Coleção Folha O Mundo da Cerveja

Mais
12 anos 2 meses atrás #41853 por Carolina Cruz

Clésio Gomes Mariano escreveu: Não é questão de ingenuidade e sim de conhecimento/experiência na área. Eu não vi nada de errado no site e te garanto que de ingênuo tenho bem pouco, se ainda tiver algo. Conta para nós o que você percebeu, assim todos poderemos ponderar essas considerações e julgar por nós mesmos.

Aqui, na parte pública do fórum, não vai acontecer. Primeiro porque, por enquanto, eu estou falando de desconfianças. Ou seja, até por questões jurídicas, não convém publicar. Segundo, pelo que já expus: realmente quero mais é ver esse pessoal tão cheio de si ser feito de otário. As minhas considerações não vão impedir que nada seja publicado. O que elas podem evitar é que algumas pessoas levem gato por lebre. Não, não estou falando dos erros da descrição. Mas sim, foram eles que acionaram o primeiro gatilho e me fizeram ir atrás do resto.

Com relação a ingenuidade, posso te dizer que rolou muito disso neste tópico. É só ler as justificativas para não se criticar uma publicação cervejeira. Uma amiga minha, sem nenhum conhecimento do mercado editorial, me mandou um e-mail levantando exatamente uma das possibilidades que eu levantei. E ela sequer percebeu os erros nas descrições! Mas, talvez por não estar tão envolvida com a "cultura cervejeira", percebeu o suficiente para ficar com o pé atrás. Acho que, para começar, as pessoas podem fazer um esforço e lembrar que existem outros aspectos além da "cultura cervejeira" na publicação de obras.

Eu sinceramente já estou começando a me arrepender de ter conversado a respeito disso com quem conversei. Não que essas pessoas tenham feito algo de errado. Só acho que, agora, tá bem difícil confiar no pessoal daqui. Imagino que, para alguém pegar o que eu falei e me causar problemas, não custa muito. Eu acho que logo mais aparece alguém em quem o pessoal confia e fala o que eu tô pensando.

De qualquer forma, não há tanto com que se preocupar. Primeiro, porque eu posso nem estar certa. Segundo porque, mesmo que eu esteja, é só uma coleção de livros. É só uma questão intelectual e financeira. Ninguém corre risco de morte por acabar comprando. Então não me sinto compelida a colaborar, sabendo que isso pode me prejudicar. Eu é que achei que, da mesma forma que o pessoal critica e questiona cervejas e cervejaria, também houvesse interesse em tratar publicações de forma menos superficial.
Mais
12 anos 2 meses atrás #41854 por Claudinei  
Carolina, relaxe. Isso aqui é só um fórum de discussão sobre cervejas, não precisa virar um ambiente pesado envolto numa "guerra retórica". Você foi provocada, deu sua resposta (e que resposta!), e agora bola pra frente. Pelo menos pra mim, você não precisa ter que provar nada, nem conhecimento ou o que quer que seja, só pelo fato de ser mulher ou novata no fórum. São bem poucas as mulheres por aqui, infelizmente. Tem a Milu, que também conhece bastante de cerveja, mas está meio sumida daqui...
Mais
12 anos 2 meses atrás #41855 por Fernando M Pacheco

Carolina Cruz escreveu: Eu sinceramente já estou começando a me arrepender de ter conversado a respeito disso com quem conversei. Não que essas pessoas tenham feito algo de errado. Só acho que, agora, tá bem difícil confiar no pessoal daqui. Imagino que, para alguém pegar o que eu falei e me causar problemas, não custa muito. Eu acho que logo mais aparece alguém em quem o pessoal confia e fala o que eu tô pensando.

Pode ficar tranquila. Eu, por exemplo, já causei muito nesse fórum e nada me aconteceu. Não fui processado nem agredido (ok, ameaças até rolaram).

Mas de maneira geral, fiquei com a impressão que o clima esquentou nesse tópico porque o pessoal está se levando a sério demais, de ambas as partes.

Sobre a coleção da Folha, sugiro que façamos um wiki para correções da publicação, como já fizeram no caso do Oxford Companion to Beer.( ocbeercommentary.wikispaces.com/ )
Até porque ainda estou para ver uma publicação desse tipo sem um monte de erros.
Mais
12 anos 2 meses atrás #41856 por Carolina Cruz

Claudinei   escreveu: Carolina, relaxe. Isso aqui é só um fórum de discussão sobre cervejas, não precisa virar um ambiente pesado envolto numa "guerra retórica". Você foi provocada, deu sua resposta (e que resposta!), e agora bola pra frente. Pelo menos pra mim, você não precisa ter que provar nada, nem conhecimento ou o que quer que seja, só pelo fato de ser mulher ou novata no fórum. São bem poucas as mulheres por aqui, infelizmente. Tem a Milu, que também conhece bastante de cerveja, mas está meio sumida daqui...

Entendo e acredito no que você diz. Meu intuito inicial neste tópico era conversar sobre um dos assuntos que eu mais gosto e conheço no universo cervejeiro: publicações. Mudei o foco porque virei o foco.

O que era um problema com uma única pessoa, tomou essa proporção toda, já que praticamente todo mundo aqui se meteu e se posicionou de forma assustadoramente parcial. E ninguém precisava nem ter se posicionado, sabe?

Então, eu sei que é chato assistir ao debate de detalhes, mas tá todo mundo participando, né? Tá todo mundo cansado, mas todo mundo continua. E eu estou sozinha nesta situação. Não há muito mais que eu possa fazer a não ser responder e me defender.
Mais
12 anos 2 meses atrás #41857 por Thiago CS
Respondido por Thiago CS no tópico Coleção Folha O Mundo da Cerveja
Tomarei uma Tripel Karmeliet em homenagem à harmonia do fórum! ;)
Mais
12 anos 2 meses atrás #41858 por Gustavo Guedes

Thiago CS escreveu: Tomarei uma Tripel Karmeliet em homenagem à harmonia do fórum! ;)

um brinde à harmonia da casa!

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Tempo para a criação da página:0.452 segundos