Divulgação de Blogs

Mais
12 anos 1 mês atrás #43063 por Fernando M Pacheco
Respondido por Fernando M Pacheco no tópico Divulgação de Blogs

Gil Lebre Abbade Franco escreveu: Os sub-estilos de IPA ajudam a entender que tipo de cerveja se está tomando. Se todas fossem chamadas apenas de IPA ia causar uma boa confusão no consumidor que comprasse uma Perigosa e uma Estrada Real, por exemplo. Ambas são IPAs, mas não “apenas” IPAs, são totalmente diferentes uma da outra, vide a lupulagem agressiva da primeira e um maior equilíbrio com os maltes na segunda. E batizar as variadas IPAs com novos nomes poderia soar pedante além de confundir ainda mais o consumidor. Eu acho mais fácil se guiar com as nomenclaturas que já recebem atualmente: English para lúpulos ingleses e esses mais para finalização, American para lúpulos e atitude americanos, Imperial/Double para ainda mais lupuladas e alcoólicas, RyePA para uso de malte de centeio, IBA para maltes escuros, Belgian para destacar a lupulagem e uso das leveduras belgas.

Dizer que a IPA é apenas “um punhado de lúpulo a mais”? Sim, vide sua famigerada história, hoje em dia muito questionada, mas alardeada como uma cerveja que recebeu adição extra de lúpulo para aguentar o transporte até as Índias. Mas fazer uma IPA também não é apenas “um punhado de lúpulo a mais”, ela depende de uma boa base maltada, que também não pode ser neutra, evocação de caramelo e/ou toffee, panificação, são bem vindos... além da alta secura, que nos faz ansiar por mais goles, culpa do açúcar adicionado na fervura.

Não acho que o lançamento de “alguma coisa-IPA” faça a cerveja ser vendável. IPA não é um estilo popular, longe disso. A única que conseguiu se popularizar foi a Indica, mais graças ao uso de rapadura na receita. Não existe nenhuma outra IPA que seja assim tão conhecida. A IPA ainda tem muito a ser explorada e no nosso mercado tem muito poucos lançamentos. Muitas artesanais brasileiras nem IPA tem em seus portfólios, como as famosas e medalhistas mundiais, Bamberg, Wäls e Eisenbahn, por exemplo.

Pelo que entendo do estilo IPA, ele não é uma outra cerveja, que recebeu lúpulo a mais. Mesmo analisando as 3 variações mais conhecidas do estilo, english IPA, american IPA e double/imperial IPA, se tirassem a carga "extra" de lúpulo elas não seriam facilmente enquadradas em algum outro estilo amplamente conhecido.

Para mim, existem duas categorias bem claras entre as novas variações de IPAs. Há aquelas que são IPAs prontas que passam por algum "tratamento" que lhe conferem características especiais. As citadas wood-aged e a refermentada com levedura de champagne. Se forem tomadas antes do "tratamento" provavelmente teriam as características de uma IPA de qualquer forma. A IPA com maracujá da 2cabeças não deve deixar de ser uma IPA sem o maracujá.

No caso das Belgian IPAs me parece diferente, caso a carga de lúpulos não fosse a típica de uma IPA, elas passariam facilmente por blonde ales ou strong golden ales, até mesmo por tripels. Algumas até se denominam tripel como a Houblon Chouffe Dobbelen IPA Tripel, até a Duvel Tripel Hop já estão chamando de Belgian IPA...
Ainda conheço poucas Black IPAs, mas posso imaginar que muitas passariam por porters e stouts se não recebessem uma carga extra de lúpulo.
Mais
12 anos 1 mês atrás - 12 anos 1 mês atrás #43064 por Gil Lebre Abbade Franco
Ainda conheço poucas Black IPAs, mas posso imaginar que muitas passariam por porters e stouts se não recebessem uma carga extra de lúpulo.

Fernando, não nesse caso.
Na verdade as Black IPAs são American IPAs com uma quantidade tímida de maltes torrados no sabor, muito diferente de uma Stout lupulada (American Stout), por exemplo.

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Ultima edição: 12 anos 1 mês atrás por Gil Lebre Abbade Franco.
Mais
12 anos 1 mês atrás #43091 por Gustavo Guedes
Respondido por Gustavo Guedes no tópico Divulgação de Blogs

Gil Lebre Abbade Franco escreveu: Ainda conheço poucas Black IPAs, mas posso imaginar que muitas passariam por porters e stouts se não recebessem uma carga extra de lúpulo.

Na verdade as Black IPAs são American IPAs com uma quantidade tímida de maltes torrados no sabor, muito diferente de uma Stout lupulada (American Stout), por exemplo.

Por exemplo, a Invicta Black IPA, pra mim lembra mais american stout do que uma IPA/ 'black IPA'(black india pale ale!?) em si. Os maltes torrados não são nada tímidos e se sobressaem até sobre o lupulo. Pelo menos foi o que eu achei...

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
12 anos 1 mês atrás #43094 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Divulgação de Blogs

Alexandre Marcussi escreveu: Normalmente, a secura é conseguida por meio de uma rampa de temperatura na brassagem que consiga fermentabilidade máxima dos açúcares.

Valeu, Marcussi. Informação técnica nunca é demais. Pelo visto este processo (nem imagino como seja isto) deve estimular o fermento a consumir toda a parcela de açúcar fermentável do mosto, não é isso? Se bem que existem outros tipos de açúcares provenientes do malte que não são digeríveis pela levedura (não-fermentáveis) e estes, por sua vez, contribuem para o corpo e o dulçor da bebida. Principalmente se a receita for "puro malte"...
Mais
12 anos 1 mês atrás #43096 por Alexandre Almeida Marcussi

Claudinei   escreveu: Pelo visto este processo (nem imagino como seja isto) deve estimular o fermento a consumir toda a parcela de açúcar fermentável do mosto, não é isso?

É bem técnico e complicado, principalmente para quem (como eu) não faz cerveja, mas vou tentar explicar por alto. O grão de cevada cru tem amido, que não é fermentável pela levedura cervejeira. O cervejeiro precisa "ativar" duas enzimas presentes no grão (alfa-amilase e beta-amilase) que vão converter o amido em outras cadeias menores de açúcares. Cada uma dessas enzimas atua numa faixa de temperatura diferente, e produz um teor diferente de açúcares fermentáveis. Portanto, durante a brassagem, o cervejeiro deixa regula a temperatura do mosto para que atue mais uma ou outra dessas enzimas, manipulando assim a relação entre açúcares fermentáveis e não-fermentáveis. Se ele quer mais dulçor e corpo, aumenta os açúcares não-fermentáveis. Se ele quer mais secura e álcool (como é o caso de uma IPA), aumenta o teor de açúcares fermentáveis.

Os homebrewers do fórum corrijam as imprecisões, mas é mais ou menos assim.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 1 mês atrás #43106 por FiL Crux
Respondido por FiL Crux no tópico Divulgação de Blogs

Gustavo Guedes escreveu:

Gil Lebre Abbade Franco escreveu: Ainda conheço poucas Black IPAs, mas posso imaginar que muitas passariam por porters e stouts se não recebessem uma carga extra de lúpulo.

Por exemplo, a Invicta Black IPA, pra mim lembra mais american stout do que uma IPA/ 'black IPA'(black india pale ale!?) em si. Os maltes torrados não são nada tímidos e se sobressaem até sobre o lupulo. Pelo menos foi o que eu achei...

Gustavo, digamos que a Invicta Imperial IBA não seja um grande exemplo do estilo, pois realmente ela é bem carregada no malte. O que não acontece geralmente com as IBA americanas (inventores do estilo).
Tempo para a criação da página:0.528 segundos