Eventos e Cursos

2º Encontro do Brejas

Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #3969 por Alexandre Almeida Marcussi
Cara, andei fuçando o site d'A Turma para ver os preços dos maltes e lúpulos. Um pacote de 250g de malte sai entre R$ 2,00 e R$ 3,00. Já um pacote de 40g de pellets de lúpulo sai entre R$ 10 e R$ 15. Imaginemos o seguinte cenário:

5 ou 6 tipos de malte
3 ou 4 tipos de lúpulo
Algumas especiarias (como sementes de coentro, e fico pensando se não é possível encontrar cascas de curaçao)

Digamos (meio chutando) que cada pessoa deguste em torno de 50g de cada variedade de malte. Assim sendo, um pacote "serve" 5 pessoas. O que dá mais ou menos R$ 2,50-3,00 por pessoa para todos os maltes. Quanto aos lúpulos, se optarmos pela infusão, compramos um pacote de cada variedade e fazemos alguns litros de infusão (David, quantos litros de infusão será que "rende" um pacote de 40g de pellets?). Cada participante recebe em torno de 100ml da infusão de cada variedade. Vamos contar 80 pessoas, provisoriamente: precisaríamos de 8 litros de infusão para cada variedade de lúpulo. Digamos que dá para fazer 2 litros de "chá de lúpulo" com um pacotinho, e portanto precisaríamos de uns 4 pacotes (R$ 40-60) por tipo. Todos os lúpulos saem entre R$ 150 e R$ 200, o que daria uns R$ 2-3 por pessoa. As especiarias são baratas, com R$ 5 vc compra um pacote de sementes de coentro que já serve pelo menos metade das pessoas. Conte ainda água à vontade. Fazendo assim, acho que conseguimos um preço final em torno dos R$ 6-10 por pessoa para a degustação. Eu acho bem razoável.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
15 anos 1 mês atrás #3973 por David Figueira
Respondido por David Figueira no tópico Re:2º Encontro do Brejas
Alexandre
Maltes que eu sugeriria:
Pilsen
Pale Ale
Estes dois são maltes bases, no visual vc´s vao percerver a diferença, porém macerando e comendo não.

Carahell
Caraaroma

super aromaticos

Trigo
bem diferente não tem casca

Carafa III
Super escuro

Para o chá de lúpulo, além do Turma tem a WE no RS. sugestoes:
Aroma:
Saaz
Cascade
Amarilo (esse é extremamente aromatico)

amargor:
galena
Hallertau

A infusão pode ser feita com agua fervente. Para os aromaticos NAO mais que 10 minutos de fervura. Para os de amargor podem deixar uns 30 minutos.

Para vc ter ideia de volume , em 20L de cerveja usamos tipicamente uns 50 a 60g de lupulos.

Abração
David
ps: Alexandre quando disse para trocamos "data para nao casar" evento com a Acerva so sugeri de passar nossa calendario para vc´s para nao tem sobreposição de eventos :) afinal o evento é de vc´s :) Mas se quiserem fazer algum em conjunto por nos sem problema . Mas de novo, o evento é de vc´s :)
www.acervapaulista.com.br
www.lamasbier.com.br
Mais
15 anos 1 mês atrás #3981 por Lucas F. Zurwellen
Respondido por Lucas F. Zurwellen no tópico Re:2º Encontro do Brejas
Vendo por esse lado Marcussi, vc mudou minha visão rs. Eu tinha em mente um valor muito mais alto que eu vi em outro tópico sendo comentado sobre a degustação no Frangó. Talvés tenho me enganado!

Bora organizar o segunto encontro!

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
15 anos 1 mês atrás #3982 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:2º Encontro do Brejas
Não sei se o Bar Brejas já dispõe de sulvenirs, penso que não, pois sabemos que o Maurício tem ralado bastante por lá, tanto que está meio fora do fórum, mas acredito que seja uma coisa que ele ainda planeja. Estou certo?

Pelo que conheci do perfil de cada um através do fórum e pessoalmente, posso afirmar que o pessoal gostará de quaisquer que sejam os souvenirs disponíveis. Sendo assim, fica a idéia de um possível lançamento de souvenirs do Brejas para o encontro, já que até lá o pessoal do bar estará mais tranquilo. Tenho certeza que uma grande venda de "seja lá o que for com o logo Brejas" estará garantida, os confrades comprarão aos montes, inclusive eu.

Caso até lá ainda não estiverem disponíveis, ou ainda seja algo bem mais pra frente na cabeça do pessoal do Bar Brejas, com certeza muitos de nós, ou praticamente todos, vamos querer uma camisa ou camiseta para o 2º encontro. Aí, partirá de nós "amigos forenses", bolarmos a tal camisa ou qualquer outro souvenir.

Aos advogados, perdoem-me essa dos "amigos forenses", mas ficou legal, né?
Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #3986 por Alexandre Almeida Marcussi
David, valeu mesmo pela ajuda. A seleção de maltes que vc colocou é quase igual à que eu tinha pensado, acho que vai ser bem legal.

Quanto aos lúpulos, imaginando que se usam 50-60g para 20 litros de cerveja, acho que fica bem razoável usarmos 40g para 8-10 litros de água. O aroma vai ficar mais concentrado e intenso, mas acho que a ideia é essa mesmo. Ou podemos fazer duas amostras: uma mais intensa, e uma na concentração em que esses aromas serão efetivamente sentidos na Brejas, para a pessoa comparar. Não sei.

Vou aproveitar a sua presença aqui e abusar um pouco mais da sua boa-vontade, se vc me permitir. Vc sugeriu dois lúpulos de amargor para fervura longa (Hallertau e Galena). Minha pergunta é: será possível sentir diferença de aroma nesses lúpulos ou apenas de intensidade de amargor? Se usarmos os mesmos lúpulos com fervura curta, o aroma ficará mais evidente? Porque acho que o mais importante nesse tipo de degustação é justamente o aroma, e não o amargor (pois amargor todo mundo sabe o que é - a não ser que a "sensação de amargor" seja de alguma forma diferente dependendo da variedade usada).

Sobre a coordenação dos calendários, concordo com vc. Por enquanto, pelo menos, vamos evitar conflitos de datas. O Chico inclusive me disse que o pessoal do Lamas não participaria do I Encontro do Brejas em grande parte por causa de um outro evento da Acerca na mesma data. Vamos evitar isso. Depois, no futuro, podemos tentar combinar um evento conjunto se todo mundo topar.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
15 anos 1 mês atrás #4001 por David Figueira
Respondido por David Figueira no tópico Re:2º Encontro do Brejas
A duvida do lupulo, vc esta certo. So um pra amargor vc ja vai notar. Como o Hallertau é mais famosinho. Fique com esse :)

Pois é...no dia do encontro, estavamos na Colorado fazendo uma leva de Indica com eles.

Abraços e estamos as ordens
David
www.acervapaulista.com.br
www.lamasbier.com.br
Tempo para a criação da página:0.474 segundos