Atendendo a pedidos de amigos que não leem o fórum Brejas criei o blog
"O Mosto Crítico"
para publicar minhas críticas ao mercado cervejeiro.
Não faltam blogs cervejeiros por aí. Gosto muitos daqueles que relatam viagens e aventuras cervejeiras, tenho preguiça daqueles que se dedicam apenas a puxar saco e reproduzir
release das cervejarias e importadores.
No
"O Mosto Crítico"
pretendo continuar a fazer uma análise crítica do acontecimentos em torno do mercado cervejeiro, sempre do ponto de vista do agente que costuma ficar meio esquecido, o consumidor.
Enquanto o layout definitivo não fica pronto, segue um
teaser, o primeiro post do blog.
Novidades e artimanhas nos rótulos das cervejas “Premium”
É sempre bom ler com atenção o rótulo das cervejas, vez ou outra descubro alguma novidade. As mais recentes estão nos rótulos da Heineken, Budweiser e Stella Artois.
A nova lata da Heineken é bem bonita, com textura em alto relevo, foi batizada de Heineken Touch. Para acompanhar, uma nova embalagem de papelão também foi lançada, o infeliz detalhe da nova caixa está na ilustração. Ao invés de imprimirem uma foto da lata contida na caixa, a foto é de uma lata importada, que traz as inscrições “Imported” e “Brewed in Holland”. Pura enganação, pois a cerveja é fabricada em Jacareí.
A Budweiser foi (re)lançada no Brasil e agora é fabricada aqui mesmo. No rótulo há uma inscrição inédita no mercado cervejeiro. Além da data de validade legal, que é de 180 dias desde a fabricação, o rótulo traz a sugestão para consumir a cerveja com maior frescor em até 110 dias. Ao que parece, para a Ambev, depois de 110 dias a cerveja até pode ser vendida mas já não está muito boa.
A novidade boa vem do rótulo da Stella Artois. Segundo a lista de ingredientes no rótulo das garrafinhas a receita não tem mais aditivos químicos. Lá se foi o estabilizante alginato de propileno glicol, mais conhecido como INS 405.