Dificuldade para achar certas cervejas nacionais

Mais
15 anos 2 semanas atrás - 15 anos 2 semanas atrás #5173 por Milu Lessa
Galera, perdoem-me a ignorância ou mesmo se alguém tiver versado previamente sobre o assunto, mas tenho uma dúvida e gostaria que vcs me ajudassem a dirimi-la: p q diabos algumas cervejas nacionais não se encontram no mercado a não ser em bares especializados, lojas virtuais e empórios?

Escrevo isso tendo em mente principalmente a Bamberg e a Colorado! Eu praticamente nunca vi nenhumas das 2 pra vender em supermercados (sou de Campinas), assim fica difícil, levando-se em conta que no próprio Bar Brejas, onde costumos tomá-las, as Bambergs não saem por menos de R$ 9,00 chegando quase a RS 11,00 (preço proibitivo pra uma long-neck)e as Colorados ficam na faixa dos R12,00 - R$ 15,00.

Sabendo por experiência própria que as cervejas vendidas em bares, quando compradas em supermercados saem pela metade do preço (Leffe e Hoeggarden no mercado saem a no máximo 5 pilas cada e nos bares normalmente custam 10 paus), é uma verdadeira lástima que essas 2 cervejas tão boas não sejam facilmente encontradas e vendidas regularmente em supermercados. Alguém saberia dizer o motivo disso? :S
Ultima edição: 15 anos 2 semanas atrás por Milu Lessa.
Mais
15 anos 2 semanas atrás #5177 por Anderson Martins
Milu, quem poderia responder a sua pergunta com mais propriedade e o Alexandre Bazzo, mas como ele só aparece aqui no forum de vez em quando resolvi dar meus pitacos...
Segundo ele mesmo já disse aqui no forum ele gostaria muito de aumentar a distribuição da Bamberg porém segundo ele existem algumas imposições que o mercado faz (não especificou o que...) para a distribuição que ele não concorda e por isso a distribuição acaba ficando prejudicada.

Agora a Colorado pelo menos aqui na capital é bem distribuida, consegue encontrar no Carrefour, Wal Mart, Extra, etc...

Quando eu acho Bamberg no supermercado (aqui também é dificil...) ele fiz mais ou menos no preço das Eisenbahn´s de R$4 a R$5.

Obs.: Alexandre, se falei besteira me corrija, só mencionei o que li no seu post em algum outro tópico que estavamos discutindo mais ou menos isso que a Milu levantou....
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 2 semanas atrás #5183 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Dificuldade para achar certas cervejas nacionais
Acho que tem muita coisa envolvida ai: questões lojísticas, capacidade de produção das próprias micro-cervejarias, preço final que impacta perante a venda das concorrentes, marketing (divulgação)...

Se estou falando asneira peço que me corrijam também, mas Baden Baden, Eisenbahn, Devassa e Colorado deixaram de ser micro-cervejarias (entre aspas) depois que o Grupo Schincariol as comprou, que é uma macro com vários contratos firmados em distribuidores, tem poder financeiro, penetração, etc. Isso se traduz em ampliação em todos os níveis: poder de barganha para a compra de insumos, lojística própria, investimento fabril em termos tecnológicos que abreviam os processos, etc.

Se o Carrefour, por exemplo, quiser vender as Bamberg em toda sua rede (que seja só do Sudeste), a micro vai ter condição de atender ? Não acredito que seja interessante ao Carrefour colocar, chutando, 100 LN por loja ao mês (que seja 1000), porque estamos lidando com um mercado em ascenção porém restrito, é provável que a lojística não compense, a grande maioria do cliente do Carrefour que compra cerveja quer AmBev, FEMSA, Schin...

Repito, se falei asneira peço que me corrijam.

Com a palavra, Sir Alexandre !
Mais
15 anos 2 semanas atrás - 15 anos 2 semanas atrás #5185 por Milu Lessa
Anderson e Guima, creio que vcs dois levantaram pontos válidos e interessantes e isso já ajudou alguma coisa, mas como toda boa resposta, as de vcs me levaram a novas dúvidas: Guima, eu não sabia que a Schin havia comprado a Colorado tb! Curioso é que aqui em Campinas achamos todas as outras que vc citou com facilidade (Baden Baden, Devassa, Eisenbahn etc), menos as benditas Colorados, as que eu mais gosto, vai entender isso!

Anderson, fiquei deveras curiosa em saber quais seriam os outros motivos (fora possivelmente os levantados pelos Guima, de capacidade de distribuição, suprimento de demanda etc) que levam o Bazzo a não querer ampliar (e muito) sua distribuição e que ele mesmo não elucida quais são... Não deixa de ser uma pena, pq se eu achasse no supermercado, compraria sempre as Bamberg.
Ultima edição: 15 anos 2 semanas atrás por Milu Lessa.
Mais
15 anos 2 semanas atrás #5186 por Carlos De Manuel
A compra da Eisenbahn, Baden e Devassa não as faz deixarem de ser microcervejarias. Essa denominação está mais ligada ao método de produção e volumes produzidos. Faz sentido se você pensar: se as receitas e métodos de produção são os mesmos, não faz diferença de quem está vindo ou para onde está indo o dinheiro...

É só lembrar que boas marcas como leffe, hoegaarden, unibroue, checzvar, guinness, starobrno entre tantas outras pertencem a grandes e multibilionários conglomerados cervejeiros. Isso não as torna cervejas menos interessantes.

Tem uma definição que não me lembro onde vi que me agrada bastante: se é o mestre-cervejeiro quem define a receita e não o departamento comercial ou financeiro, então é uma micro.

Acho que no caso das 3 compradas pela Schin (a Colorado também foi comprada? não vi esta notícia por aí...) a principal alteração foi mesmo no esquema de distribuição, que ficou mais sólido com a entrada da schin no negócio.

Mas ainda assim a pergunta sobre distribuição é válida, pois ao menos Eisenbahn e Baden Baden eram muito fáceis de se encontrar em supermercados no sul do país muito antes de serem vendidas.

Hoje, aos poucos vão melhorando por aqui a distribuição da Colorado e Wals, mas não há muito ganho no preço com relação aos empórios. Isso quando os preços não são mais altos.

Sem falar que existem marcas que são verdadeiras lendas, e basicamente só comprando via internet ou em viagens mesmo, como Dado Bier, Falke, Mistura Clássica, entre outras...

Imagino que falte mesmo capacidade para atender à demanda, quanto mais para firmar os compromissos necessários para manter ativa uma parceria comercial vendendo para locais mais distantes da fábrica.

O que não é necessariamente ruim no meu entender: em países como a Alemanha e os EUA é muito comum a existência de marcas com abrangência regional. Isso pode tornar o mercado bastante rico, variado e interessante. Vamos ver como as coisas evoluem por aqui, certamente a atual explosão do homebrew pode ajudar a aparecer um cenário como este.
Mais
15 anos 2 semanas atrás #5187 por Anderson Martins
Milu, acho que o guima se confundiu...
Até onde eu sei a Cervejaria Colorado não foi vendida, continua sendo da Colorado mesmo...

Quanto as dificuldades de distribuição da Bamberg, vamos ver se o Alexandre aparece por aí e dá sua explicação profissional do negócio....
Tempo para a criação da página:0.422 segundos