Os "cervochatos"

Mais
15 anos 3 meses atrás #931 por Alexandre Almeida Marcussi
A edição de 2009/2010 do Veja Comer&Beber traz uma coluna de Walcyr Carrasco falando sobre os "gastrochatos" e a mania de harmonizações que, por vezes, assume irritantes tons de pedantismo e cientificidade. Em resumo, ele acha que algumas pessoas estão dando mais atenção aos cardápios do que às companhias junto das quais comemos. Ele fala dos enólogos, dos gastrônomos, dos cafés e azeites e tira sarro do hermético vocabulário usado pelos especialistas e sommeliers. Só esqueceu de falar da última moda gastronômica: as cervejas, claro!

Claro que, quando o autor ao debocha do vocabulário sensorial de degustação, como se fosse tudo marketing e mistificação, revela uma boa dose de ignorância. Ou então ele está dando uma de João-sem-braço. Não só aquelas sensações que ele desqualifica (frutado, amadeirado, persistente etc.) existem de fato, como é preciso ter alguma familiaridade com o assunto para começar a apreciá-las de verdade, além de uma saudável dose de humildade para reconhecer que o seu paladar ainda pode vir a "aprender" a detectar coisas às quais vc ainda não presta atenção. O artigo acaba apoiando uma vaga sensibilidade meio rude, ignorante, de que vale mais a percepção do leigo do que a do "chato"; de que a opinião do chato seria mero esnobismo vazio, enquanto o gosto do leigo estaria mais próximo de uma verdade autêntica.

Porém, isso não invalida o questionamento de fundo que o artigo dele levanta: a insistência nessas coisas não estaria pondo mais importância ao paladar do que às companhias e às pessoas na hora de comer e beber? Não existem alguns "gastrochatos" que usam seu conhecimento gustativo para excluir ou desqualificar as outras pessoas? Como vcs acham que isso afeta o universo das cervejas especiais? Existem também os "cervochatos"? Que tipo de comportamento poderia ser associado a eles? Isso mais ajuda ou atrapalhar no processo de tentar mostrar às pessoas a riqueza do mundo cervejeiro?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás #934 por NNMFKZTRKSJ - 13
Respondido por NNMFKZTRKSJ - 13 no tópico Re: Os "cervochatos"
Eu ultimamente evito falar na qualidade das cervejas e o que elas tem a oferecer quando as pessoas estão bebendo uma macro e comparando marca A com B, não me considero um grande conhecedor mundo da cerveja, mas você começa a falar e logo passa a impressão que você quer aparecer.

Boa parte dos consumidores não sabe o que é malte e lúpulo, semana passada falando um pouco sobre cerveja uma pessoa se surpreendeu ao saber que lúpulo não é extraído da cevada, não por ela ser burra, mas a cultura cervejeira que vigora no país é tão medíocre quanto a qualidade das cervejas mais consumidas.
Mais
15 anos 3 meses atrás #940 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Os "cervochatos"
Nada de cervochatos! cervochatos são os caras q bebem demais e enchem o saco! heheheh
Mas retomando a seriedade, um problema relacionao ao fato de começarmos a conhecer mais sobre cerveja dificulta um pko a relaçao com amigos q nao o acompanham, que ainda nao entende o porque de vc nunk mais queres tomar akela antartica com eles! hehehe...mas isso eu espero q um dia eles entendam, e melhor, se convertam...pois beber comercial do brasil e soh pra fik bebasso nao rola mais!!!
Mais
15 anos 3 meses atrás #949 por Alexandre Almeida Marcussi
Eu acompanho os amigos de boa numa Brahma no boteco, porque entendo que bebericar com os amigos e degustar cervejas especiais são dois programas radicalmente diferentes, e um não invalida o outro. Acho que há contexto para tudo - e bolso para tudo, também! A maioria dos meus conhecidos nem chega a desconfiar que eu prefiro as cervejas "de fresco" - só começo a mostrar mais essa faceta quando percebo que eles se interessam pelo assunto. Acho desagradável ficar "pregando" para pessoas que estão contentes e satisfeitas com as cervejas que tomam e que não querem outra coisa. O difícil é só aguentar aquele cara super pretensioso achando que sabe tudo porque bebe a Heineken ou a Serramalte...

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás - 15 anos 3 meses atrás #956 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:Os "cervochatos"
Vocês três falaram tudo agora!
Mas eu tenho dado uma de "cervochato" quando estou numa mesa entre amigos discutindo se a Antárctica é melhor que a Brahma, ou a Skol melhor que a Kaiser, ou até quando dizem que a Heineken é ruim. Fico quieto com a garganta coçando, até que pedem minha opinião, já sabendo que sou estudante em estágio médio de cervejas. Pô gente aí não dá né? Aí eu dou uma de "cervochato" mesmo, começando a dizer que a melhor das piores é a Heineken (e graças a Deus estamos cada vez mais encontrando dela nos bares comuns e até botecos), procuro não entrar muito em detalhes, mas deixo a sutil idéia de que água gazeificada comparada com água com gás é tudo igual. É muito difícil né pessoal? Ainda mais quando dizemos que pagamos de 10 a 30 reais numa cerveja de qualidade preterindo isto à empapuçar com 30 reais de Antáctica. Como posso eu mudar a cabeça de meu pai e seus amigos, bem mais velhos que eu e com anos e anos de experiência em "cerveja"?
Deixa pra lá, sou muito novo com meus 32 anos de idade. Pelo menos tenho conquistado alguns amigos de minha idade, onde três deles já estão até dando uma lida de vez em quando no "Brejas". E minha esposa tem se agradado com muitas das cervejas que degusto, mesmo assim ela continua tomando malzbier e pedindo chopp com groselha.
Vamos ter que deixar esse "cervochato" que existe dentro de cada um de nós adormecido de certa maneira. Abraços.
Ultima edição: 15 anos 3 meses atrás por Jean Chris.
Mais
15 anos 3 meses atrás #959 por Mauricio Beltramelli
Respondido por Mauricio Beltramelli no tópico Re:Os "cervochatos"
O Alexandre fez duas colocações interessantes:

1) Não dá pra sair "pregando" pra todo mundo. Beer evangelismo é pra quem está interessado, e pergunta sobre. Também é fundamental NÃO ANTAGONIZAR com quem ainda acha que as standards são as melhores do universo. Não concordo nem discordo, mas apresento alternativas. A própria pessoa vai entendendo que não são...

2) É realmente um porre gente que se arvora de cervochato discutindo Serramalte. Nesse caso, eu fico quieto e tento mudar de assunto...
Tempo para a criação da página:0.406 segundos