- Postagens: 377
- Obrigados Recebidos: 33
Luan Ferre escreveu: A Colorado é provavelmente, falando em tamanho e quantidade produzida, a maior artesanal do país, e já tem quase 20 anos.
Burrito Ortega escreveu: boa discussão essa, vários pontos de vista válidos mesmo que as vezes conflitantes.
Eu não vejo o tipo de envase como entrave ou solução, apesar de considerar válidas as opinioes expostas aqui. No caso da lata, não seria o caso de uma associação/união entre as cervejarias na compra de insumos, latas e afins, ao invés de blablabla sobre cultura cervejeira? barril entra na questão da venda focada num perímetro proximo à da cervejaria (esse me parece um caminho obvio, dado o tamanho do país e deficiencia logistica do mesmo), de um modo geral. concordo com a necessidade de uma regionalização de mercado, até q se tenha condições de expandir com qualidade e preço aceitável.
mas, se eu fosse apontar o entrave nessa historia toda, apontaria a mentalidade tacanha das cervejarias. Apontaria esta zona de conforto em q estao essas empresas, que tem venda garantida para toda sua produção, tem sua fatia garantida por um preço acima do justo. Pq nao investir pesado? buscar financiamentos, investidores, planos de gestao agressivos? ninguem quer preços de kaiser, mas de eisenbahn. preço de eisenbahn numa lata de seasons, colorado, bodebrown...
alguem, em algum momento fara este movimento, aumentando a produção consistentemente, diminuindo margens e assumindo a dianteira do mercado artesanal brasileiro. depois a manada, sendo obrigada a tal, buscara se ajustar.
enquanto o mercado se basear em factoides e blogueiros, veremos esse cartelzinho maroto rindo serelepe. quando o mercado amadurecer e virar mercado, seguindo regras de mercado, teremos dias melhores. hoje prefiro comprar cerveja gringa...
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados