Pilsen e "pilsen".

Mais
10 anos 4 meses atrás #62560 por Ítalo Carvalho
Respondido por Ítalo Carvalho no tópico Pilsen e "pilsen".
É, galerinha, eu entendo o processo histórico, já tinha lido sobre isso. Mas, na boa: se eu fosse abrir uma cervejaria, não chamaria nunca uma american lager de pilsen no rótulo. Entendo que ninguém é obrigado a concordar, mas pra mim seria uma questão de transparência com o consumidor.
Mais
10 anos 4 meses atrás #62561 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Pilsen e "pilsen".

Ítalo Carvalho escreveu: Mas, na boa: se eu fosse abrir uma cervejaria, não chamaria nunca uma american lager de pilsen no rótulo.

Eu também não, pode apostar. Na minha "micro dos sonhos", a minha pilsner teria que ser o mais próximo possível das originais, para merecer o título. E também acho que as demais micros, exatamente por serem micros que focam a diversidade e cultura cervejeiras, deveriam ter essa preocupação (a Baden Baden Cristal, um exemplo que carrega o "pilsen" no rótulo, é uma piada!). Já em relação às macros... embora também não simpatize com o uso do termo, mantenho minha compreensão de que se trata de outro cenário...

Mais
10 anos 4 meses atrás #62562 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Pilsen e "pilsen".
Temos que lembrar que, para uma cervejaria, trabalhar com os estilos da forma como eles aparecem em guias é bem complicado já que esses estilos sofrem mudanças.

Vejam, se eu tivesse lançado a AndreBier Bohemian Pilsen em 2013 baseado no BJCP... Essa minha cerveja agora estaria com o nome de um estilo que não existe mais. O Bohemian Pilsen virou Czech Premium Pale Lager no BJCP 2015.
Ou seja.....se formos analisar sob o ponto de vista do BJCP 2015, a Bamberg Camila Camila (que tem escrito Pilsen, no rótulo) estaria com uma informação errada. Teriam que mudar pra "Czech Lager" por exemplo...
Será que vão mudar? Acredito que não. Afinal, os consumidores de bamberg hoje tem na mente o estilo Bohemian Pils com determinadas características. Talvez lá pra 2019 apareça algum tópico reclamando que "Cerveja tal diz que é pilsen, mas na verdade é uma Czech Premiun Lager."
Mais
10 anos 4 meses atrás #62564 por Claudinei  

André Rodrigues escreveu: O Bohemian Pilsen virou Czech Premium Pale Lager no BJCP 2015.

Essa foi talvez a mudança mais esquisita nessa nova versão... mas convenhamos que o BJCP não é o único guia. No da BA ainda consta com todas as letras o "Bohemian-Style Pilsener"... ;)

Mais
10 anos 4 meses atrás #62565 por Ítalo Carvalho
Respondido por Ítalo Carvalho no tópico Pilsen e "pilsen".
Bom, não sei como era antes, mas se só mudou o nome, mas as características continuam as mesmas ou muito parecidas, isso é o de menos.
O caso é que mesmo os estilos mudando com o tempo, ainda temos, nesse momento, um estilo que tem certas características bem aceitas que chamamos de X e outro que no consenso geral tem outras características e que chamamos de Y. A confusão surge quando chamamos a duas de X...

Enfim, o assunto rendeu mais do que eu esperava e no fim das contas minha pergunta ficou sem resposta: como saber o que é o que antes de comprar. Mas parece que só pesquisando mesmo... ou aprender a gostar de AL :P
Mais
10 anos 4 meses atrás #62567 por Claudinei  

Ítalo Carvalho escreveu: ...venho perguntar a vocês: existe alguma dica pra gente sacar se é uma pilsen mesmo ou uma AL antes de desembolsar o suado dinheirinho, para não percebermos o embuste só na hora de beber?

Bem, se você diz que a sua pergunta ficou sem resposta, então não sei que tipo de resposta você espera. Dicas foram dadas, basta reler com calma o que foi postado. O segundo parágrafo do meu primeiro post já seria de alguma serventia, mas se não foi, paciência. Cerveja não é "ciência exata" onde uma determinada fórmula ou algoritmo lhe trará respostas precisas e definitivas...

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge
Tempo para a criação da página:0.555 segundos