Comercial da Heineken gera polêmica

Mais
10 anos 7 meses atrás - 10 anos 7 meses atrás #54843 por Gustavo Guedes
comercial está gerando polêmicas, sendo taxado de machista e sexista.

www.metro1.com.br/machismo-heineken-lanc...8-47290,noticia.html

O que vocês acham? Eu acho que a patrulha do politicamente correto tá pegando pesado demais, viva o bom humor!

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Ultima edição: 10 anos 7 meses atrás por Gustavo Guedes.
Mais
10 anos 7 meses atrás #54844 por Diego Maciel
Também não achei nada demais. Mostrei pra minha esposa e ela achou engraçado..
Mais
10 anos 7 meses atrás #54845 por Odimi Toge
Não ligo pra futebol. Me senti ofendido por não incluírem sapatos masculinos na promoção!!!
Mais
10 anos 7 meses atrás - 10 anos 7 meses atrás #54847 por Odimi Toge
Falando sério agora. Não achei a propaganda ofensiva, mas compreendo quem se sentiu ofendido. O marketing e também o humor costumam mesmo trabalhar com estereótipos e isso é a coisa mais comum. Alguns exemplos:

Produto de limpeza - dona de casa
Perfumes rebuscados - executivos
Tênis - atletas
Jóias - mulheres
Leite - crianças

Outros mais escrachados:

Paulista - apressado
Carioca - malandro
Mineiro - come quieto
Baiano - preguiçoso
Gaucho - viado
Corintiano - bandido
Palmeiras - porco
São Paulo - viado
Pastor - ladrão
Padre - pedófilo

E por aí vai.

Logo,

homem - futebol - cerveja - bunda VS. mulher - novela - compras - sapatos

Não concordo com julgamentos, mas entendo a utilização social de estereótipos. Eles fazem muitos rirem e ajudam a vender. Sou psicólogo e por isso estereotipado de louco. Não ligo, mas há quem ligue. Seria bom se a sociedade deixasse de utilizá-los? Acho que sim. Por outro lado eles acabam sendo "úteis" em alguns contextos, dando conta de estabelecer um conhecimento heurístico que às vezes acerta ( na maioria das vezes erra) frente a impossibilidade de se obter impressões mais aprofundadas do sujeito/objeto.
Ultima edição: 10 anos 7 meses atrás por Odimi Toge.
Mais
10 anos 7 meses atrás #54848 por Gustavo Guedes
Acho que as pessoas confundem a palavra "estereótipo" com "fato".

É fato notório e inegável que a maioria das mulheres não gosta/ odeia futebol. Isso não precisa ser gênio pra inferir, nem precisa de pesquisa de marketing. E aposto que essas mulheres prefeririam mil vezes comprar sapatos a ter que assistir a um jogo.

Aí vem o marketing da Heineken e se apropria de um fato da nossa sociedade ocidental que não diminui ninguém ( não gostar de futebol diminui alguém?) E as pessoas reagem como se fosse um crime.

Se tivesse colocado a mulher em situação vexatória, eu entenderia.

Eu não entendo essa patrulha do politicamente correto. Querem um mundo bege, cheio de coelhinhos e carneirinhos onde todos são iguais e não há espaço para irreverência? Eu não quero esse mundo

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
10 anos 7 meses atrás - 10 anos 7 meses atrás #54849 por Odimi Toge

Gustavo Guedes escreveu: Acho que as pessoas confundem a palavra "estereótipo" com "fato".

É fato notório e inegável que a maioria das mulheres não gosta/ odeia futebol.

Exatamente por ser a "maioria" e não " todas" as mulheres que isso se enquadra como estereótipo e não fato.

Agora, concordo com você quanto tratar-se de um fato que a maioria das mulheres não gosta de futebol. O comercial assim tem como publico alvo apenas as mulheres que se enquadram nesta categoria (estereótipo) deixando de lado as que gostam. Indiretamente o comercial também não tem como público alvo homens pertencentes a categoria dos que não gostam de futebol (fora do estereótipo) e por isso ficarão excluídos tanto do jogo quanto da oportunidade de eventualmente encontrar um sapato bacana na tal promoção.
Ultima edição: 10 anos 7 meses atrás por Odimi Toge.
Tempo para a criação da página:0.470 segundos