Acho que não dá para colocar todas as cervejas americanas num saco só, como se tivessem todas as mesmas características e propostas. Acho que, diferentemente das escolas europeias clássicas, a escola americana não tem um perfil definido, ela se caracteriza pela diversidade e pela experimentação. É uma escola intensamente "globalizada", digamos assim.
Nem mesmo os lúpulos são os mesmos, e eles usam lúpulos europeus tb. Fala-se muito em Cascade, mas há seleções muito interessante e originais de lúpulos, mesmo entre as que nos chegam, como a Brooklyn East India Pale Ale. E mesmo o Cascade pode resultar em efeitos diferentes dependendo da forma como é empregado na fabricação. É só comparar a Flying Dog Doggie Style com a Anderson Valley Hop Ottin' IPA, duas cervejas com perfil de lúpulo aromático bem diferente, embora ambas usem o Cascade.
Mesmo pela pequena seleção de rótulos que temos (dos quais eu bebi apenas uma pequena parte), já dá para ver a heterogeneidade das brejas norte-americanas.