Preço por Litro

Mais
11 anos 9 meses atrás #46003 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Preço por Litro

Pedro Fraga escreveu: E que os intermediários e revendedores tenham margens de lucro inferiores.

Mas esse é justamente o ponto. Os impostos pra produtos exportados são bem menores que os impostos pra venda interna e o imposto de importação lá deve ser uns 5%. Em compensação tem o frete pra lá, todo o custo de abertura de um novo mercado e provavelmente mais intermediários entre a cervejaria e as lojas de lá. Vamos dizer que um compense o outro ou pelo menos chegue perto.

Mas por que os intermediários e revendedores (e mesmo a própria cervejaria) tem margens de lucro inferiores lá?

O custo do capital aqui é obviamente mais caro, então faz sentido as margens dos revendedores e da parte internacional dos intermediários serem menores lá. Já a cervejaria é a mesma.

A questão é: Essas diferenças respondem por um produto chegar lá por menos da metade do preço? Ou muita gente envolvida com o mundo cervejeiro aqui no Brasil ta ganhando mais do que devia?

Eu fazendo contas superficiais por aqui não vejo como uma a Vixnu e a Guanabara/Ithaca chegam lá por 10 dólares enquanto uma custa aqui 20 reais e a outra 40. Nesse caso a Vixnu é a única que quase faz algum sentido - tanto 20 aqui quanto lá. Pondo os impostos de venda americanos de 8~12% chegamos em algo quase aceitável.
Mais
11 anos 9 meses atrás #46023 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Preço por Litro
Então, a questão é que lá uma margem de lucro de 15-30% em cima de uma revenda/distribuição parece normal, enquanto no Brasil empresário está acostumado com margens BEM superiores.

Não sei se é isso, também acho a diferença de preço da Ithaca/Guanabara meio bizarra demais ...
Mais
11 anos 9 meses atrás #46048 por Izaias C moreira
Respondido por Izaias C moreira no tópico Preço por Litro
Deixa os chineses aprenderem fazer cervejas saborosas e de qualidade que os preços vao ficar mais em conta, rsrs!
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #46058 por Rafael Sousa
Respondido por Rafael Sousa no tópico Preço por Litro

Paul K escreveu:

Pedro Fraga escreveu: E que os intermediários e revendedores tenham margens de lucro inferiores.

O custo do capital aqui é obviamente mais caro, então faz sentido as margens dos revendedores e da parte internacional dos intermediários serem menores lá. Já a cervejaria é a mesma.

Eu aposto minhas fichas no custo do capital também. Os juros altos fazem com que as empresas busquem margens de lucro maiores. Já nos EUA, os juros costumam ser inferiores a 1%.
Eu diria, portanto, que a despeito dos impostos, o que torna o preço das cervejas mais alto no Brasil é, também, a margem de lucro. Mas não diria que nossos empresários são mais gananciosos, apenas que nossas condições econômicas exigem isso.
Além dos impostos e da margem de lucro, a quantidade demandada de cervejas nacionais deve ter aumentado mais que a capacidade de produção das cervejarias. O que também pode estar contribuindo para essa subida nos preços.
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Rafael Sousa.
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #46061 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Preço por Litro

Rafael Sousa escreveu: Eu aposto minhas fichas no custo do capital também. Os juros altos fazem com que as empresas busquem margens de lucro maiores. Já nos EUA, os juros costumam ser inferiores a 1%.
Eu diria, portanto, que a despeito dos impostos, o que torna o preço das cervejas mais alto no Brasil é, também, a margem de lucro. Mas não diria que nossos empresários são mais gananciosos, apenas que nossas condições econômicas exigem isso.
Além dos impostos e da margem de lucro, a quantidade demandada de cervejas nacionais deve ter aumentado mais que a capacidade de produção das cervejarias. O que também pode estar contribuindo para essa subida nos preços.

Acho que é um pouco de tudo. A ganância é mesma obviamente, se pudessem todos ganhariam muito mais que agora. E é claro que devido as condições tributárias/trabalhistas/econômicas no Brasil o empresário tem que ter uma margem de lucro maior pra conseguir sobreviver. Entretanto, eu acho que os preços ainda podem baixar muito, sem deixar ninguém sem "comida na mesa", se as pessoas não aceitarem mais pagar o que pagam.

Se você ver nos últimos anos os preços de cervejas estrangeiras já baixaram bastante, mesmo com o aumento da demanda. Já as nacionais parecem que tão seguindo um caminho contrário. Cada lançamento parece mais caro que o anterior. A demanda por elas realmente saiu do quase zero pra o que ta agora, então você tem razão. Mas pra mudar isso ou a oferta aumenta muito, com mais e mais cervejarias abrindo pra compensar, ou a gente passa a "votar com o nosso real" e deixa de pagar mais do que achamos justos.
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Paul K.
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #46067 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Preço por Litro
No caso dessa crescente nos preços das nacionais, acho que é por conta do pequeno porte das micros nacionais. Lembrando que nessa cadeia toda, quem tira menos por garrafa é o próprio fabricante, que para praticar preços menores precisaria vender maiores quantidades.

Soma isso a percepção de que o o mercado brasileiro consegue absorver cervejas 'de luxo' com altos preços e se concluiu que é melhor produzir 5000 garrafas que são vendidas a 50 reais cada do que 50000 que são vendidas a 10.

Um bom exemplo contrário é a Bamberg, que mantém lançamentos frequentes de cervejas de baixo/médio custo, cervejas 'básicas' mas com muita qualidade.

Camila,Camila na pressão, a 8,90 o meio litro no EAP,é uma prova disso.

Aliás, o futuro do mercado no Brasil - para que ele se amplie e se solidifique de fato - está em venda de barril.
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Pedro Fraga.
Tempo para a criação da página:0.447 segundos