Qual o gosto de lupulo?e de malte?

Mais
14 anos 10 meses atrás #13887 por Ciro Kill
É eu sei que leva tempo e tal, até por isso que eu já comecei desde cedo a degustar pra um dia eu chegar no nível dessa galera ai haha.
Valeu ai pela paciência :D
  • um visitante
Mais
14 anos 10 meses atrás #13889 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Qual o gosto de lupulo?e de malte?
Eu tinha um problema parecido, no começo da minha aventura pelo mundo da cerveja não conseguia distinguir malte de lúpulo, mas são muito diferentes e é muito fácil diferenciá-los.

Os aromas e sabores adocicados e que remetem cereal são provenientes, claro, do malte (que é um cereal - cevada), os aromas tostados idem (já que torra-se o malte para fazer certos estilos de cervejas).

Já o lúpulo é responsável pelo amargor (sentido apenas na boca, logicamente) e pelas notas herbais, florais, etc. Resumidamente é por ai.

Um bom exercício extremo, pra não ter erro, compre uma Flying Dog Double Pale Ale(exageradamente lupulada) e uma Belgoo (muito maltada) e faça a comparação.

Cuidado com essa Flying Dog, você pode sentir vertigens, enjôos ou simplesmente achar que está bebendo um chá de capim !

:woohoo:
Mais
14 anos 10 meses atrás #13890 por Ciro Kill
Valeu ai pela dica Guima, o foda é que eu so de Vitória e aqui não tem nada,so em agosto que eu vo pro rio pra estudar ai eu procuro essas cervejas e faço o teste ;)
  • um visitante
Mais
14 anos 10 meses atrás #13893 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Qual o gosto de lupulo?e de malte?
Uma opção é você comprar pela internet, se não se importar com o frete. Na Cerveja Gourmet , nossa parceira nos Encontros do Brejas, você encontra a Flying Dog e o preço tá bom, R$ 18,90, geralmente ela é encontrada por vintão redondo.
Mais
14 anos 10 meses atrás #13895 por Anderson Martins
Laboratorio bom e barato para que esta começando.

Lupulo: Heineken
Malte: Bavaria Premium

Como é de vitória, poderia até arriscar de lhe dar a sugestão da Saideira Premium que é da sua terra, já que ela é bem carregada no malte, mas o custoxbeneficio é muito ruim...
Mais
14 anos 10 meses atrás #13899 por Alexandre Almeida Marcussi
Eu não acho tão fácil assim distinguir lúpulo de malte. Às vezes o meio de campo embola e esses termos mais confundem do que esclarecem. Tanto é que se vc comparar diferentes avaliações de uma mesma cerveja aqui no ranking, Ciro, vai perceber que às vezes um pessoal diz que é mais maltada, e vem outra pessoa e diz que a mesma cerveja é muito lupulada e tem pouco malte.

Te dou uma indicação para desembaralhar os fios: "lúpulo" pode conferir à cerveja tanto o amargor quanto os aromas característicos dependendo da variedade (herbais, condimentados, florais, cítricos). Muitas vezes, quando vc lê as avaliações do pessoal, a pessoa fala simplesmente "lúpulo", e aí vc fica sem saber se a pessoa está falando do aroma/sabor de lúpulo ou simplesmente do amargor. Eu costumo adotar a convenção de separar claramente as duas coisas na avaliação, mas nem todo mundo faz isso. Já o "malte" pode conferir à cerveja tanto sua doçura (e às vezes um certo amargor seco de torrado) quanto seus sabores e aromas característicos, que são esses que o pessoal já indicou. Igualmente, quando vc lê numa avaliação que uma cerveja é "muito maltada", nem sempre fica claro se a pessoa está falando da doçura do malte ou do sabor do malte.

Algumas referências:

Doçura de malte: Paulaner Salvator, Eisenbahn Strong Golden Ale
Sabor de malte: Eisenbahn Pilsen, Falke Ouro Preto (torrado)
Amargor de lúpulo: Heineken, Bamberg Alt
Aroma de lúpulo: X-Wäls, Bohemia

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.473 segundos