- Postagens: 1754
- Obrigados Recebidos: 178
Fernando M Pacheco escreveu: A minha crítica foi ao uso, indevido a meu ver, do termo IPA para qualquer nova cerveja com a lupulagem acentuada. Eu acho que essa associação entre cervejas mais lupuladas e o estilo IPA já passou do limite. Hoje em dia existem American IPA, English IPA, Belgian IPA, Imperial IPA, Double IPA, Black IPA, White IPA, Belgian Dark IPA.... A pergunta que fica é: O que faz delas todas uma IPA? Um punhado de lúpulo a mais?
Renato . escreveu: Claudinei e a Bodebrown tem a Black Rye Ipa huahuahuahauha
Gil Lebre Abbade Franco escreveu: Dizer que a IPA é apenas “um punhado de lúpulo a mais”? Sim, vide sua famigerada história, hoje em dia muito questionada, mas alardeada como uma cerveja que recebeu adição extra de lúpulo para aguentar o transporte até as Índias. Mas fazer uma IPA também não é apenas “um punhado de lúpulo a mais”, ela depende de uma boa base maltada, que também não pode ser neutra, evocação de caramelo e/ou toffee, panificação, são bem vindos... além da alta secura, que nos faz ansiar por mais goles, culpa do açúcar adicionado na fervura.
Claudinei escreveu:
Renato . escreveu: Claudinei e a Bodebrown tem a Black Rye Ipa huahuahuahauha
Rapaz... daqui a pouco alguém vai lançar uma IPA maturada em carvalho e refermentada com levedura de espumante!
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados