noticiascervejeiras.blogspot.com/2011/11...cerveja-sao-uma.html
Deem uma lida no texto acima e reflitam. Os rankings como o do Brejas realmente não servem para dizer se uma cerveja é melhor que a outra. Gosto pessoal é muito subjetivo e ninguém aqui (me incluo no montante) avalia corretamente as cervejas dentro do estilo, senão as standard american lagers teriam notas beem mais altas.
A Função de avaliar cervejas serve, na minha opinião, para quem as avalia. Serve para termos o controle sensorial de cada rotulo quando os degustamos. Se outras pessoas lerem e tirarem algo de positivo das avaliaçoes, ótimo, mas serve mais mesmo como um ranking pessoal.
Também não gosto das avaliações em branco, mas apaga-las não vai fazer diferença nenhuma pra mim, pra voces ou pro Brejas (mesmo porque não vamos nos basear nas avaliaçoes de outras pessoas para escolher ou não tomar cerveja X ou cerveja Y, e sim em nossa própria curiosidade, vontade ou condição financeira).
Temos também que parar com essa competiçãozinha infladora de egos de quem é analista top 10, top 20 ou top 50. O ranking é baseado somente e exclusivamente em numero de avaliações, e não traduz quem sabe mais ou sabe menos de cerveja. Passar em uma prova de degustação como a do BJCP ou de Beersommelier que sim diz alguma coisa sobre a capacidade de cada um avaliar e achar defeitos na bebida.
Demorou para eu me acostumar com essa idéia, mas no final do dia a função primordial do Brejas é divulgar a variedade de cervejas e propagar cultura cervejeira. Ninguém é dono da verdade e ninguém é melhor do que ninguém.