Fábio (Guima) escreveu:Agora, falar que cerveja (ou qual bebida for) é isso ou aquilo de uma forma genérica é atestado de ignorância.
É possível escrever isso em letras douradas e enquadrar para distribuir nos bares, Guima?
Isso é um dos sinais mais frequentes que eu interpreto como cervochative. O mala que chega dizendo como a cerveja que ele está bebendo é "uma cerveja melhor" do que a que vc está tomando (ou que qualquer outra pessoa está tomando, que seja). Não sei quão malas são os enochatos, mas já vi cervochatos o suficiente nas mesas de certos bares mais badalados de cerveja. Saca o cara que acha que sabe tudo e que vai ensinar os amigos a separar "o certo do errado" só porque bebeu uma meia dúzia de rótulos diferentes? Se o cara falasse na primeira pessoa, como vc disse, vá lá ("eu gosto muito da Fuller's London Porter porque acho que ela combina sabores torrados, macios e mais frescos numa proporção que me agrada"); mas aí vem o cara dizer que a Fuller's London Porter é evidentemente uma cerveja muito mais gostosa do que a Guinness, e que quem bebe Guinness é um idiota deslumbrado e não sabe o que é bom. Às vezes é até constrangedor, vc ouve o cara na mesa do lado falando um monte de coisas que até vc sabe que são bobagens, e o cara se achando o rei da cocada preta.
Tenho um amigo que é "do time" dos vinhos mas gosta muito de uma boa cerveja artesanal. Inclusive, ele sempre me recebe com cervejas na geladeira; quando estive em BH para visitá-lo me levou ao Frei Tuck. Acho que uma coisa não precisa, realmente, excluir a outra. Mas ainda não cheguei a conhecer os enochatos, talvez por isso eu ache os cervochatos que encontrei tão desagradáveis. Talvez, se eu conhecesse os chatos
de verdade, acharia os cervochatos até simpáticos.
Mas com as cervejas já vi também esse esnobismo bobo dos preços: cara achando que, porque pagou R$ 45 numa garrafa com rolha, é evidente que a Blache de Chambly só pode ser muuuito superior a uma Hoegaarden de R$ 4. Aliás, tive o prazer de tomar Hoegaarden de novo depois de muito tempo sem tomar. Que delícia de cerveja, eu tinha até esquecido!