- Postagens: 2272
- Obrigados Recebidos: 392
Claudinei escreveu: Não ficou muito claro para mim esta comparação, ou o objetivo da mesma. Eles querem dizer que a fermentação da Brahma é mais produtiva (consome mais açúcares) que a da Saison de Caipira? Me ajuda aí, Marcussi!
Alexandre Marcussi escreveu:
Claudinei escreveu: Não ficou muito claro para mim esta comparação, ou o objetivo da mesma. Eles querem dizer que a fermentação da Brahma é mais produtiva (consome mais açúcares) que a da Saison de Caipira? Me ajuda aí, Marcussi!
Claudinei, como eu não vi as medições das brejas, não sei exatamente qual o parâmetro que é "o dobro" na Brahma (se é índice de atenuação em %, se é gravidade final em ºplato etc.), então fica meio difícil falar com exatidão.
Mas, baseado apenas na forma como o Zé redigiu o comentário dele, é o seguinte: a Brahma tem maior atenuação do que a Wäls Saison de Caipira. Isso significa que a fermentação da Brahma deixa menos açúcares residuais na cerveja. Falando de forma geral, quanto maior a atenuação, mais seca, menos doce e menos encorpada vai ser a cerveja. Lembrando que American style é um estilo em que a atenuação tradicionalmente é muito alta (para ter um corpo leve). Mas a redação dele, sem as medições, fica um pouco ambígua (em alguns momentos, dá a impressão de que ele vai dizer que a atenuação da Wäls é mais alta do que da Brahma). Só tendo os números para dizer.
Alexandre Marcussi escreveu: A gravidade final da Brahma parece ser quase o dobro da gravidade final da Wäls. O que significa que a Wäls tem maior atenuação.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados