Pois é, Maurício, estive até discutindo isso num fórum do Orkut.
Sinceramente não tenho uma opinião muito bem formada sobre o tema, sei que a festa vai ser bonita, como toda festa no Brasil (haja visto o Carnaval) que serve mais "para inglês ver".
O governo vai investir em infraestrutura (transporte público, vias, etc), isso é fato, mas quem paga a conta é a gente. Devem investir também em segurança pública, talvez seja o que o Rio mais precise, mas duvido que conseguirão conter a farra do crime organizado, talvez façam um acordo de cavalheiros com os "chefões da máfia" na época, tipo: "durante o evento vocês pegam leve que a gente não atrapalha o comércio."
O setor de turismo deve estar rindo fácil, incluo ai não só a rede hoteleira mas os restaurantes, bares, casas noturnas e o comércio em geral, prostíbulos e as bocas de fumo ! Rsrsrs...
Muitos dólares vão entrar no país com o volume de visitantes, mas a quantidade não vai ser suficiente pra pagar a conta (conta esta, repito, paga por nós).
Sei lá, tem o lado bom que é a projeção do Brasil no exterior, alguma melhoria na infraestrutura da cidade, etc. Mas não sei se seria hora de sediar um evento desse porte, o Rio, ou o Brasil de um modo geral, é carente de saúde pública, segurança, educação e tantas outras coisas, acho que o dinheirama pra sediar o evento seria muito mais bem gasta se aplicada em prol da população.