Então acho que já dá para riscar a Schornstein pelo menos desse segundo encontro. Como pudemos perceber pelo I Encontro, o pessoal começou a chegar mesmo lá pelas 18:00h-19:00h, e isso porque era em São Paulo. Contando o tempo da viagem, talvez o pessoal chegue ainda mais tarde em Campinas. Um chope que fosse servido apenas antes das 18:00h acabaria sendo uma coisa meio sem-graça nesse esquema (minha opinião), porque muita gente não poderia beber ou, no máximo, daria tempo de beber um copo.
Acho que podemos tentar cerrar fogo na degustação de ingredientes como "atração" desse segundo encontro. Se o Bar Brejas não fornecer, podemos tentar nos associar à Acerva para conseguir as matérias-primas, ou mesmo fazer uma compra com antecedência com a Turma e rachar os custos no evento. Alguém chuta qual seria uma boa quantidade para disponibilizar por pessoa para a degustação? Andei dando uma olhada no site da Turma e vi que a variedade de lúpulos é restrita, então temos que fazer uma seleção tendo em vista isso. Os maltes são mais fáceis de obter. Eles vendem os maltes em pacotes de 250g e os lúpulos em pacotes de 40g (imagino que sejam pellets).
Para os lúpulos, eu havia sugerido (seguindo o Mosher) Saaz, Hallerteuer, Kent Goldings e Cascade, mas vi no site da Turma que Kent Golding e Cascade não estão disponíveis. Podemos ver se conseguimos isso com outras fontes (pessoal da Acerva, socorro!!, onde conseguimos isso?), ou então selecionar outras variedades. Acho que seria legal pegar pelo menos uma variedade de "lúpulo nobre" continental (A Turma tem Saaz e Hallertauer Tradition, que para mim estão ótimos) e uma variedade inglesa que puxasse para as características frutadas ou de menta (qual?). No mundo ideal, acho que teríamos uma amostra com características bem condimentadas, uma com características mais cítricas/herbais, uma mais cítrica/frutada e eventualmente uma mais floral. Styrian Goldings, puxando para o cítrico e herbal, é uma opção clássica. De repente um Mt. Hood para aroma floral (estou pensando dentro das opções da Turma). Assim sendo, talvez possamos pensar em: Saaz, Hallertauer Tradition, Mt. Hood e Styrian Goldings. Como não faço cerveja, estou usando como referência
esta página sobre variedades de lúpulo
.
Para os maltes, acho que o malte pilsen seria obrigatório, e aí poderíamos incluir um malte caramelo ou vienna, malte munique, uns dois cristal e um ou dois torrados.
Sugestões dos cervejeiros caseiros???