Qual o gosto de lupulo?e de malte?

Mais
14 anos 9 meses atrás #16492 por Milu Lessa
Mauro Renzi Ferreira escreveu:

Depende do estilo.

Existem até cervejas sem carbonatação nenhuma.

Tipo a Guinness! :laugh: :laugh: :laugh:
Mais
14 anos 9 meses atrás #16506 por Alexandre Almeida Marcussi
Heitor . escreveu:

Então são os ésteres liberados pelas leveduras que dão os aromas e sabores fora do padrão malte/lúpulo? Quero dizer, os toques frutados que algumas cervejas possuem são graças as leveduras?

Resposta curta e inexata: sim.

Resposta mais longa e precisa: nem sempre. Existem vários compostos aromáticos que não derivam nem do malte e nem do lúpulo, e são chamados de aromas secundários e terciários. Os ésteres são um subgrupo dentro desses aromas. Outros grupos importantes incluem os ácidos, os fenóis, os álcoois superiores e os compostos animais, todos produzidos pelas leveduras. Os aromas terciários são os aromas advindos da maturação e do envelhecimento, como os aromas ligados à autólise e à oxidação da cerveja.

Toques frutados podem advir dos ésteres, mas também podem se originar dos lúpulos aromáticos e até mesmo dos maltes! Os ésteres são substâncias usadas como aromatizantes artificiais de frutas na indústria alimentícia, então é comum que eles remetam a uma sensação de "gosto de bala". Em geral são mais adocicados. Algumas variedades de lúpulo exibem aromas cítricos lembrando tangerina, grapefruit e até frutas vermelhas e maracujá. E os maltes do tipo "caramelo" (que são obtidos pela germinação da cevada em água quente) podem ter toques levemente frutados de uvas passas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 9 meses atrás #16509 por Milu Lessa
Alexandre Marcussi escreveu:

Heitor . escreveu:

Então são os ésteres liberados pelas leveduras que dão os aromas e sabores fora do padrão malte/lúpulo? Quero dizer, os toques frutados que algumas cervejas possuem são graças as leveduras?

Resposta curta e inexata: sim.

Resposta mais longa e precisa: nem sempre. Existem vários compostos aromáticos que não derivam nem do malte e nem do lúpulo, e são chamados de aromas secundários e terciários. Os ésteres são um subgrupo dentro desses aromas. Outros grupos importantes incluem os ácidos, os fenóis, os álcoois superiores e os compostos animais, todos produzidos pelas leveduras. Os aromas terciários são os aromas advindos da maturação e do envelhecimento, como os aromas ligados à autólise e à oxidação da cerveja.

Toques frutados podem advir dos ésteres, mas também podem se originar dos lúpulos aromáticos e até mesmo dos maltes! Os ésteres são substâncias usadas como aromatizantes artificiais de frutas na indústria alimentícia, então é comum que eles remetam a uma sensação de "gosto de bala". Em geral são mais adocicados. Algumas variedades de lúpulo exibem aromas cítricos lembrando tangerina, grapefruit e até frutas vermelhas e maracujá. E os maltes do tipo "caramelo" (que são obtidos pela germinação da cevada em água quente) podem ter toques levemente frutados de uvas passas.

Mestre Marcussi em mais uma elucidação! ;)
Mais
14 anos 9 meses atrás #16518 por Luiz Felipe Malta Fernandes
E pensar que eu achava que manjava relativamente bastante de cerveja...

Foi só começar a entrar mais aqui no site do Brejas e tentar participar do fórum que já vi que tenho muuuuuuuuuuuuita coisa para aprender... Confundia notas frutadas como decorrentes do malte e por aí vai...

Totalmente BEGINNER!
Mais
14 anos 3 meses atrás #23305 por Paulo C. Santos
Ciro Kill escreveu:

E a stella artois? tomei hoje,e achei ter um gosto um pouco mais de lupulo que malte,apesar de ambos serem suaves..
acertei?

Inclusive me agrada MUITO o lúpulo da Stella Artois e da Heineken pelo aroma e o sabor – que inclusive acho um pouco mais acentuado na S. Artois.

E continuando a falar de lagers:

Por exemplo, quando provei a Bauhaus esperava algo mais parecido com as duas primeiras, mas foi totalmente diferente. Seria porque a Bauhaus é mais maltada que lupulada ou estou viajando? (juro que não bebi tanto assim)... :unsure:

Aproveitando, o lúpulo da Heineken e da S. Artois é um tipo específico ou lúpulo é tudo igual? Porque percebo que muitas brejas, mesmo sendo bem lupuladas não tem o mesmo 'aroma' dessas duas que, repito, aprecio muitíssimo.

Tenho 2 Czechvar esperando o momento delas chegar. Pergunto, vou encontrar algo parecido mais com a Heineken/Artois ou com a Bauhaus? Ou ainda nem uma coisa nem outra porque, mesmo dentro da família lager por ser uma Pilsner a Czechvar seria um tanto diferente das Premium Lager que citei?

Ah... dúvidas... :laugh:
Mais
14 anos 3 meses atrás #23405 por Alexandre Almeida Marcussi
Paulo, vou tentar esclarecer um pouco para vc. Existem diversas variedades de lúpulo, algumas mais indicadas para conferir amargor à breja, e outras mais indicadas para aroma. Falando de forma geral, elas podem ser agrupados em algumas principais "famílias", como a dos "lúpulos nobres" (cultivados na Alemanha e Boêmia), os ingleses e os norte-americanos. Mesmo dentro dessas famílias, cada variedade tem suas características próprias e seus aromas distintos. Para piorar, nem sempre duas cervejas feitas com a mesma variedade terão o mesmo aroma, tudo depende de como o lúpulo é empregado na receita e que características dele serão ressaltadas. Não é nada fácil reconhecer a variedade de lúpulo empregada na receita só pelo aroma, embora seja sempre possível "arriscar" baseando-se nas características mais comuns de cada família.

Agora, estou desconfiado de uma coisa aí. Tanto a Heineken quanto a Stella Artois têm um certo composto aromático em comum chamado 3-metil-2-buteno-1-tiol (conhecido pela sigla MBT ou pelas denominações "skunky" e "lighstruck"). Esse composto tem um aroma bem específico, que é talvez o que te agrada nessas duas cervejas. Não é aroma de lúpulo: o MBT deriva de uma reação entre os ácidos-iso-alfa (esses sim, derivados do lúpulo) e a luz. Por isso, é muito comum em cervejas envasadas em garrafas de vidro verde e transparente, que não oferecem proteção contra a luz.

Para tirar a teima, Paulo, faça o seguinte: pegue uma versão em lata e uma em garrafa, tanto da Heineken quanto da Stella Artois. Deixe todas expostas à luz solar por, digamos, uma hora. Depois refrigere normalmente, abra a garrafa e a lata e compare os aromas. Se o que vc gosta realmente for o MBT, ele não deverá estar presente nas latas, pois elas não deixam passar nenhuma luz e impedem a formação do MBT, e deverá estar presente nas garrafas.

Nesse caso, procure por outras cervejas de garrafa verde ou transparente, que deverão agradar seu gosto. Algumas usam extratos quimicamente tratados de lúpulo, que foram imunizados contra o MBT (por exemplo, a Skol Beats), mas a maioria, não.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.426 segundos