Fernando, vale mais a pena entrar em contato com a cervejaria, e não com o supermercado. Normalmente, se se constata um defeito no produto ainda dentro da validade, eles repõem sem problemas. Além do quê, fazendo assim vc dá um feedback para a cervejaria sobre como estão sendo comercializados os seus produtos. Eles podem tentar rastrear de onde veio o problema. Às vezes é até alguma coisa que aconteceu de irregular na fábrica e eles detectam pelo produto final. Isso cria uma rede de confiança entre cervejarias e consumidores que só beneficia todo mundo.
Só que vc precisa verificar a irregularidade na garrafa que vc for devolver para análise. Minha sugestão: abra mais uma dessas garrafas e cheque se o off-flavor está nela também. Pode não estar: eu já peguei um grupo de Leffes da mesma gôndola e apenas uma delas tinha um off-flavor, justamente o bendito ácido caprílico. Se vc constatar o mesmo problema, guarde o restante do líquido e entre em contato com a cervejaria pelo SAC. Eles vão agendar a recolha do material para análise e fazer a reposição, provavelmente. Pode até dizer, para agilizar as coisas, qual foi a irregularidade que vc constatou, o que já atesta que vc não é um consumidor pentelho só querendo encher o saco porque não gostou da Eisenbahn. Mesmo que não constate o mesmo problema, ainda assim vale a pena reportar o ocorrido.
Já entrei em contato com o SAC duas vezes, uma com a Baden Baden e uma com a Bohemia; nos dois casos, eles perguntaram se eu tinha guardado o restante do líquido, pois isso era uma condição para efetuar a reposição (e eu nem queria reposição, na verdade, só estava avisando a cervejaria de uma irregularidade que tinha encontrado). O pessoal da Bohemia, inclusive, foi bastante atencioso comigo quando eu forneci as informações sensoriais, mesmo sem ter guardado a garrafa.