Os "cervochatos"

Mais
15 anos 3 meses atrás #962 por Fábio Mezzomo
Respondido por Fábio Mezzomo no tópico Re:Os "cervochatos"
Vou comentar só para constar mesmo, por que já falaram tudo.

Eu também evito discutir quando estão falando que a Brahma é melhor disparado que a Skol, enfim. Também bebo cervejas "normais" com meus amigos sem problemas, mas claro que a preferência é para as ditas especiais.

Tenho um amigo que sequer bebia cerveja, hoje ele já pede para tomar cerveja de qualidade. No dia de St. Patrick fizemos uma janta no meu ap com várias cervejas diferentes para mostrar para eles, foi bem interessante, por que dentre todos, dois acabaram se interessando, e isto é bom. Mesmo que como falado, eu também não quero ficar "pregando" para que as pessoas mudem seu gosto.
Mais
15 anos 3 meses atrás #965 por Francisco Paulo Rouxinol
Respondido por Francisco Paulo Rouxinol no tópico Re:Os "cervochatos"
Eu acho que, quando começamos a saber um pouco melhor sobre um determinado assunto, normalmente nos tornamos um pouco intransigentes - as vezes "cervochatos" - com os outros.
Saber como se comportar nesses momentos, muitas vezes requer um pouco de experiencia nossa.
Não quero me tornar aquilo que mais abomino.

Para mim, uma das melhores coisas em comer e beber bem está em compartilhar isto com os amigos. Muitas vezes a comida e a bebida são meros acompanhamentos para uma comemoração.
Compartilhar uma boa comida e bebida (uma boa cerveja) neste momento, para mim, só torna o momento melhor.

abs
CPaulo
www.lamasbier.com.br
Mais
15 anos 3 meses atrás #970 por Alexandre Almeida Marcussi
Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Os
Jean Benetti escreveu:

Aí eu dou uma de "cervochato" mesmo, começando a dizer que a melhor das piores é a Heineken

Mas aí já cai no campo da opinião pessoal, né, Jean? Eu, por exemplo, não acho a Heineken a "melhor das piores" (veja minha avaliação no ranking se quer saber o porquê). Evito sempre falar em melhor ou pior, tento só ressaltar que existem cervejas com perfis e características diferentes, para pessoas com gostos diferentes. Quem está atrás de coisas novas entende o recado, e começa a querer conhecer a maior quantidade possível de estilos. Isso é positivo porque não fomenta fundamentalismos. A Heineken agrada quem procura uma lager clara mais amarga, eventualmente com toques mais frutados; mas não vai agradar todo mundo. Eu e minha namorada não somos fãs dela, por exemplo.

Outro dia um amigo meu começou a me perguntar sobre cervejas especiais e me disse que tinha ouvido de alguém que as cervejas alemãs são as melhores do mundo. Pô, acho isso um desserviço à cultura cervejeira. Falei que não tinha disso de a melhor ou a pior, o que tinha era estilos nacionais diferentes que agradam pessoas diferentes. O que existe, isso sim, são cervejas mais encorpadas, mais intensas, mais refrescantes, mais complexas, mais amargas, mais limpas, mais frutadas, mais adocicadas etc. Eu gosto mais das cervejas belgas que das alemãs; já minha sogra não gostou muito das belgas que tomou e só gosta das ales inglesas. Qual dos dois está mais "certo"?

Acho que quando começa a entrar em méritos como "melhor" ou "pior", começamos a nos aproximar da fronteira do cervochato, porque aí já corremos o risco de desqualificar aquele que não compartilha as nossas opiniões como se ele fosse menos sabido que nós. Por isso prefiro sempre ficar no registro das preferências - o que não significa que as cervejas sejam todas iguais. Não acho que ser cervochato é falar que essa é amadeirada, essa é intensa etc. (como disse o Walcyr Carrasco); cervochato para mim é o cara que se acha melhor que os outros porque sabe dessas coisas e fica tentando roubar atenção para si, frequentemente a despeito do interesse das outras pessoas. Já vi desse tipo em mesas de bar (graças a Deus, não na minha), e é sumamente desagradável.

Comentar e discutir as cervejas que vc está bebendo é muito prazeroso, e eu gosto de fazer isso. Bom, o ranking do Brejas não passa de uma maneira de fazer isso com mais gente. Mas tento só fazê-lo junto com pessoas que também estão interessadas em entrar na brincadeira; senão eu só vou cortar o assunto que as pessoas realmente estão querendo discutir. Quando não é o caso, posso até ficar bebericando a minha artesanal, mas prefiro guardar para mim suas virtudes. Quando as pessoas perguntam, aí é outra história.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás #973 por Caio Fernando de Almeida Santos
Pior que essa cultura do cervochato é a que existe nas cervejas "normais". Refiro-me a cultura das pessoas dizerem que só bebem Brahma ou só Skol e agora a Itaipava entrou na roda também, e levam isso como ideologia de vida, quando pouca é a diferença entre as citadas. E quando alguém está bebendo Bohemia ou Heineken a pessoa já é tachada de rica e fresca(!?). E outras marcas consideradas ruins como Bavaria, Kaiser, Antarctica são desprezadas quando sequer foram provadas, apenas pela sua suposta fama. Existe chatice dos dois lados.
Mais
15 anos 3 meses atrás #978 por Anderson Martins
Respondido por Anderson Martins no tópico Re:Os "cervochatos"
Cara, esse tópico esta muito interessante!!!!

Me identifiquei com vocês e também gostaria de deixar minha opinião no sentido do “cervochato”.

Tomo de boa essas lager de massa quando estou com num churrasco com toda a galera reunida, acredito que nesse caso o que conta mais é o momento e não a cerveja em si.... Até porque depois que você já mandou a 4ª lata não há sentido que agüente.......huahuahua
Porém na minha geladeira eu não tenho, e nem por isso vou chegar no churrasco de um amigo e falar que se ele só comprou Itaipava eu não vou tomar, isso na minha opinião além de ser extremamente deselegante é também sem duvida ser um “cervochato”.

Outra faceta do “cervochato” que acho que pra maioria é a mais difícil de controlar é essa de não ficar disparando conhecimentos aos 4 ventos, quem é sabichão e metido a entender de tudo é chato em qualquer circunstancia, com a cerveja não poderia ser diferente.

Também procuro utilizar a técnica de só falar se me pedem opinião, certa vez em Monte Verde (inclusive foi no dia dessa foto do meu perfil), uma senhora na mesa ao lado da nossa queria tomar uma Malzbier e o garçon informou que não tinha, ao ver na nossa mesa onde tinha um copo da Erdinger com cerveja escura ela perguntou qual seria aquela que estávamos tomando (já que ela achou que cerveja escura era tudo igual), eu informei que era uma Erdinger e pedi licença para fazer uma sugestão, informei a ela que não acharia a doçura da malzbier numa erdinger pois na Malzbier se adiciona caramelo, como eu já havia consultado o cardapio e sabia o que tinha disponível, fiz a vez que deveria ser do garçon e indiquei o Brahma Black para ela como sendo o que mais se assemelhava ao que ela queria, ela pediu e adorou, inclusive me agradeceu depois.

Eu acredito que cerveja é como qualquer outro alimento, há quem goste de um sabor enquanto outro não curte muito, enquanto um adora cebola, outro odeia, e assim segue a vida, se eu tivesse tentado explicar pra mulher que Malzbier é porcaria, e bla, bla, bla, que cerveja de verdade é Erdinger, etc e tal, a mulher iria pagar R$15 no copo (preço que paguei) e com certeza iria ficar com a sensação de que não era bem aquilo que ela procurava...

Minha esposa por exemplo só gosta de cerveja com baixissima lupulagem, exemplo clássico Baden Baden Cristal, não adianta, Heineken então, uma vez ela pegou no meu copo pra nunca mais...rsrsrsrs, é o gosto pessoal dela, tanto é que quando estou degustando uma nova cerveja e ela pergunta como ela é, eu já lhe entrego o copo sabendo qual vai ser a percepção dela, pois já conheço seu gosto pessoal.

Deixa eu parar de escrever antes que me torne o “cervochato” do fórum.... :laugh: :laugh: :laugh:
Mais
15 anos 3 meses atrás #980 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Os "cervochatos"
pessoal ta fikando empolgado nas discussoes...hhahaha nunk vi comentarios tao grandes em outras comunidades! mas realmente é um assunto que todos curtimos.
bem, continuando a discussaao, vale lembrar sempre que qualquer tipo de conhecimento adquirido, quando usado na hora inapropriada, vai tornar a pessoa chata, arrogante, e por ai vai...
Tempo para a criação da página:0.402 segundos