Qual estilo você não gosta?

Mais
14 anos 5 meses atrás #16646 por Claudinei  
Leonardo Russo escreveu:

Acho que isso é o crucial para se perceber. Não é nem pela suposta pobreza de sabor, mas é um tipo feito para não ser 'complicado' e ter uma aceitação boa de mercado.

Poizé, Leonardo, esse é o ponto de vista do mercado de massa (não ser 'complicado' e ter uma aceitação boa), isso é cultural em nosso país e em vários outros. Tirando isso e algumas coisas que citei a favor das SAL, creio não restar mais nada para a "defesa" desse estilo...
Mais
14 anos 5 meses atrás #16647 por Alexandre Almeida Marcussi
Claudinei   escreveu:

sei que vc é um ferrenho defensor dos adjuntos de arroz, milho e da high maltose

Claudinei, vc me interpreta muito mal. Não tem nada a ver com defender o uso de adjuntos. Adjuntos servem para cervejas tão diferentes entre si quanto uma Brahma e uma Duvel, de modo que seria simplesmente sem sentido defendê-los em si. A questão é mais sobre as características de cada estilo, que não têm necessariamente a ver com o uso ou não de adjuntos nas receitas.

American lagers têm um determinado conjunto de características. São, sim, cervejas pouco marcantes. É incoerente criticar uma American lager pelo fato de que ela não tem personalidade, pois ela não se propõe a isso. Falta-lhes intensidade, sem dúvida nenhuma, mas elas possuem um papel importante no mundo cervejeiro e podem ser cervejas bastante agradáveis, quando bem feitas e bem acondicionadas. Entenda, não gostar é uma coisa, e é direito de qualquer um (posso não gostar de qualquer estilo); criticar já exige critérios mais objetivos.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #16652 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Qual estilo você não gosta?
Meu caro Marcussi, acho que boa parte do pessoal sente em relação às SAL da vida o que vc sente em relação às Weizen. Ninguém (cuido eu) pensa que elas se propõe a ser complexas, intensas ou marcantes. E é justamente a proposta delas que é sem graça, matar a sede e refrescar com pouco sabor e é isso que o pessoal repudia, é mera questão de gosto, claro! Eu mesma nunca via graça nas SAL, depois que me beer-evangelizei, então, vejo menos ainda e jamais as bebo por opção própria. Como já disseram aí em cima, se a idéia é apenas se refrescar com uma cerveja de boa drinkability, que não seja ultra-complexa, há vários estilos que atendem melhor, na minha modesta opinião: premium american lager, pilsner, munich helles, witbier, as próprias weizen etc. Normalmente são cervejas que têm mais sabor e que agradam mais aos já beer-evangelizados, como o pessoal aqui do fórum. ;)
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 5 meses atrás #16653 por Claudinei  
Alexandre Marcussi escreveu:

Claudinei, vc me interpreta muito mal. Não tem nada a ver com defender o uso de adjuntos. Adjuntos servem para cervejas tão diferentes entre si quanto uma Brahma e uma Duvel, de modo que seria simplesmente sem sentido defendê-los em si. A questão é mais sobre as características de cada estilo, que não têm necessariamente a ver com o uso ou não de adjuntos nas receitas.

American lagers têm um determinado conjunto de características. São, sim, cervejas pouco marcantes. É incoerente criticar uma American lager pelo fato de que ela não tem personalidade, pois ela não se propõe a isso. Falta-lhes intensidade, sem dúvida nenhuma, mas elas possuem um papel importante no mundo cervejeiro e podem ser cervejas bastante agradáveis, quando bem feitas e bem acondicionadas. Entenda, não gostar é uma coisa, e é direito de qualquer um (posso não gostar de qualquer estilo); criticar já exige critérios mais objetivos.

Exatamente, Marcussi, quando falei da "pobreza de sabor" das SAL estava me referindo a uma característica que faz a mim (e a muitos outros aqui) "desgostar" do estilo. Não se trata de uma crítica ao estilo, é apenas uma questão de gosto pessoal. Confesso que em muitas ocasiões bebo SAL (em happy-hours com amigos, por exemplo), o que seria incoerente da minha parte ficar apenas "atirando pedras". O estilo tem a sua razão de existir, por isso citei alguns aspectos "favoráveis".

Ah, não se preocupe se (supostamente) o interpretei mal. Na verdade, quis provocar uma resposta mais "entusiástica" da sua parte, e parece que consegui... :woohoo:
Mais
14 anos 5 meses atrás #16654 por Alexandre Almeida Marcussi
Milu Lessa escreveu:

Meu caro Marcussi, acho que boa parte do pessoal sente em relação às SAL da vida o que vc sente em relação às Weizen.

Eu não recuso um copo de uma boa Weizen. B)

E não irei criticar o estilo como um todo. Aliás, tenho também as minhas Weizen preferidas que bebo com gosto, como a Weihenstephaner, a Erdinger Urweisse e a Eisenbahn. É como eu disse: não gostar é uma coisa totalmente pessoal (tem até gente que não gosta de camarão!), mas para criticar, aí isso já requer critérios um pouco mais objetivos.

Mais
14 anos 5 meses atrás #16655 por Alexandre Almeida Marcussi
Claudinei   escreveu:

quis provocar uma resposta mais "entusiástica" da sua parte, e parece que consegui... :woohoo:

Vc vê? A maré cervejeira anda tão baixa aqui do meu lado que estou precisando até de um "incentivo". :lol: Acho que é porque estou bebendo American lager demais. ;)

Tempo para a criação da página:0.427 segundos