Pilsen e "pilsen".

Mais
9 anos 4 meses atrás #62754 por Gabriel Oblasser
Respondido por Gabriel Oblasser no tópico Pilsen e "pilsen".
Pessoal, estive pensando sobre o tema aqui, e será que não existe a possibilidade de que as nossas cervejas de massa atuais possam ter sido autênticas pilsners em um passado bastante distante (superior a 50 anos), e o que restou apenas foi o estilo estampado nos rótulos? Numa época onde elas não pertenciam a grandes grupos cervejeiros, tendo um processo industrial bem menos desenvolvido e num momento onde o culto ao amargor em bebidas era incentivado. Digo isto porque vejo que muitas delas são mais que centenárias em existência.
Mais
9 anos 4 meses atrás #62755 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Pilsen e "pilsen".
Também já me perguntei sobre isso.

Talvez não tenham chegado a ser pilsens mesmo, devido à diferenças da água ( numa época sem recursos químicos para prepara-la) e quantias de lupulo. Mas creio que rótulos como Bohemia e Original deviam ser, pelo menos, puro malte.
Mais
9 anos 4 meses atrás #62756 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Pilsen e "pilsen".
Boa pergunta a do Gabriel. Eu tenho dúvidas sobre tal possibilidade porque acredito que a disponibilidade de cevada nas Américas nunca foi a mesma em comparação com a do Velho Mundo. Agora, que as cervejas comuns (Brahma, Skol, etc) de uns 30 anos atrás tinham mais caráter e amargor que as de hoje, isso eu não tenho dúvida. A política de metas e redução de custos das macros aliada à crescente demanda propiciaram o enfraquecimento gradual das cervejas e o público consumidor foi de forma bem lenta e despercebida sendo acostumado a isso. Pegue uma carona no DeLorean, volte a 1985, traga uma Brahma da época para um brameiro hoje e veja a discreta careta que ele fará... :laugh:

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: David Ortiz
Mais
9 anos 4 meses atrás #62799 por Alex B
Respondido por Alex B no tópico Pilsen e "pilsen".
Oi Gabriel,

Este é realmente o caso, meu avô trabalhava na Brahma, desde quando os donos eram alemães, naquela época os cervejeiros vinham da Alemanha e só se usava cevada, até o caramelo para dar cor às cervejas escuras era feito com cevada. Depois, quando a Brahma foi vendida passaram a usar arroz na fabricação, naquela época não tinha essas leis que obrigam a colocar os ingredientes no rótulo, e tanto os donos sabiam que colocar arroz era picaretagem que quando escolas visitavam a cervejaria, eles mandavam cobrir todos os tanques de arroz, para os alunos não verem que ia arroz na cerveja.

Por conta da otimização dos lucros as cervejarias foram reduzindo os custos, e se o público não reclama do produto, eles reduzem a qualidade da cerveja, não sei se vocês perceberam a queda da qualidade da cerveja brasileira depois de 2010, quando houve quebra de safra na Rússia e proibiram a exportação de grãos, ela é responsável pela maior produção de cevada mundial; o pior é que depois da safra voltar ao normal a cerveja não voltou... Se aquela porcaria vendeu, é mais barata, deu mais lucro, por qual motivo voltar atrás?

A cerveja clara brasileira é chamada Pilsen pois foi de onde veio, a própria Brama tinha Porter e Munich, todas baseadas nas originais, é uma questão de tradição. Por outro lado sou contra a obrigação de estilos, Pilsens, Porters, Stouts surgiram pois eram simplesmente boas cervejas que começaram a ser copiadas, se ficamos só nos estilos novas boas cervejas nunca surgirão. Acho que existem cervejas boas e ruins, também as muito boas, mas não acredito em “especiais”. Existem cervejas boas diferentes, existem meus tipos favoritos, e aí é questão de escolha, mas escolhe bem quem conhece mais, a verdade é que a maioria dos consumidores de cerveja não é bebedor de cerveja, não sentem o gosto e não conseguem diferenciar.

Abraço,
Alex

Gabriel Oblasser escreveu: Pessoal, estive pensando sobre o tema aqui, e será que não existe a possibilidade de que as nossas cervejas de massa atuais possam ter sido autênticas pilsners em um passado bastante distante (superior a 50 anos), e o que restou apenas foi o estilo estampado nos rótulos? Numa época onde elas não pertenciam a grandes grupos cervejeiros, tendo um processo industrial bem menos desenvolvido e num momento onde o culto ao amargor em bebidas era incentivado. Digo isto porque vejo que muitas delas são mais que centenárias em existência.

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Paul K
Mais
9 anos 4 meses atrás #62802 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Pilsen e "pilsen".

Alex B escreveu: não sei se vocês perceberam a queda da qualidade da cerveja brasileira depois de 2010, quando houve quebra de safra na Rússia e proibiram a exportação de grãos, ela é responsável pela maior produção de cevada mundial

Sempre achei que o malte usado nas nossas american lagers era o nacional, produzido pela Agromalte (que só produz malte pilsen), a partir de cevada plantada aqui mesmo. As safras nacionais seriam insuficientes para atender a demanda? :huh:

Mais
9 anos 4 meses atrás #62803 por Alex B
Respondido por Alex B no tópico Pilsen e "pilsen".
A cevada é comoditie, assim, o preço é mundial, e duvido que as grandes comprem malte pronto, na época do meu avô a Brahma do paraiso comprava cevada e maltava. Com a produção de cerveja brasileira, duvido que nossa produção de cevada seja suficiente. Mas a pergunta é: Quem percebeu a brutal perda de qualidade depois de 2010? A maioria nem percebe o sabor do que bebe.

Claudinei   escreveu:

Alex B escreveu: não sei se vocês perceberam a queda da qualidade da cerveja brasileira depois de 2010, quando houve quebra de safra na Rússia e proibiram a exportação de grãos, ela é responsável pela maior produção de cevada mundial

Sempre achei que o malte usado nas nossas american lagers era o nacional, produzido pela Agromalte (que só produz malte pilsen), a partir de cevada plantada aqui mesmo. As safras nacionais seriam insuficientes para atender a demanda? :huh:

Tempo para a criação da página:0.513 segundos