Canecão é da hora num churras, enquanto a galera bebe na lata você fica só no caneco e não passa uma imagem antipática aos brahmeiros de plantão porque caneco eles aceitam numa boa (é coisa de bebum). Pra melhorar a fama de beberrão você ainda arruma uma alça grande, amarra na asa do caneco e pendura no pescoço, a galera gosta ! E nada de logomarca de cerveja especial no caneco, se tiver o escudo do seu time de futebol é ótimo.
Eu bebo tudo o que tem álcool (ainda bem que veneno não tem), mas aprecio de verdade vinho e cerveja, procuro ler sobre essas bebidas, me informar, ficar antenado nas novidades, degusto (embora a palavra me soe antipática), mas é isso.
O bom que aprendi com a cerveja especial é que mesmo sendo especial ela não perde a característica festiva, acho assim, seja uma Skol ou uma La Trappe a cerveja é mais alegre, mais informal, mais descontraída, mais humana, mais amiga, mais maluca.
Para muitos a cerveja pode ser tão aristocrata quanto o vinho, mas não gosto disso, estou me tornando um enochato no bom sentido, não compro mais determinadas marcas porque cai na real que não vale a pena, mas não quero relacionar à cerveja uma imagem soberba, como acabei relacionando ao vinho e hoje tento desvincular disso.
Aliás, se compararmos ao mundo do vinho, a cerveja seria o espumante: festivo e alegre.
Eu não consigo enxergar uma degustação de cerveja como um evento sério (sei que são), mas não pra mim, já o vinho eu vejo diferente, todo mundo concentrado, falando baixo...
Tipo assim:
Degustação de cerveja: "boa demais, cara... olha esse creme ! Lupulada, o malte tá marcando presença e jogaram um mel aqui dentro ! Tá redondona na boca, álcool discreto, amargor na medida... Agradei !"
Degustação de vinho: "Rubi intenso com reflexos violáceos, bom brilho e transparência. Remete frutas silvestres com notas tostadas e um leve herbáceo. Madeira se sobressai. No palato revela-se intenso e íntegro onde as frutas se confirmam. Retrogosto elegante. 94+
Existe diferença sim ! Hehehe...