Lançamentos de cervejas, cervejarias e livros sobre cerveja. Não é um espaço para divulgação de eventos, vídeos, podcasts, sites.

Invicta 1000 IBU, marketing acima de tudo?

Mais
11 anos 2 meses atrás #50227 por Paul K

Francisco Lima escreveu: Não é questão de marketing mentiroso (no máximo plágio), assim como a Mikkeller tem duas versões de 1000 IBUs (inclusive levando o mesmo nome), onde eles realmente colocam "na panela" a quantidade requerida de lúpulo para chegar nesta medida teórica (ou seja você está levando pelo que está pagando), imagino que seguiram a mesma linha.

Essa é justamente a questão, mesmo que eles joguem na panela o suficiente pra ter 1000 IBUs a cerveja não vai ter 1000 IBU, já que ela fica saturada. É igual a você pegar 1 litro de água, jogar 1 kg de sal dentro e dizer que sua água é calculada pra ter 1g/g de sal por água. O cálculo ta certo, mas na verdade sua água só vai ter 0,36g/g os outros 640g ficaram no fundo da panela. Quem comprar sua água salgada não vai ta levando o 1kg de sal no litro, da mesma forma que quem compra a cerveja não ta levando os 1000IBU. Ou você vê os pellets do lúpulo flutuando na cerveja? Se bem que pra chegar em 1000IBU com certeza é extrato, mas não muda o fato. O efeito seria o mesmo se tivessem jogado metade do lúpulo no lixo.
Mais
11 anos 2 meses atrás #50233 por Francisco Lima

Paul K escreveu:

Francisco Lima escreveu: Não é questão de marketing mentiroso (no máximo plágio), assim como a Mikkeller tem duas versões de 1000 IBUs (inclusive levando o mesmo nome), onde eles realmente colocam "na panela" a quantidade requerida de lúpulo para chegar nesta medida teórica (ou seja você está levando pelo que está pagando), imagino que seguiram a mesma linha.

Essa é justamente a questão, mesmo que eles joguem na panela o suficiente pra ter 1000 IBUs a cerveja não vai ter 1000 IBU, já que ela fica saturada. É igual a você pegar 1 litro de água, jogar 1 kg de sal dentro e dizer que sua água é calculada pra ter 1g/g de sal por água. O cálculo ta certo, mas na verdade sua água só vai ter 0,36g/g os outros 640g ficaram no fundo da panela. Quem comprar sua água salgada não vai ta levando o 1kg de sal no litro, da mesma forma que quem compra a cerveja não ta levando os 1000IBU. Ou você vê os pellets do lúpulo flutuando na cerveja? Se bem que pra chegar em 1000IBU com certeza é extrato, mas não muda o fato. O efeito seria o mesmo se tivessem jogado metade do lúpulo no lixo.

Paul se nāo estou enganado, o IBU nāo mede o amargor e sim a quantidade de ac. Alpha que foram adicionados a receita. Por isso nāo acho que estāo enganando, claro que depende do conhecimento do consumidor. E quanto a saturaçāo você já viu um estudo químico? Intuitivamente pela proporção que o lúpulo representa da parte total, não creio que seja o problema. Lembre que tem variedades de lúpulos com mais de cinco vezes a quantidade de alpha ac. que outras...
Mais
11 anos 2 meses atrás - 11 anos 2 meses atrás #50234 por Gustavo Silva
Francisco Lima, sobre a saturação... a água e os ácidos alfa são polares, pela lógica a solubilidade máxima deveria ser muito maior que 1g/L (valor para 1000 IBUs).

O que me intriga é por que dizem que esse valor não pode ser atingido?
Ultima edição: 11 anos 2 meses atrás por Gustavo Silva.
Mais
11 anos 2 meses atrás #50236 por Alexandre Almeida Marcussi

Gustavo Silva escreveu: O que me intriga é por que dizem que esse valor não pode ser atingido?

O Phil explica direitinho no blog dele: noticiascervejeiras.blogspot.com.br/2013...naaaaaaaaaaaaao.html .

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 2 meses atrás #50237 por Gustavo Silva

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Gustavo Silva escreveu: O que me intriga é por que dizem que esse valor não pode ser atingido?

O Phil explica direitinho no blog dele: noticiascervejeiras.blogspot.com.br/2013...naaaaaaaaaaaaao.html .

Interessante o post dele. Gostei.

Mas mesmo assim não me convenceu logicamente. Só se eu estou muito enganado, mas tenho quase certeza de que os iso-α-ácidos são todos polares (assim como a água), ou seja, deveriam ter uma solubilidade muito mais alta que 100mg/L.
Mais
11 anos 2 meses atrás #50239 por Francisco Lima

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Bacana o artigo, tinha que vir do Marcussi. Que eu saiba, todo IBU que os cervejeiros anunciam é o teórico, não o calculado. Que alias deve ser um rocket science.
As vezes que visito cervejarias, sempre sou um dos chatos que perguntam os IBUs (para anotação na minha listinha), e vejo os mestres cervejeiros sempre olhando o seu computador para ver quanto adicionaram na leva.
Tempo para a criação da página:0.502 segundos