Os "cervochatos"

Mais
15 anos 3 meses atrás #984 por Alexandre Almeida Marcussi
Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Os
Anderson Martins escreveu:

quando estou degustando uma nova cerveja e ela pergunta como ela é, eu já lhe entrego o copo sabendo qual vai ser a percepção dela, pois já conheço seu gosto pessoal.

Cara, vc falou um princípio que para mim é de ouro: conheça o teu eleitorado. Não existe um comportamento que vai ser sempre inapropriado, tudo depende do contexto e de quem está escutando. Se vc tem a sensibilidade de saber o que a pessoa espera daquela situação, raramente vai bancar o chato com ela. Tem horas em que ser "chato" (isso é, ficar falando sobre a cerveja, dando informações mais ou menos técnicas) na verdade é "legal", porque as pessoas estão interessadas. Seu exemplo da senhora com a Brahma Black foi excelente, vc fez o papel correto de um verdadeiro sommelier!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás - 15 anos 3 meses atrás #1003 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:Os
Alexandre,
primeiramente gostaria de dizer que tenho lido muitos de seus longos comentários por todo o fórum e acredito que você é um cara que conhece muito bem de cervejas, muito mais que eu e sabe se impor em seus ótimos comentários, então, penso que talvez eu tenha me expressado de maneira equivocada em relação a uma opinião pessoal. Deixe-me explicar melhor. Meu pai toma cerveja há muito mais tempo que eu, claro, tendo como preferência a Antactica, diferentemente de seus amigos, dos quais alguns tomam Skol, Kaiser, ou meu tio Bella (mais barata) e discutindo entre si qual a melhor. Já há uns quatro anos, venho tomando Heineken, Gold e Kaiser Bock. Desde então meu pai, entre seus amigos em churrascos, com um certo desdém, tira uma certa onda dizendo que eu não sei nada sobre cervejas pois gosto de porcarias. Ora bolas, quais argumentos eu teria? Passei desde uns 2 anos atrás a experimentar diversas cervejas e há 1 ano, passei a estudá-las. Posso dizer que indiretamente ou quase que diretamente, meu pai foi o grande responsável ao meu grande interesse às cervejas. Então, dei uma de "cervochato" algumas vezes em retribuição aos mais velhos com anos e anos de experiência em Standard American Larger, não conhecendo nada fora deste grupo. Resumindo, fui um "cervochato" muito chato com embasamentos e eles "cervochatos" chatos. Coisas de homens né? Discutir sobre futebol, cerveja,... tudo muito saudável. Claro que não saio "beer evangelizando" as pessoas e nem sendo desagradável impondo minhas opiniões como verdades absolutas, mas entre amigos, conquistamos sempre mais um para esses nossos papos. E olha que nem 1 mês tem o fórum e já gerou muita discussão acerca do assunto que mais nos interessa aqui, AS CERVEJAS. Estou adorando este fórum do Brejas. Abraço a todos.
Ultima edição: 15 anos 3 meses atrás por Jean Chris.
Mais
15 anos 3 meses atrás #1004 por Martina Lorenz
Respondido por Martina Lorenz no tópico Re:Os
Rssssss
Jean, imagine o que eu passo, sendo mulher e querendo falar sobre cerveja com meus amigos, ainda bem que minha descendência Tcheca é uma maneira de eu me subzidiar.
Mais
15 anos 3 meses atrás #1007 por Alexandre Almeida Marcussi
Muito legal o seu relato, Jean. Meu pai também torce o nariz para as cervejas que eu bebo, embora ele sempre evite fazer comentários e provocações mais diretas, e até curte quando eu levo uma cerveja diferente para tomar com ele quando jantamos em família (embora não goste da maioria das cervejas que eu gosto). Até porque ele torce o nariz para coisa muito mais séria que eu faço, como minha escolha de carreira, então isso é café pequeno! :laugh: Mas eu, que o conheço há bons 25 anos, sei que ele não gosta, acha coisa de fresco, luxo caro etc.

Nesse caso, eu entendo muito bem a sua reação. Vc não estava antagonizando gratuitamente com pessoas que estão de boa curtindo a sua cerveja preferida. Vc está respondendo no mesmo tom para pessoas que estão fazendo uma provocação a respeito do seu gosto. Nesse caso, falar "Heineken é a melhor das piores" é simplesmente uma resposta a "vc não sabe nada, a Skol é que é a melhor cerveja". Aí tá tudo em casa! Eu tinha interpretado mal quando vc falou da primeira vez, então peço desculpas. É como eu disse: há contextos e contextos! Espero que vc não tenha se ofendido com meu comentário!

Agora, cá comigo: Bella?? Cara, tive uma experiência terrível com a Bella recentemente. Tenho certeza de que, se o seu tio tivesse tomado a latinha que eu tomei, tinha virado a casaca e começado a torcer para outro rótulo!!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás #1009 por Ricardo Leite
Respondido por Ricardo Leite no tópico Re:Os "cervochatos"
Por falar em pai, já relatei aqui que o meu prefere (acreditem se quiser) Kaiser e, se possível, apenas fria! Não pode ser muito gelada.

Ver ele dar largos goles dessa "cerveja" e eu ao lado bebericando minha weiss é quase uma cena surreal... :laugh:

Procuro não ser um cervochato no sentido de ficar tentando beervangelizar as pessoas (já quebrei a cara fazendo isso, já tendo sido taxado de pedante, esnobe e...chato!) mas tem uma coisa que não me furto de fazer: se sou convidado para um churrasco de amigos ou conhecidos, levo as minhas brejas e meus copos. Sem cerimônia alguma.

No início o pessoal achou meio estranho e alguns até ficaram sem graça ("Poxa, não sabia que você não gostava de Skol..."), mas a grande maioria já conhece minhas preferências e hoje, não reparam.

Além do que, ao colocar um copo diferente e uma cerveja especial na mesa ao lado de Skol, Brahma e Antárticas da vida isso, ÀS VEZES, acaba gerando o interesse genuíno de alguns por saber mais sobre cervejas diferenciadas e a experimentar.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 3 meses atrás #1013 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Os "cervochatos"
Anderson,

Temos algo em comum: esposas com gostos semelhantes. Rsrsrs... Isso é terrível, elas sempre dizem que nossas cervejas são muito amargas, tem muita espuma, etc.

Já desisti para não ser um cervochato com ela, quando vou às compras pego as minhas e umas latinhas de Skol pra ela, que prefere beber no copo americano.

Fazer o quê, né ? Cada um com seu cada qual. Quando bebi a Maldite insisti que ela experimentasse, o resultado foi o esperado: "que horror, que cerveja ruim, tem uma Skolzinha ai não ?!"
Tempo para a criação da página:0.409 segundos