Wäls Saison de Caipira

Mais
13 anos 1 mês atrás #44716 por Alexandre Almeida Marcussi

Claudinei   escreveu: Não ficou muito claro para mim esta comparação, ou o objetivo da mesma. Eles querem dizer que a fermentação da Brahma é mais produtiva (consome mais açúcares) que a da Saison de Caipira? Me ajuda aí, Marcussi!

Claudinei, como eu não vi as medições das brejas, não sei exatamente qual o parâmetro que é "o dobro" na Brahma (se é índice de atenuação em %, se é gravidade final em ºplato etc.), então fica meio difícil falar com exatidão.

Mas, baseado apenas na forma como o Zé redigiu o comentário dele, é o seguinte: a Brahma tem maior atenuação do que a Wäls Saison de Caipira. Isso significa que a fermentação da Brahma deixa menos açúcares residuais na cerveja. Falando de forma geral, quanto maior a atenuação, mais seca, menos doce e menos encorpada vai ser a cerveja. Lembrando que American style é um estilo em que a atenuação tradicionalmente é muito alta (para ter um corpo leve). Mas a redação dele, sem as medições, fica um pouco ambígua (em alguns momentos, dá a impressão de que ele vai dizer que a atenuação da Wäls é mais alta do que da Brahma). Só tendo os números para dizer.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 1 mês atrás #44718 por Clésio Gomes Mariano
Aqui a imagem que acompanha a postagem:

Mais
13 anos 1 mês atrás #44720 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Wäls Saison de Caipira

Alexandre Marcussi escreveu:

Claudinei   escreveu: Não ficou muito claro para mim esta comparação, ou o objetivo da mesma. Eles querem dizer que a fermentação da Brahma é mais produtiva (consome mais açúcares) que a da Saison de Caipira? Me ajuda aí, Marcussi!

Claudinei, como eu não vi as medições das brejas, não sei exatamente qual o parâmetro que é "o dobro" na Brahma (se é índice de atenuação em %, se é gravidade final em ºplato etc.), então fica meio difícil falar com exatidão.

Mas, baseado apenas na forma como o Zé redigiu o comentário dele, é o seguinte: a Brahma tem maior atenuação do que a Wäls Saison de Caipira. Isso significa que a fermentação da Brahma deixa menos açúcares residuais na cerveja. Falando de forma geral, quanto maior a atenuação, mais seca, menos doce e menos encorpada vai ser a cerveja. Lembrando que American style é um estilo em que a atenuação tradicionalmente é muito alta (para ter um corpo leve). Mas a redação dele, sem as medições, fica um pouco ambígua (em alguns momentos, dá a impressão de que ele vai dizer que a atenuação da Wäls é mais alta do que da Brahma). Só tendo os números para dizer.

Valeu, Marcussi. Eu fiquei com a impressão de que a comparação foi um tanto inapropriada, se o objetivo foi enfatizar justamente o alto grau de atenuação deste exemplar da Wäls. Seria mais ou menos como dizer: "Nosso carro artesanal é muito potente! A título de comparação, um Golf 2.0 tem uma potência de quase o dobro da do nosso carro...". Ou seja, parece que produziu efeito contrário ao desejado, que é o de enfatizar a potência do carro artesanal. Enfim, meras impressões de um mero internauta virtual... :laugh:
Mais
13 anos 1 mês atrás #44722 por Alexandre Almeida Marcussi
Cara, meio difícil fazer a leitura na foto, mas parece que é justamente o contrário do que está escrito. A gravidade final da Brahma parece ser quase o dobro da gravidade final da Wäls. O que significa que a Wäls tem maior atenuação. Talvez a redação tenha ficado confusa, induzindo ao erro. Homebrewers, por favor me corrijam se eu estiver errado.

Vale lembrar que o estilo saison admite uma gravidade final maior do que o estilo American lager.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 1 mês atrás #44725 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Wäls Saison de Caipira

Alexandre Marcussi escreveu: A gravidade final da Brahma parece ser quase o dobro da gravidade final da Wäls. O que significa que a Wäls tem maior atenuação.

Aí sim, faz sentido! Menor gravidade final pressupõe uma maior atenuação (entendendo-se esta por consumo de açúcares pelas leveduras, como foi dito). Se bem que acho isso muito relativo, pois a gravidade original também conta. Uma barley wine tem uma gravidade final muito maior que de uma american lager. Mas a gravidade original daquela também é bem maior do que desta. Isso significa que, na american lager, as leveduras trabalharam mais eficientemente e, com isso, houve uma maior atenuação? Não necessariamente... Posso até estar enganado, ou mesmo confuso a respeito. Lembrando ainda que existem tipos de açúcares (provenientes do malte, principalmente) que não são fermentáveis, além de proteínas, e que acabam contribuindo no peso do produto final. Isso também deve ser levado em conta quando se fala em atenuação...
Mais
13 anos 1 mês atrás #44727 por Bruno Guimarães Bertoni
Sem querer ofender nem nada... e chegando de mansinho, como novo frequentador do fórum.
Mas acho que o que aconteceu foi realmente uma grande euforia em volta desta breja. Por parte consumidores e dos produtores. Com isso, veio a certa decepção de alguns e a (em igual tamanho) inconformidade do produtor com as críticas.

Parece pra mim, que ele publicou isso meio "afoito" e revoltado, com tanta coisa falada a respeito (e bastante do que se falou, não foi tão positivo) e acabou publicando uma resposta, um desabafo, que não ficou muito claro!

Já me apresento a todos aqui, nesse meu segundo post, já que o primeiro tinha que ser a risada e consideração pras paródias de carnaval postadas aqui!
Tempo para a criação da página:0.475 segundos