Renato . escreveu:O problema eh que a grande maioria naum eh equilibrada, temos sempre alguma nota destoando de outras.
Olha, Renato, pode ser um problema da amostra de rótulos que eu bebi, mas achei que a maioria tem sim um equilíbrio interessante (próprio, mas interessante) e, principalmente, têm
bastante complexidade. Para o meu paladar, muitas dessas cervejas mostraram-se bastante complexas, sim. Há sempre algo que rege o conjunto (senão fica sem proposta definida), mas a complexidade está lá, é só prestar atenção. Inclusive uma complexidade de aromas lupulados, aliás: a Brooklyn IPA foi, para mim, um ótimo exemplo de uma interessante combinação de aromas de lúpulo diferentes. Pelo menos, repito, naquelas eu eu bebi. Há exemplos contrários, sem dúvida (e eu não tenho optado por gastar meu dinheiro prioritariamente neles, inclusive), mas também há muita coisa boa dentro do que já nos veio. Assim como há belgas, inglesas e alemãs de peso e outras mais medíocres.
Tiago, acho que o Randy Mosher tem uma definição ainda melhor para aquilo que caracteriza as cervejas americanas, à parte a questão dos lúpulos: elas são mais abertas, com perfis mais claros e menos sutis do que a maioria das cervejas do Velho Mundo. Nas palavras do Randy Mosher, as cervejas americanas são mais "in your face", ou seja, apresentam as características de seus respectivos estilos de uma forma mais evidente, menos sutil do que nos bons exemplares europeus. E há, claro, essa característica cítrica e fresca de alguns lúpulos americanos que não pode ser ignorada.
Sobre a distribuição, da forma como eu entendo a "microbrewery revolution", não é que essas cervejarias "estão começando" a produzir e distribuir suas cervejas; o fato é que a produção norte-americana é extremamente artesanal, e orgulhosa desse fato: boa parte das mais conceituadas cervejarias americanas não distribui seus produtos para mais do que meia dúzia de estados dentro dos EUA, que dirá para o exterior. Isso certamente ajuda a criar uma aura mitológica em torno de alguns rótulos de acesso mais restrito: vide a lenda em torno da Three Floyds Dark Lord ou da Pliny, the Elder, por exemplo