O meio cervejeiro é "machista"?

Mais
9 anos 11 meses atrás #58859 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico O meio cervejeiro é "machista"?
No mais, só gostaria de acrescentar algo:

Quando uma mão ou pai diz para sua prole que 'determinada coisa está errada' é censura ou ensinamento?
Mais
9 anos 11 meses atrás #58863 por Jota Fanchin Queiroz
Mas Jota, é justamente isso que eu e o Marcussi estamos tentando te dizer, quem foi que te disse que as mulheres não são ofendidas ou constrangidas quando vão a bares? Isso é uma realidade. Não são casos isolados. É uma situação constante. Já me ofereci pra relatar dezenas de casos concretos e vc simplesmente ou não viu meu post ou me ignorou. Assim fica difícil dialogar.[/quote]

Milu,

É justamente isso que eu gostaria de conhecer: casos concretos para que pudéssemos avaliar o nível de machismo. Sair da retórica fácil e entender ofensas e constrangimentos individuais e não difusos como é o caso do rótulo da ET (que deveria ofender mais o "brasileirismo" do que as mulheres). Danos concretos e não abstratos.
Talvez meu universo seja um tanto diferente mas vejo as mulheres frequentando eventos e reuniões cervejeiras com grande naturalidade aqui em Curitiba. Sinceramente jamais presenciei qualquer caso de constrangimento ou ofensa pelo contrário.

Parabéns pela coragem de participar do debate!
Mais
9 anos 11 meses atrás #58864 por Gustavo Guedes
Confrade Jota, a sua congratulação parabenizando a Milu pela coragem de participar talvez resuma toda a questão de que se há ou nao machismo no nosso meio. Por que uma mulher precisaria de coragem pra participar de um debate desses se não há machismo?

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
9 anos 11 meses atrás - 9 anos 11 meses atrás #58865 por Jota Fanchin Queiroz

Gustavo Guedes escreveu: Confrade Jota, a sua congratulação parabenizando a Milu pela coragem de participar talvez resuma toda a questão de que se há ou nao machismo no nosso meio. Por que uma mulher precisaria de coragem pra participar de um debate desses se não há machismo?

Velho,
Por uma questão aritmética. Ela me parece ter sido a única mulher a dar a cara a bater.
Se fosse o inverso, 30 mulheres 1 homem, eu parabenizaria o homem.
Quem quer ver fantasmas, vê fantasmas ... rs

Grande abraço.

Ps: acredito que o cerne da questão está na definição semântica do fato. Acredito que o que é para a maioria dos confrades machismo para mim é uma interação social inofensiva mas que expõe uma visão de papéis diferenciados dos gênero na sociedade. Como esse tipo de coisa não denigre ou impede nada para mim é irrelevante.
Talvez esperem a neutralidade absoluta de papéis o que, na minha opinião, não é apenas utópica mas injusta.
Ultima edição: 9 anos 11 meses atrás por Jota Fanchin Queiroz.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
Mais
9 anos 11 meses atrás #58866 por Gustavo Guedes
De fato, vc tem um ponto. Eu me meti a besta de opinar numa discussao sobre feminismo com uma penca de feminista no facebook e acabei defenestrado e expulso da conversa sendo chamado de babaca por achar que a culpa do machismo não seria só dos homens, e que algumas mulheres tbm teriam responsabilidade. Abraço.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
9 anos 11 meses atrás #58873 por Gustavo Andruccioli de Moura
Parabéns aos envolvidos no tópico, tenho acompanhado há alguns dias e li muitas opiniões interessantes.

Minha resposta pro tema do tópico é que existe sim machismo no meio cervejeiro, principalmente no mainstream, mas vejo o meio artesanal como mais aberto e convidativo para a participação das mulheres, que são de fato minoria. Infelizmente, o mercado cervejeiro de massa é dominado por homens, e isso acaba se refletindo no meio artesanal.

Quanto ao rótulo da ET, ele foi machista. Depois das reclamações, o rótulo e o nome da cerveja foi alterado, se por reconhecimento do erro ou por medo de perder dinheiro, aí fica complicado julgar. Mas penso numa possibilidade, se o rótulo fosse liso, sem nenhuma alusão a um bikini ou sunga, apenas com o nome Brazilian Wax, ele seria machista? Eu penso que não. Só iria remeter à algo extremo, disponível para qualquer pessoa. Minha visão é que o erro da ET foi fazer alusão á uma mulher, e a descrição da cerveja, transcrita pelo Marcussi aqui no tópico.
Tempo para a criação da página:0.511 segundos