Alexandre Marcussi escreveu:Guima, entendo seu ponto de vista. Concordo em partes, e também já me enchi o suficiente de toda a firulagem em cima das "cervejas especiais". Mas não acho que devam necessariamente ser bebidas de forma despojada e relaxada, acho que cabe sim, pelo menos às vezes, uma certa elaboração do paladar, uma harmonização interessante, uma concentração especial (em circunstâncias específicas) para apreciar melhor. Mas meu limite são os copos: começa a ter copo demais, count me out. Papo esnobe, neguinho achando que é melhor porque acha que sabe o que é lúpulo, gente achando que cerveja boa é cerveja cara, aí eu derreto de preguiça mesmo.
Marcussi,
Não é novidade que existe uma boa diferença entre beber e degustar (embora ache essa palavra meio chatinha também. Hehehe...), mas vamos lá. Sabemos que o formato do copo e a temperatura da cerveja influi muito nas suas características "organolépticas", dessa forma se o objetivo é
PERCEBER a cerveja devemos tomar certos cuidados sim, imagina servir uma champenoise num cálice ? O formato da taça flauta serve para favorecer o creme e a pérlage (assim como no caso dos vinhos espumantes) bem como concentrar os aromas e seu gargalo estreito "direciona" o líquido ao centro da língua, pelo menos no caso dos espumantes isso serve para favorecer a "agulha" sentida pelo gás. Logo, um vinho espumante ou uma cerveja champenoise no cálice será prejudicada em todos os sentidos, e quem bebe uma champenoise quer o quê ? Imagino que ninguém em sã consciência beberá uma DeuS ou Lust apenas "por beber".
Por outro lado sou totalmente contra alguns formatos de copos para DEGUSTAÇÃO e lembro que já até discutimos isso aqui (eu tirei a prova bebendo a mesma cerveja numa taça e num... não lembro ao certo, tumbler ou caldereta). Estes, mais o pint, tem base estreita e gargalo largo. Talvez esse formato sugira a direção em que o líquido caia na boca (o que, cá entre nós, considero frescura), porém prejudica a concentração de aromas e a formação do creme. Pra mim a maioria das cervejas deve ser DEGUSTADA numa taça básica, tipo aquelas da Bohemia ou das básicas pra vinho tinto. Tem uma boa capacidade, a base é mais larga que o gargalo, etc. Mas ai é quando estamos diante uma novidade ou uma cerveja muito "especial", onde a intenção é sentir todas as suas características da forma mais real e intensa possível porque, beber por beber, vai bem na taça, na caldereta, no pint, no lagoinha, na caneca ou até na própria garrafa.
É isso que muitas vezes discuto, para beber uma "super bebida" o serviço deve ser mais adequado porque essa "super bebida" tem o que mostrar, para beber uma bebidea mediana ou fraca uma temperatura inferior a recomendada ou um copo inadequado pode (ai sim) até favorecê-la, escondendo seus defeitos (a não ser que a intenção seja a de avaliar).
Sou cliente assíduo (na verdade já fui mais) de um empório (já falei dele aqui, a Biesky) que há pouco começou vender "cervejas especiais" (gostei das aspas nesse caso). O gerente de lá, que até me chama às vezes pra provar umas novidades "na faixa" comentou certa vez que aparece cliente pedindo vinho de R$ 15,00 e reclamando da taça. Ora, segundo ele um vinho desse não paga uma boa taça, caso ela se quebre, além disso uma boa taça (ai é percepção minha) não vai favorecer em nada um vinho medíocre, muito pelo contrário, como falei pode até piorá-lo exaltando seus defeitos. Mas o babaca quer comer bucho e arrotar caviar, o vinho é vagabundo porque ele está pagando, mas a taça tem que ser de cristal porque quem fornece é o empório. O cara nem sabe o porquê da taça ser assim ou assado, ele quer uma taça bonita.
Eu bebo, na grande maioria, vinhos entre R$ 30,00 e R$ 50,00, raramente compro algo mais caro que isso, algumas vezes compro mais baratos, mas ai tô cagando e andando pra taça, cagando e andando pra temperatura porque esses eu bebo por beber (pelo vício).
Tenho um conhecido que nem é tão chato pra "qualidade" da cerveja, se arrisca numas "especiais" mas toma de tudo, inclusive Skol no copo weizen. Ou seja, se o copo quebra não paga a cerveja, além disso a Skol no weizen, sendo apropriado ou não, não vai beneficiar a BCB em absolutamente nada. Ele bebe a Skol no weizen porque o copo é grande, bonito. Só pra fazer firula.