Cervejas estragadas

Mais
15 anos 2 meses atrás #1534 por Jonas Almeida
Respondido por Jonas Almeida no tópico Re:Cervejas estragadas
Valeu Alexandre, muito esclarecedor para saber o que é "off flavour" a rigor e o que é opinião...
Mais
15 anos 2 meses atrás #1535 por Jonas Almeida
Respondido por Jonas Almeida no tópico Re:Cervejas estragadas
Talvez o problema (em relação a La Brunette) tenha sido a única Dry Stout que provei que serviu como parâmetro: Guinness... Acho que qualquer uma pareceria imperfeita...
Mas ainda assim, percebi certa discrepância nas avaliações do Ranking... Sei não...
Mais
15 anos 2 meses atrás - 15 anos 2 meses atrás #1539 por Fernando M Pacheco
Respondido por Fernando M Pacheco no tópico Re:Cervejas estragadas
Acabo de abrir uma Eisenbahn Pale Ale. Sinto um evidente aroma de sabão. Agora já sei do que se trata, ácido caprílico!

E isso que dá comprar cerveja na promoção. Paguei R$2,59 no Pão de Açucar da R. Teodoro Sampaio....

A data de validade é 13/01/2010, mas pelo que aprendi aqui está oxidada. :angry:
Ultima edição: 15 anos 2 meses atrás por Fernando M Pacheco.
Mais
15 anos 2 meses atrás - 15 anos 2 meses atrás #1541 por Alexandre Almeida Marcussi
Jonas, sugiro então que vc experimente a Baden Baden Stout, que é uma excelente dry stout e apresenta um leve azedume, só que é mais suave e mais harmônico do que o da La Brunette. Eu gosto mais da Baden Baden do que da Guinness (na qual vc não vai encontrar acidez muito relevante), mas aí é opinião pessoal. A Guinness é uma dry stout bem suave e de boa drinkability, é uma proposta bem diferente da Baden Baden.

Renato, eu nunca consegui discernir DMS (o que o pessoal chama de "aroma de milho cozido", que para mim lembra mais pamonha) nas industriais. Mas pode ser que a minha sensibilidade seja mais baixa para essa substância específica. Na minha experiência, as industriais trazem papelão, metálico, ralo e ovo com alguma frequência. A única cerveja em que eu com certeza discerni DMS é a Hacker-Pschorr Anno 1417, que é uma Kellerbier, estilo que normalmente traz aromas associados ao mosto, como o DMS. Nas cervejas caseiras, a ocorrência de DMS no produto final geralmente significa que é preciso fazer uma ebulição mais vigorosa do mosto antes da fermentação, para conseguir volatilizar completamente o DMS (que é naturalmente produzido no mosto).

Sobre a definição de off-flavor, Jonas, depende do estilo. Cravo, por exemplo, é considerado um off-flavors em cervejas pilsen, mas é parte imprescindível do perfil sensorial de uma Weissbier, e é opcional em outros estilos, como Belgian tripel. Diacetil é considerado off-flavor nas Weissbiere, mas é aceitável em pequenas quantidades em outros estilos. Depende. Claro que há alguns aromas que são sempre indesejáveis, como vômito de bebê ou ralo de banheiro. :blink: Mas é importante separar opinião ou gosto pessoal de defeito. Defeito é só quando existe um off-flavor desse tipo, ou quando uma característica destoa decisivamente das normas estabelecidas pelo BJCP (Beer Judge Certification Program) para cada estilo (e isso só se a cerveja se propõe a se adequar a um dos estilos). O resto é papagaiada.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 15 anos 2 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
15 anos 2 meses atrás #1542 por Ricardo Sangion
Respondido por Ricardo Sangion no tópico Re:Cervejas estragadas
Pessoal,

Tem que lembrar que muitos off-flavors sao causados por maus tratos com a cerveja, como luz, temperatura, validade e outros.

E' importante sempre comprar as cervejas em locais confiaveis e tambem, ao encontrar uma cerveja que esta ruim, dar uma segunda chance ou entao ler os comentarios de outros usuarios. As vezes voce deu azar e pegou um exemplar completamente fora do padrao, nao porque o lote era ruim, mas sim pq aquela unidade estava ruim.

Ou seja, antes de condena-la, de a ela uma segunda chance :-)

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Mais
15 anos 2 meses atrás #1543 por Alexandre Almeida Marcussi
Bem lembrado, Ricardo. Transporte e acondicionamento adequados são cruciais para evitar off-flavors, especialmente os relacionados à oxidação. Isso vale inclusive para a forma como cuidamos das nossas brejas em casa: evitar variações extremas de temperatura (como gelar uma cerveja e depois deixá-la na temperatura ambiente para depois gelá-la de novo), evitar sol direto etc... Nem todos os defeitos de uma cerveja são culpa do cervejeiro ou da receita.

Às vezes, quando pegamos uma garrafa especialmente feliz de uma cerveja industrial, o que aconteceu é que simplesmente pegamos uma garrafa que foi bem-cuidada e acondicionada: aquilo é o que saiu da fábrica! Infelizmente, ainda vemos os nossos supermercados e redes de varejo cuidando extremamente mal das garrafas de cerveja... :(

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.393 segundos