Degustação do fim de semana...

Mais
14 anos 6 meses atrás - 14 anos 6 meses atrás #15120 por Felumpe Henn

João Gabriel Margutti Amstalden escreveu:
Milu Lessa escreveu:
Fim de semana com Petra Stark Bier e Eisenbahn Pilsen. O resto foi de whisky, Jameson, Glemorangie 10, J&B 15 e Ballantines 12.

Glenmorangie 10 é do caralho, adoro esse single malt! Imagina o 12!

Nem me fala Milu, e o pior é que minha garrafa tá no fim.
O aroma desse whisky é complexo e enigmátio ao extremo, muito bom.
Na WHisky Bible 2010, ele só perdeu pro Glenmorangie 25 anos entre os whiskies da destilaria.

Uma dúvida: Eu leio muita gente aqui dizendo que vai deixar uma cerveja "maturando" em casa. Nos whisky, a partir do momento que a bebida é engarrafada, ela para de envelhecer, pois o vidro não deixa ela "respirar" mais o que tem a sua volta, logo não alterando mais o seu carater. Nas cervejas é diferente?

O lance da cerveja é a refermentação na garrafa...isso que faz a diferença.
Pelo menos é o que sei....não conheço outra coisa que possa "maturar" a cerveja.

ué, meu véio tem dois jonhy walker black, um faz uma decada ja na prateleira, e outro nem tanto tempo, e a diferença de coloração entre eles é visivel!
Ultima edição: 14 anos 6 meses atrás por Felumpe Henn.
Mais
14 anos 6 meses atrás - 14 anos 6 meses atrás #15121 por Milu Lessa
Lilian Carvalho escreveu:

Milu Lessa escreveu:

O lance da cerveja é a refermentação na garrafa...isso que faz a diferença.
Pelo menos é o que sei....não conheço outra coisa que possa "maturar" a cerveja.

Bom, como a Milu falou, as cervejas que tem em seu processo a refermentação na garrafa, as cervejas de guarda, como a citada inglesa Thomas Hardy's Ale, ela evolui no mínimo 25 anos na garrafa. Lógico se armazenada corretamente.

hauahu, Lilian, quem falou isso não fui eu, foi o Rodrigo! Mas sem problemas, é isso mesmo, as leveduras fazem com que as cervas vão evoluindo na garrafa ao serem guardadas. A Thomas Hardy's evolui no máximo 25 e não no mínimo, se bem que nunca conheci alguém que tenha bebido uma com tanto tempo de guarda pra ver se ela aguenta tudo isso...
Ultima edição: 14 anos 6 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 6 meses atrás - 14 anos 6 meses atrás #15122 por Lilian Carvalho
ahuahauhau é verdade Milu, pensei certo e escrevi errado, realmente quis dizer no máximo, olha a dislexia...rs

Pois é, tbm não conheço ninguém que deixou esse tempo todo, quem é que vai conseguir ficar olhando para uma beleza dessas guardadas por tanto tempo e não abrir, não é verdade?! rs

Enfim, já comprei algumas cervejas de guarda e vou "escondê-las", vou tentar deixá-las pelo menos 1 ano guardadas... o que eu já acho super difícil...rs :lol:
Ultima edição: 14 anos 6 meses atrás por Lilian Carvalho.
Mais
14 anos 6 meses atrás #15123 por Milu Lessa
felumpe henn escreveu:

ué, meu véio tem dois jonhy walker black, um faz uma decada ja na prateleira, e outro nem tanto tempo, e a diferença de coloração entre eles é visivel!

Felumpe, depois de muito tempo guardado, o whisky muda sim, mas pra pior: a cor muda, o sabor, tudo, o tempo vai "descaracterizando" a bebida. Tomei um whisky com uns 30 anos de garrafa e ele tinha virado um chá, sem gosto, sem álcool, sem nada. E isso não acontece só com whiskys, não: minha mãe ficou trocentos anos guardando um licor Marie Brizard e quando fui beber tava uma droga, quase sem gosto. Portanto, tirando cerveja e vinho (e outras bebidas específicas), deixar bebida envelhecendo no vidro não é uma boa não.
Mais
14 anos 6 meses atrás #15124 por Milu Lessa
Lilian Carvalho escreveu:

ahuahauhau é verdade Milu, pensei certo e escrevi errado, realmente quis dizer no máximo, olha a dislexia...rs

Pois é, tbm não conheço ninguém que deixou esse tempo todo, quem é que vai conseguir ficar olhando para uma beleza dessas guardadas por tanto tempo e não abrir, não é verdade?! rs

Enfim, já comprei algumas cervejas de guarda e vou "escondê-las", vou tentar deixá-las pelo menos 1 ano guardadas... o que eu já acho super difícil...rs :lol:

Lilian, normal, pra quem conhece confrade Renato, a sua "dislexia" é fichinha! hauahuhau
Eu tenho 3 Hardy's aqui em casa envelhecendo. Uma vou tomar quando me formar, as outras2, God only knows! :laugh:
Mais
14 anos 6 meses atrás #15125 por Alexandre Almeida Marcussi

Eu leio muita gente aqui dizendo que vai deixar uma cerveja "maturando" em casa. Nos whisky, a partir do momento que a bebida é engarrafada, ela para de envelhecer, pois o vidro não deixa ela "respirar" mais o que tem a sua volta, logo não alterando mais o seu carater. Nas cervejas é diferente?

João, várias coisas continuam mudando numa cerveja dentro da garrafa. A primeira e mais drástica delas é que cervejas refermentadas na garrafas são envasadas com um tanto de leveduras vivas, que continuam metabolizando compostos químicos, absorvendo algumas substâncias e liberando outras. Eventualmente, essas leveduras morrerão e deixarão também características protéicas nas cervejas, que podem ser agradáveis em cervejas especialmente complexas e densas. Fora que as cervejas com leveduras selvagens continuam desenvolvendo os fenóis típicos desses estilos por muito tempo depois da engarrafadas.

Além disso, alguns compostos químicos tendem a se converter em outros com o tempo. Um exemplo é o 4-vinil-guaiacol (vulgo "cravo"), que, com o tempo, tende a se transformar em um outro fenol chamado guaiacol, que tem um aroma levemente defumado (vide a Leffe Blond, por exemplo).

Características de malte e lúpulo também mudam depois do envase. Com o tempo, o malte vai se tornando mais macio, envolvente e "arredondado"; o lúpulo, pelo contrário, rapidamente perde o frescor do aroma e começa depois a perder também o amargor, progressivamente. Tudo isso é considerado como parte do processo de maturação da cerveja, que pode ocorrer na cervejaria ou depois da venda.

Mas é preciso ficar atento, porque nem toda cerveja envelhece bem. Recomenda-se, para guarda, cervejas de alto potencial alcoólico (acima de 7% ou 8%), de preferência escuras e refermentadas na garrafa. Uma boa barley wine ou Belgian dark strong ale pode durar tranquilamente 5 anos desde que corretamente armazenada (evite movimentação, vibração, variação excessiva de temperatura e temperaturas muito altas), e vai alterando seu caráter ao longo desse tempo. Há rótulos conhecidos por envelhecerem bem, com os quais normalmente de fazem degustações verticais (de diferentes safras).

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.668 segundos