Pilsen e "pilsen".

Mais
10 anos 10 meses atrás #62568 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Pilsen e "pilsen".
Quanto à nomenclaturas de estilos, meu palpite vai no sentido de que a nova classificação do BJCP não emplacará comercialmente. Creio que os estilos históricos continuarão se denominando como de costume.

Acho que os novos nomes do BJCP só vão mesmo aparecer em concursos. Mero tecnicismo e nada mais.
Mais
10 anos 10 meses atrás #62569 por Alexandre Almeida Marcussi

Claudinei   escreveu: E também acho que as demais micros, exatamente por serem micros que focam a diversidade e cultura cervejeiras, deveriam ter essa preocupação (a Baden Baden Cristal, um exemplo que carrega o "pilsen" no rótulo, é uma piada!) 

Eu entendo esse raciocínio, mas não sei se ele funciona comercialmente. Vejam, em 90% das nossas microcervejarias com planta industrial própria (não valem as ciganas), a cerveja que "paga as contas da casa" é a American lager. E o público que compra essa cerveja a conhece pela denominação "pilsen". Mude para "American lager", e você pode ver 50% da receita da cervejaria indo pelo ralo porque os seu público consumidor não saberá reconhecer o produto que é o seu carro-chefe.

Às vezes a gente tende a pensar o mercado cervejeiro como se o único público consumidor fosse o de beer geeks, que pesquisa estilos e despreza a boa e velha Brahma do churrasco. Mas não é assim que o mercado funciona.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 10 meses atrás #62571 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Pilsen e "pilsen".
Seu questionamento é válido, Marcussi. Para sabermos se funciona(ria) comercialmente, teríamos que perguntar a algumas das micros que perseguem de forma mais "apaixonada" a reprodução de estilos tradicionais qual o seu sentimento de mercado. Citei a Abadessa e a Wäls como possíveis representantes (ia citar também a Bamberg, mas a pilsen deles não me convenceu muito). Suas pilsners "ortodoxas" atenderiam de modo satisfatório ao cargo de carro-chefe, ou um produto ainda mais leve e suave é estritamente necessário? A Wäls parece ter sucumbido, disponibilizando uma pilsner "de verdade" e outra, mais recente, "de mentirinha" . Vejo a iniciativa como uma tentativa de agradar a gregos e troianos...

No meu sonho pré-cervejeiro, deixo me levar muito pela minha paixão por esta bebida, mas até por questões de sobrevivência, admito ser difícil prever com exatidão como seria meu comportamento como empresário do ramo... :unsure:

Mais
10 anos 10 meses atrás #62573 por Gbrl Qrz
Respondido por Gbrl Qrz no tópico Pilsen e "pilsen".
Tomei ontem, depois de um bom tempo, a German Pilsener da Invicta, agora rebatizada de HellBeirão Pils.
Estava surpreendente, muito boa! Parece até que mexeram na receita! rs
Mais
10 anos 10 meses atrás #62575 por Alexandre Almeida Marcussi

Claudinei   escreveu: Citei a Abadessa e a Wäls como possíveis representantes (ia citar também a Bamberg, mas a pilsen deles não me convenceu muito). Suas pilsners "ortodoxas" atenderiam de modo satisfatório ao cargo de carro-chefe, ou um produto ainda mais leve e suave é estritamente necessário? A Wäls parece ter sucumbido, disponibilizando uma pilsner "de verdade" e outra, mais recente, "de mentirinha" . Vejo a iniciativa como uma tentativa de agradar a gregos e troianos...

A Bamberg tem uma American lager chamada Bamberg Pilsen, que é o carro-chefe de vendas da cervejaria, e que é uma boa American lager, mas não é uma pilsner tradicional. E eles têm também a Camila Camila, que, esta sim, é uma Bohemian Pilsner tradicional (embora eu ache que está mais para uma German Pilsner com Saaz).

A Wäls, antigamente, comercializava na região de Belo Horizonte, apenas em chope, uma American lager que era chamada simplesmente de "Wäls Pilsen". Era uma reminiscência da época em que a Wäls não produzia cervejas "especiais". Essa receita foi descontinuada posteriormente e a X-Wäls, engarrafada, entrou no seu lugar. A X-Wäls é uma das American lagers mais interessantes do nosso mercado, na minha opinião (ou pelo menos costumava ser, faz muito tempo que não bebo). Paralelamente, a cervejaria também vende uma Bohemian Pilsner tradicional (também ali na fronteira, praticamente uma German Pilsner com Saaz), mas esta veio depois que a marca já tinha uma American lager há muitos anos.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 10 meses atrás #62591 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Pilsen e "pilsen".

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: A Bamberg tem uma American lager chamada Bamberg Pilsen, que é o carro-chefe de vendas da cervejaria, e que é uma boa American lager, mas não é uma pilsner tradicional. E eles têm também a Camila Camila, que, esta sim, é uma Bohemian Pilsner tradicional (embora eu ache que está mais para uma German Pilsner com Saaz).

A Wäls, antigamente, comercializava na região de Belo Horizonte, apenas em chope, uma American lager que era chamada simplesmente de "Wäls Pilsen". Era uma reminiscência da época em que a Wäls não produzia cervejas "especiais". Essa receita foi descontinuada posteriormente e a X-Wäls, engarrafada, entrou no seu lugar. A X-Wäls é uma das American lagers mais interessantes do nosso mercado, na minha opinião (ou pelo menos costumava ser, faz muito tempo que não bebo). Paralelamente, a cervejaria também vende uma Bohemian Pilsner tradicional (também ali na fronteira, praticamente uma German Pilsner com Saaz), mas esta veio depois que a marca já tinha uma American lager há muitos anos.

Pelo que entendi, a X-Wäls é a sucessora direta de uma cerveja igualmente leve que era produzida nos primórdios da cervejaria. Mas como esta só era disponibilizada regionalmente e em chope, não podemos considerá-la de abrangência e relevância nacionais. Eu mesmo só tive notícia dela engarrafada.

A Bamberg Pilsen (assim como a Eisenbahn Pilsen e muitas outras) eu já vejo em um nível acima das American Lagers (SAL), ou seja, nível "premium" (PAL, ou na nova denominação International Pale Lager), exatamente pelo elevado teor de malte de cevada que no seu caso chega a 100% (duvido que o Bazzo, em sua filosofia, usaria um grão de milho sequer... :laugh:). A característica mais marcante das American Lagers é justamente o uso maciço de adjuntos que pode chegar a até quase metade do extrato, resultando em cervejas ainda mais leves, e aí entra todo este oceano de cervejas populares de baixo custo. Sua lupulagem (Bamberg Pilsen), porém, é tímida, e seu posto de carro-chefe certamente está garantido. As outras receitas da Bamberg são muito mais interessantes. A Rauchbier, por exemplo, tem personalidade e é muito bem executada. Próxima até da icônica Schlenkerla Märzen!

Acho interessante quando você usa a expressão "German Pilsner com Saaz". Isso deve ser reflexo da dificuldade em reproduzir fielmente o estilo tcheco, não? :woohoo:

Tempo para a criação da página:0.494 segundos