Coleção Folha O Mundo da Cerveja

Mais
12 anos 3 dias atrás #44329 por Rafael Grandis
Valeu, Leopoldo e Clésio!

Achei o Larousse no Submarino por 51 reais. O lugar mais barato. Perto do preço de origem (119 reais) foi um baita negócio.

Abs!
Mais
11 anos 11 meses atrás #44483 por Leopoldo Furtado
Passeando pela Livraria Cultura neste domingo, me deparei com os livros da coleção da folha abertos e resolvi dar uma foleada. O negócio é assustadoramente ruim! Mal escrito, informações erradas, preconceitos... Achei inaceitável tanto pra quem conhece pouco quanto pra quem conhece muito.

A Larousse chega a ter alguns erros aqui e ali, mas se é pra alguém começar, que seja por ela. A Mesa do Mestre Cervejeiro já é muito bom pra quem já conhece um pouco (ou até mesmo muito) e quer se aprofundar.
Mais
11 anos 11 meses atrás #44495 por Alexandre Almeida Marcussi

Leopoldo Furtado escreveu: Passeando pela Livraria Cultura neste domingo, me deparei com os livros da coleção da folha abertos e resolvi dar uma foleada. O negócio é assustadoramente ruim! Mal escrito, informações erradas, preconceitos... Achei inaceitável tanto pra quem conhece pouco quanto pra quem conhece muito.

Você consegue lembrar alguma coisa gritante que te chamou a atenção, Leopoldo?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 11 meses atrás #44502 por Leopoldo Furtado
Marcussi, tirei foto de umas passagens que me chamaram a atenção. Isso só com uma passada de olho, mas vou copiar uns exemplos:

- Explica que a Scotch Ale é forte e amarga.

- Fala das Malzbier e da Caracu no capítulo das Dark Ales.

- Em um quadro comparativo de características de ales e lagers, na parte de cor fala: "Lager: Palha claro brilhante ao castanho escuro acobreado, como nas Bock", "Ale: Do dourado brilhante ao quase preto". (ignorando as schwarzbiers e as witbiers, por exemplo)

- Falando sobre belgas, ele faz uma confusão tremenda! Diz que as cervejas são assustadoramente ácidas e amargas e que as pessoas chegam a adicionar torrões de açucar para conseguir beber. (lembre-se que ele está falando das Ale) Diz ainda que as Pale Ale são pouco amargas por usar lúpulo seco. (confundindo mais uma vez com as lambics).

- A parte em que ele tenta falar sobre as cervejas de abadia e as trapistas é tão confusa que chega a não fazer sentido!

Isso sem contar umas escolhas que eu achei ruins de legendas de fotos e tal, mas isso não é necessariamente um erro cervejeiro, por exemplo:

- Uma foto em que ele fala que na idade média a igreja vendia o gruit e ilustra com um monge trapista adicionando alguma coisa no tanque.

- A frase: "As cervejas mais apreciadas até o séc. 19 deveriam se mais parecidas com as ales atuais" parece mais um conselho do que uma constatação.

E por aí vai...

Tudo isso eu percebi em 5 minutos de leitura por alto de um dos volumes.
Mais
11 anos 11 meses atrás #44505 por Claudinei  
Puxa, que lástima... acho que fiz bem em não comprar...

Eu nunca vou esperar 100% de exatidão em qualquer matéria/texto/livro sobre cerveja, perdôo pequenos deslizes, mas acho que tudo tem limite.

Esse negócio de usar cor/aparência para explicar diferença entre ale e lager não dá muito certo mesmo. Acho que o correto é focar no principal mesmo, ou seja, o tipo de levedura usado, temperatura e duração do processo e resultado (cerveja mais ou menos esterificada/fenólica, basicamente...).

Quanto aos demais apontamentos, muita coisa não confere mesmo... :pinch:

Por acaso o autor é do ramo?
Mais
11 anos 11 meses atrás #44506 por Clésio Gomes Mariano

Claudinei   escreveu: Por acaso o autor é do ramo?

Não, é um enólogo. Já foi comentado mais atrás o nome dele mas fiquei com preguiça de procurar.
Tempo para a criação da página:0.503 segundos