Pilsen e "pilsen".

Mais
10 anos 2 semanas atrás #62530 por Ítalo Carvalho
Criado por Ítalo Carvalho no tópico Pilsen e "pilsen".
Galera, no meu pouco tempo desde que comecei a beber cervejas especiais já percebi que muitas cervejarias lançam rótulos como pilsen, mas que na verdade não passam a american lagers um pouquinho melhores que as de massa (mas o nome "pilsen" tá lá, estampadão no rótulo). Agora, os admiradores das AL que me perdoem, mas eu não curto o estilo e muito menos a propaganda enganosa (apesar da lei brasileira permitir chamar essas cervas de pilsen, até onde sei), então venho perguntar a vocês: existe alguma dica pra gente sacar se é uma pilsen mesmo ou uma AL antes de desembolsar o suado dinheirinho, para não percebermos o embuste só na hora de beber? Alguma forma prática e rápida, que não seja ficar consultando as informações dela na net?
Tenho a impressão de que as cervejarias que fazem german ou bohemian pilsen fariam questão de dizer isso no rótulo. Faz sentido meu pensamento?
Mais
10 anos 2 semanas atrás #62531 por Fernando Passos
Respondido por Fernando Passos no tópico Pilsen e "pilsen".
Ítalo, o que eu faço quando me deparo com uma cerveja intitulada pilsen que não conheço é procurar aqui no Brejas ou no RateBeer.

Isso, claro, para pequenas cervejarias, já que todas as cervejas que eu conheço das grandes cervejarias que se intituladas Pilsen são na verdade American Lager (Premium ou Standard).
Mais
10 anos 2 semanas atrás #62532 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Pilsen e "pilsen".
Produzir uma autêntica pilsner (próxima do estilo original nascido em 1842 e que tem a Pilsner Urquell como representante atual) deve ser bem complicado. Os alemães criaram uma versão mais seca e amarga em comparação com a de Joseph Groll, e que hoje é denominada "German Pils" pelo BJCP.

Pode ter certeza de que todas essas cervejas de baixo custo (nacionais e algumas importadas) que levam o termo "pilsen" são todas American Lagers ou no máximo International Pale Lagers. Se não vier da República Tcheca ou Alemanha, dificilmente será uma pilsner. Existem algumas produções nacionais que eu ainda não provei, mas que talvez entrem nos rígidos padrões do estilo: a da Abadessa e a da Wäls.

Vale lembrar que nossas macros fazem uso do termo "pilsen" há muito tempo, muito antes do surgimento dos guias de estilos, então acho discutível se seria propaganda enganosa. Na verdade, elas não estão nem aí pra tais guias... :blink:

Mais
10 anos 2 semanas atrás #62535 por Ítalo Carvalho
Respondido por Ítalo Carvalho no tópico Pilsen e "pilsen".
Bom, só tive a chance de provar a german pilsen da Invicta, mas como não tenho com o que comparar, não sei dizer se ela é fiel ao estilo. Também já ouvi falar muito bem da Diamantina, da Falke, tá na minha lista pra experimentar junto com a da Wäls. Mas pelo menos agora sei que não era só impressão minha e tem mesmo esse padrão.
Quanto a não ser propaganda enganosa: até concordo que faz sentido pensar assim quando se fala em cervejas de produção em massa para um público desinformado. Mas quando você vende um produto para um nicho que tem a cultura de buscar conhecimento e entender das coisas, chamar de pilsen o que não é pilsen acaba caindo (na minha humilde opinião fecal) na categoria do "não é ilegal, mas é imoral".
Mais
10 anos 2 semanas atrás #62539 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Pilsen e "pilsen".
Já provaste a Pilsner Urquell, Ítalo? Recomendo fortemente. Considero-a uma cerveja bem difícil de "copiar" (a exemplo da Duvel em seu estilo). Experimente também algumas alemãs. De vez em quando, degusto a da Warsteiner e gosto muito. Guardadas algumas diferenças, todas têm em comum aquele malte que remete a panificação/biscoito e o floral/herbal de Saaz ou Hallertauer, além de refrescância e leveza (isso, claro, se você não pegar exemplares comprometidos, pois são cervejas mais frágeis e de vida curta). Só não espere um aroma intenso como o de muitas IPAs ou caso contrário poderá se decepcionar. A da Invicta ainda não provei, mas sei que ela usa um ingrediente bem incomum para o estilo: trigo.

As cervejas de massa certamente não se destinam ao nicho que você mencionou. O que deve ter ocorrido, no meu entendimento, é que com o enorme sucesso que a pilsner fez na Europa, sua receita básica foi "copiada" por muitas cervejarias ao redor do mundo e, em regiões como nas Américas, sofreu adaptações em função da disponibilidade de ingredientes locais e da alta demanda, perdendo seu caráter original. Aqui no Brasil, especificamente, virou tradição chamar de pilsen toda e qualquer cerveja clara de baixa fermentação, e isso nasceu antes dos guias de estilos que criaram o termo "american lager". Não significa que eu concorde com isso, mas é preciso também entender o motivo de essas coisas serem como são...

Mais
10 anos 2 semanas atrás #62554 por Alexandre Almeida Marcussi

Ítalo Carvalho escreveu: Tenho a impressão de que as cervejarias que fazem german ou bohemian pilsen fariam questão de dizer isso no rótulo. Faz sentido meu pensamento?

No Brasil, o termo "pilsen" é usado como designativo para o estilo que os modernos guias denominam "American lager" ou "international pale lager". As microcervejarias também usam essa terminologia tradicional do nosso mercado e chama de "pilsen" as suas American lagers, que normalmente são voltadas para um público que não está acostumado com a diversidade dos estilos cervejeiros. Não vejo nada de errado nisso, é uma terminologia consolidada no mercado brasileiro e existe desde antes dos guias de estilo. Mas pode ser um pouco desorientador para quem está começando e quer cervejas fiéis aos estilos tradicionais.

As artesanais que seguem o estilo "Bohemian pilsner" ou "German pilsner" costumam trazer essa denominação no rótulo, embora nem sempre as diferenças entre esses subestilos sejam respeitadas rigorosamente. Bamberg, Invicta, Wäls e outras micros fazem boas representantes desses estilos que recebem a denominação "Bohemian" ou "German".

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.444 segundos