Qual o gosto de lupulo?e de malte?

Mais
14 anos 3 meses atrás #23451 por Alexandre Almeida Marcussi
Luiz Felipe Malta escreveu:

Até hoje eu acredito que o Marcussi seja um químico enrustido...

Olha, não me venham com essas de "enrustido" que pega mal pra mim... :laugh: Mas é como eu costumo dizer: historiadores são profissionais muito versáteis. Eu já sabia que eles atuavam satisfatoriamente como cozinheiros, eletricistas, técnicos de informática, assistentes de pedreiro... Agora devo somar à lista, também, químicos amadores.

Mas, de boa, não precisa de formação específica nenhuma para saber essas coisas. É só ler mais sobre o assunto, eu estou sempre colocando as fontes aqui para quem tem interesse. Só repasso a informação. Tem muita besteira disponível por aí, mas também tem coisa séria.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 3 meses atrás #23517 por Klein Finkler Boelter

Agora, estou desconfiado de uma coisa aí. Tanto a Heineken quanto a Stella Artois têm um certo composto aromático em comum chamado 3-metil-2-buteno-1-tiol (conhecido pela sigla MBT ou pelas denominações "skunky" e "lighstruck"). Esse composto tem um aroma bem específico, que é talvez o que te agrada nessas duas cervejas. Não é aroma de lúpulo: o MBT deriva de uma reação entre os ácidos-iso-alfa (esses sim, derivados do lúpulo) e a luz. Por isso, é muito comum em cervejas envasadas em garrafas de vidro verde e transparente, que não oferecem proteção contra a luz.

Excelente material de leitura. Obrigado.
Mais
14 anos 3 meses atrás #23522 por MARCELO RICARDO MONICH
Claudinei   escreveu:
Eu só bebo Heineken na versão em lata aqui em casa, despejando no copo, logo não deve ter esse problema de alteração química provocada pela luz. Agora, no sabor desta cerveja o lúpulo está muito presente, na forma de um generoso amargor, equilibrando o malte (este também bem presente). Certo, Marcussi? Ou você ainda vai me achar algum outro defeito nela? :laugh:[/quote]

Claudinei, não diria que o MBT é um defeito. Caso fosse, bastaria utilizar garrafas escuras.
Eu já gosto do aroma produzido pelo MBT.
Mais
14 anos 3 meses atrás #23537 por Claudinei  
Marcelo, então nesse caso a minha session beer é... perfeita! :woohoo:
Mais
14 anos 3 meses atrás #23538 por Claudinei  
Falando sério, eu opto pelas latas porque são mais fáceis de transportar e descartar (amassadas ocupam pouco espaço, já que eu bebo pouquinho :woohoo:), e de quebra ainda previne este fator de exposição a luz. Após abrir a lata e despejar no copo, noto um certo aroma "herbal" (lembra grama, talvez). Se isso é aroma de lúpulo, não sei dizer. Mas eu gosto.
Mais
11 anos 7 meses atrás #49714 por Luis Rogerio Moraes
Sr(a)s,
Conheci este site recentemente e por acaso cai neste tópico. Realmente essa discussão toda é uma aula.
Mas tenho que comentar um ponto.
Além de se mostrar um profundo conhecedor da matéria, Mestre Marcussi me impressionou também pela paciência e atenção com que ele respondeu todos os questionamentos. Parabéns e obrigado pela aula. :cheer:
Tempo para a criação da página:0.645 segundos