- Postagens: 526
- Obrigados Recebidos: 19
Gil Lebre Abbade Franco escreveu: Os sub-estilos de IPA ajudam a entender que tipo de cerveja se está tomando. Se todas fossem chamadas apenas de IPA ia causar uma boa confusão no consumidor que comprasse uma Perigosa e uma Estrada Real, por exemplo. Ambas são IPAs, mas não “apenas” IPAs, são totalmente diferentes uma da outra, vide a lupulagem agressiva da primeira e um maior equilíbrio com os maltes na segunda. E batizar as variadas IPAs com novos nomes poderia soar pedante além de confundir ainda mais o consumidor. Eu acho mais fácil se guiar com as nomenclaturas que já recebem atualmente: English para lúpulos ingleses e esses mais para finalização, American para lúpulos e atitude americanos, Imperial/Double para ainda mais lupuladas e alcoólicas, RyePA para uso de malte de centeio, IBA para maltes escuros, Belgian para destacar a lupulagem e uso das leveduras belgas.
Dizer que a IPA é apenas “um punhado de lúpulo a mais”? Sim, vide sua famigerada história, hoje em dia muito questionada, mas alardeada como uma cerveja que recebeu adição extra de lúpulo para aguentar o transporte até as Índias. Mas fazer uma IPA também não é apenas “um punhado de lúpulo a mais”, ela depende de uma boa base maltada, que também não pode ser neutra, evocação de caramelo e/ou toffee, panificação, são bem vindos... além da alta secura, que nos faz ansiar por mais goles, culpa do açúcar adicionado na fervura.
Não acho que o lançamento de “alguma coisa-IPA” faça a cerveja ser vendável. IPA não é um estilo popular, longe disso. A única que conseguiu se popularizar foi a Indica, mais graças ao uso de rapadura na receita. Não existe nenhuma outra IPA que seja assim tão conhecida. A IPA ainda tem muito a ser explorada e no nosso mercado tem muito poucos lançamentos. Muitas artesanais brasileiras nem IPA tem em seus portfólios, como as famosas e medalhistas mundiais, Bamberg, Wäls e Eisenbahn, por exemplo.
Gil Lebre Abbade Franco escreveu: Ainda conheço poucas Black IPAs, mas posso imaginar que muitas passariam por porters e stouts se não recebessem uma carga extra de lúpulo.
Fernando, não nesse caso.
Na verdade as Black IPAs são American IPAs com uma quantidade tímida de maltes torrados no sabor, muito diferente de uma Stout lupulada (American Stout), por exemplo.
Alexandre Marcussi escreveu: Normalmente, a secura é conseguida por meio de uma rampa de temperatura na brassagem que consiga fermentabilidade máxima dos açúcares.
Claudinei escreveu: Pelo visto este processo (nem imagino como seja isto) deve estimular o fermento a consumir toda a parcela de açúcar fermentável do mosto, não é isso?
Gustavo Guedes escreveu:
Gil Lebre Abbade Franco escreveu: Ainda conheço poucas Black IPAs, mas posso imaginar que muitas passariam por porters e stouts se não recebessem uma carga extra de lúpulo.
Fernando, não nesse caso.
Na verdade as Black IPAs são American IPAs com uma quantidade tímida de maltes torrados no sabor, muito diferente de uma Stout lupulada (American Stout), por exemplo.
Por exemplo, a Invicta Black IPA, pra mim lembra mais american stout do que uma IPA/ 'black IPA'(black india pale ale!?) em si. Os maltes torrados não são nada tímidos e se sobressaem até sobre o lupulo. Pelo menos foi o que eu achei...
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados