa (perigosa até para o bolso, suponho ), mas é apenas uma possibilidade, para tentar ilustrar o que eu quis dizer com "a lei de mercado prevalece no final, com ou sem informação"...
Eu mesmo já comprei uma Perigosa uma vez, para saber como é e para ter uma garrafa. Bela cerveja, sem dúvida alguma. Mas compradores como eu não mantém uma cervejaria, porque tomo uma vez só, por causa do preço exorbitante. Tem bastante gente que compra a grife dos prêmios da Bodebrown (merecidos, diga-se de passagem), e aí é que informação faz muita diferença, e informação para um público mais amplo. Quanta cerveja boa por aí com menos nome, mais barata, e vende bem menos? As cervejarias têm que ir atrás desse público, digamos, menos "especializado", aí sim teríamos uma briga de mercado boa. Mas não, quase todo mundo se acomoda numa faixa de preço alta, não divulga direito, não informa, não instrui, aí fica difícil...
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados