- Postagens: 1754
- Obrigados Recebidos: 178
Alex B escreveu: Mas a pergunta é: Quem percebeu a brutal perda de qualidade depois de 2010? A maioria nem percebe o sabor do que bebe.
Claudinei escreveu:
Alex B escreveu: Mas a pergunta é: Quem percebeu a brutal perda de qualidade depois de 2010? A maioria nem percebe o sabor do que bebe.
Se a pergunta é em relação às cervejas massificadas (Brahma, Skol, Itaipava, ou seja, american lagers) eu não percebi nada por dois motivos: primeiro porque não as consumo regularmente (só mesmo em certas ocasiões com amigos), e segundo porque a condição do "estupidamente gelada" em que normalmente são servidas já ocorre com a intenção de camuflar defeitos e variações nas mesmas. Poderia até incluir um terceiro: o tradicional uso "econômico" de malte e lúpulo nessas cervejas, que as torna sabidamente leves e quase neutras, dificulta detectar variação de qualidade - pelo menos em minha visão.
Quanto às não massificadas (cervejas de micros nacionais e importadas de outros estilos), o que noto vez por outra é alguma variação entre lotes, mas não necessariamente atrelada a uma data específica.
Qualidade possui um conceito um tanto subjetivo. Estou supondo que, nesse caso, você esteja associando qualidade à disponibilidade e uso de (malte de) cevada nas cervejas...
”Acho complicado você querer associar a percepção de qualidade à cultura e conhecimento. Soa mais ou menos como um discurso soberbo de "eu estou certo, e vocês que não conhecem cerveja de verdade, errados!". É preciso entender que existem opiniões diferentes, sim, e nenhuma delas é por acaso.”
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados