Banner da Skol no Brejas?

Mais
14 anos 11 meses atrás #23610 por Alexandre Almeida Marcussi
É sempre bom conversar sobre temas polêmicos com pessoas dispostas a discutir e argumentar. Milu, vc coloca pontos importantes que esclarecem seu ponto de vista. Vou tentar responder a alguns dos seus comentários, menos para refutá-los e mais para dar continuidade à reflexão.

1. Se vc sempre faz questão de pontuar que os defeitos não são "nativos" em uma American lager de massa, então eu é que estava enganado a respeito da sua postura nesse quesito específico. Confesso que não fui ler suas avaliações e escrevi de memória.

2. Não vou tapar o sol com a peneira e dizer que as American lagers industriais não apresentam defeitos com maior frequência do que as boas cervejas artesanais (sendo que há exceções de ambos os lados). Afinal, de contas, a fim de serem cervejas baratas com distribuição em larga escala, elas passam por uma aceleração do processo produtivo e, como sabemos, isso aumenta a chance de que sobrem defeitos (já que um dos papeis da maturação é atenuar esses problemas). Por isso mesmo, por outro lado, as grandes companhias têm paineis de degustadores com critérios bem rígidos para minimizar os danos de um tanque de maturação que apresente problemas sérios. O controle sensorial é mais estruturado numa macro do que na maior parte das micros, e isso porque ele precisa sê-lo. Para piorar o assunto, ainda tem a cadeia de distribuição das macros, que precisa ser em escala maior e que está mais sujeita a percalços, que, no caso de cervejas tão delicadas, prejudicam o produto com muito mais força.

Ou seja, sim, as industriais apresentam problemas frequentes, eu sei disso. Seja por conta do processo produtivo, seja por conta da distribuição. Mas não é verdade que elas estão sempre zoadas. Minha experiência me diz que uma cerveja "pilsen" comprada em bares de alta rotatividade tem mais chances de estar fresquinha do que uma comprada em supermercados, mas pode ser só impressão. Ultimamente venho tomando umas Bohemias (sim, tenho esse vício terrível) e umas Brahma Extra que têm se mostrado muito boas, compradas em mercado. Mas tem vez que vem ruim, não nego. Mas, bom, como eu disse, peguei defeitos sérios em 66% das Lust Prestige que bebi, então também isso é relativo.

3. O que me leva à terceira questão: tem American lager ruim? Sim, é aquela que não tem as características do estilo: não é leve, não é sensorialmente neutra, não refresca, não serve para ser bebida em quantidade. Concordo com vc que a maioria das artesanais (Colorado, Baden, Eisenbahn, Bamberg) costuma apresentar mais consistência e, portanto, mais qualidade, do que a maioria das industriais. Mas também custam, em média, 3 vezes mais. E, mesmo assim, tem algumas industriais que eu ainda prefiro a algumas artesanais (considerando todas elas em boa forma, sem problemas de acondicionamento). Isso é normal, porque as artesanais apresentam mais informação sensorial e, por isso, arriscam-se a agradar menos paladares. Sempre vai ter aquela que não bate tanto com o seu.

Mas aí, quando botamos as artesanais, estamos falando de premium American lager. Mesmo nas suas versões industriais, elas já costumam apresentar não apenas mais personalidade como também mais consistência, o que poderia nos levar a classificá-las como "melhores". Claro que isso se reflete no preço: elas já não são opções tão boas para o churrascão com a galera. A denominação "permium" já indica que as cervejarias as consideram produtos de alguma forma "melhores".

4. Eu tenho a impressão de que pode ser interessante deixar de encarar essa questão sob a ótica do "melhor" x "pior" (que deixa a visão bitolada e gera algumas distorções) e passar a encará-la a partir do que cada cerveja se propõe a fazer. As American lagers industriais se propõem a serem cervejas baratas, com ampla disponibilidade, refrescantes, de consumo em alto volume e de perfil sensorial neutro, para terem baixa rejeição. Elas conseguem cumprir esse objetivo? Eu diria que a maioria consegue. E isso não é tão fácil de se fazer quanto parece. É um papel importante esse que elas cumprem? Eu considero que sim. Sob esse ponto de vista, elas possuem qualidade enquanto produtos inseridos numa proposta, não existe nenhum outro tipo de cerveja que consegue fazer a mesma coisa e simplesmente substituí-las sem nenhuma perda. Nunca uma cerveja artesanal com produção mais dispendiosa, distribuição controlada e personalidade sensorial conseguirá cumprir esse papel e ter esse tipo de penetração de mercado. A gente quer cerveja artesanal barata, mas não dá para esperar que cervejas com processos produtivos mais elaborados custem o mesmo e estejam disponíveis na mesma escala que produtos mais baratos e rápidos de se produzir.

Isso implica, sim, uma certa perda de potencial sensorial, mas é como esperar que o pão de forma da Pullman consiga ser tão saboroso quanto o pão australiano do Outback, saca? Por isso vc vai dizer que o pão de forma da Pullman é um lixo de pão? Não, ele é correto. Sem muita graça, talvez, sem muitos encantos, mas um produto correto e com qualidade. Essa é a forma como eu encaro a situação e a partir da qual eu acho que as industriais podem ser cervejas adequadas e gratificantes nos contextos para os quais elas são produzidas. E podem ser encaradas como produtos que possuem, sim, um padrão de qualidade - talvez não a qualidade que algumas pessoas valorizam, mas qualidades importantes em muitos aspectos.

Por isso eu insisto em deixar um pouco de lado o fetiche do "melhor" e "pior" ao beber e avaliar essas cervejas. Aliás, acho que muita coisa em relação ao mundo das cervejas (não só as industriais) se tornou mais fácil e gratificante para mim a partir do momento em que eu abdiquei, de coração, da busca de querer saber qual cerveja era "melhor" e qual era "pior".

Isso já ficou mais longo do que eu gostaria, mas é que essa discussão está bastante boa. Faço um apelo aos confrades que, pelo menos, considerem com carinho todas as posições expressadas neste tópico, acho que todos nós e a cultura cervejeira nacional como um todo ganhamos com isso.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 11 meses atrás #23675 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Banner da Skol no Brejas?
Young master, juro que refleti bastante sobre o que vc disse e em alguns casos vc até me fez perceber coisas insuspeitas e reconsiderar algumas das minhas idéias/posturas, mas não podemos continuar essa discussão ao vivo? Não agüento mais digitar! :laugh: :laugh: :laugh:
Mais
14 anos 11 meses atrás #23676 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Banner da Skol no Brejas?
e eu naum aguento mais ler huahuahauhauah
Mais
14 anos 11 meses atrás #23705 por Alexandre Almeida Marcussi
Milu Lessa escreveu:

não podemos continuar essa discussão ao vivo? Não agüento mais digitar! :laugh: :laugh: :laugh:

De preferência, com um(ns) casco(s) de Bohemia na mesa! ;)

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 11 meses atrás - 14 anos 11 meses atrás #23713 por MARCELO RICARDO MONICH
Milu e Marcussi, li todo os textos e ainda não está clara a posição de vocês sobre o assunto. Podemos voltar e discutir novamente? (brincadeirinha). :woohoo: :woohoo: :woohoo:

Acredito que esse seja o objetivo do fórum.
Ler, interpretar de espírito desarmado (porque nem sempre o que nós lemos é o que foi realmente escrito), discordar e aceitar que nem todos gostam do que eu gosto.

Se todos gostassem só de whisky o que seria da cerveja??

Viva a diversidade cervejeira.

Um abraço e excelente cervejas a todos.
Ultima edição: 14 anos 11 meses atrás por MARCELO RICARDO MONICH.
Mais
14 anos 11 meses atrás - 14 anos 11 meses atrás #23716 por Lucas F. Zurwellen
Caraca meu, nunca mais eu crio um tópico desses. Depois alguém morre de tanto ler e escrever e a culpa vai ser minha!

Parei de ler já há algumas páginas, e vi a anterior e não animei em nada pra voltar a ler, rs.

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Ultima edição: 14 anos 11 meses atrás por Lucas F. Zurwellen.
Tempo para a criação da página:0.436 segundos