Coleção Folha O Mundo da Cerveja

Mais
11 anos 11 meses atrás #44531 por Leopoldo Furtado

Claudinei   escreveu:

Alexandre Marcussi escreveu: Sim, tradicionalmente as variedades de Saccharomices cerevisiae (ale) são distinguidas das de Saccharomices carlbergensis (lager) pela produção mais intensa de ésteres e fenóis. Isso funciona bem se compararmos ales belgas com lagers claras alemãs, por exemplo, mas nem sempre é assim (ales inglesas são pouco esterificadas e quase nada fenólicas), então eu não acho essa distinção muito funcional.

Resta saber agora o porquê dessa característica das ales inglesas. Seriam as cepas de leveduras locais que, embora de fermentação alta, tenham esta característica de produzir menos ésteres (tipo uma mutação genética? :woohoo: )? Seria alguma forma de "atenuação" imposta no processo de produção, como uma maturação a frio, ou sabe-se lá o que mais? Quanto mais a gente sabe, mais a gente quer saber... :laugh:

As cepas de leveduras com certeza influenciam. Mesmo sendo leveduras de ale, são várias cepas diferentes que são usadas dos dois lados do canal da mancha. Eu acredito que a temperatura de fermentação também pode ser diferente. Temperaturas mais altas acabam gerando mais subprodutos (ésteres, fenóis...). Acredito que a refermentação na garrafa também pode ter algum papel nisso. Hora de dar uma lida! hehehehe
Mais
11 anos 11 meses atrás #44539 por Alexandre Almeida Marcussi

Leopoldo Furtado escreveu: As cepas de leveduras com certeza influenciam. Mesmo sendo leveduras de ale, são várias cepas diferentes que são usadas dos dois lados do canal da mancha.

Sim, as cepas são fundamentais para criar essa diferença. Também tem a questão dos diferentes métodos de mostura (advindos dos diferentes regimes de tributação sobre a cerveja vigentes no século XIX), que influencia a composição de açúcares do mosto e, por consequência, o trabalho das leveduras. Por isso eu acho complicado pegar uma característica das ales belgas e estender para toda a família das ales. Mas, sei lá, pode ser só uma encanação minha, mesmo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 11 meses atrás #44542 por Claudinei  
Muito bacana esta troca de idéias. Coisa que, possivelmente, o ilustre cidadão enólogo autor da coleção não deva ter feito.

Pelo consenso que estamos criando, parece que esta coleção está assumindo contornos de um desastre. Isso poderia colocar em dúvida a própria credibilidade da empresa, um importante veículo de comunicação. Não poderia?

Uma pena... não por mim, mas por eles... :woohoo:
Mais
11 anos 11 meses atrás - 11 anos 11 meses atrás #44548 por Leopoldo Furtado
E por falar nas leveduras, eu e a Carol olhamos as fotos de novo e a que tem o quadro comparativo entre Ale e Lager tem mais pérolas. Vou botar a foto aqui.

Anexos:
Ultima edição: 11 anos 11 meses atrás por Leopoldo Furtado.
Mais
11 anos 11 meses atrás #44553 por Rafael Sousa

Claudinei   escreveu: Muito bacana esta troca de idéias. Coisa que, possivelmente, o ilustre cidadão enólogo autor da coleção não deva ter feito.

Instrutiva mesmo a troca de ideias. Confirmando que a Coleção não vale mesmo a pena.

Claudinei   escreveu: Pelo consenso que estamos criando, parece que esta coleção está assumindo contornos de um desastre. Isso poderia colocar em dúvida a própria credibilidade da empresa, um importante veículo de comunicação. Não poderia?

Sei não, Claudinei, há tempos a Folha se destaca por publicar coleções sofríveis. Acho que já é meio que característica, hehe...
Mais
11 anos 11 meses atrás #44561 por fernando pereira frassetto
Não consigo entender a escolha de um enólogo pára escrever sobre cerveja. Imagino se fosse o contrário, um zitólogo escrevendo sobre vinhos com tantas incorreções, o pessoal ia cair de pau!
Tempo para a criação da página:0.473 segundos