Partículas em suspensão na Urthel Hop-it

Mais
15 anos 1 mês atrás #5757 por Milu Lessa
Gente, esse domingo meu namorado e eu compramos uma Urthel Hop-it por um bom preço no Empório Sta. Terezinha (aliás, vale a visita, La Trappe Quadrupel a R$ 31,00). Era a última e o que me chamou a atenção é a quantidade enorme de partículas em suspensão que se notam dentro da garrafa ainda fechada. Daí ficaram as dúvidas: a breja não está vencida, então o que diabos são todas essas partículas em suspensão, fermento? :blink: Outra pergunta: é normal ter nessa abundância? Resumindo: podemos abrir e tomar sem medo ou será que o exemplar está comprometido? Agradeço a ajuda!
Mais
15 anos 1 mês atrás #5758 por Alexandre Almeida Marcussi
Milu, isso deve ser o fermento que se desprendeu do fundo no transporte da garrafa (ela deve ter tombado, chacoalhado ou rolado na sacola ou no carro, sei lá). É normal e pode acontecer com qualquer cerveja refermentada na garrafa. Minha sugestão é que vc deixe a garrafa descansar pelo menos um dia em posição vertical antes de abrir, e sirva devagar e com cuidado para evitar que as partículas voltem a ficar em suspensão. Mas, se o fermento cair no seu copo, não vai prejudicar decisivamente a degustação: a máximo que vai ocorrer é dar uma leve sensação terrosa no final do gole.

E aproveite, porque essa cerveja é uma delícia!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #5760 por Milu Lessa
Marcussi, muito obrigada pela elucidação! Já suspeitava que fosse isso mesmo, mas nada como confirmar com quem sabe das coisas, né?
Inclusive brinquei com meu namorado que vc provavelmente seria o primeiro a responder e não deu outra! rs
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Milu Lessa.
Mais
15 anos 1 mês atrás #5763 por Alexandre Almeida Marcussi
Milu Lessa escreveu:

brinquei com meu namorado que vc provavalmente seria o primeiro a responder e não deu outra! rs

No tempo recorde de 6 minutos! Pelo visto, nossos horários de acessar o Brejas meio que batem... :)

Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #5764 por Milu Lessa
Yep! Acesso sempre de noite mesmo, ainda mais agora que as aulas vão voltar... Aliás, que curso vc faz na Usp mesmo (mestrado)? Ele falou que vc deveria ser químico quando eu mostrei o quanto vc manjava naquele tópico sobre brejas padrão pras certos sabores, que vc coloca o nome certinho de tudo (diacetil, etc)!

Aliás, outra dúvida: andei comprando umas brejas que podem ser de guarda (trois pistoles, La Trappe Quadrupel etc) e pretendo guardar de fato algumas. Qual o melhor jeito: em pé ou deitado como vinho? Pensei nessa questão por causa do fermento...
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Milu Lessa.
Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #5767 por Alexandre Almeida Marcussi
No meu caso, trabalho muito de madrugada, então geralmente acesso Brejas nas pausas! Milu, esses nomes técnicos de compostos aromáticos podem ser encontrados em boas fontes de informação sobre degustação, como a FlavorActiv ou livros como o Tasting Beer. Nada a ver com a minha formação, porque na verdade eu sou historiador!

Sobre a questão da guarda, para mim ainda é um mistério. Há quem diga que o tipo de rolha usado nas cervejas é bem compactado, o que impede o vazamento de carbonatação e a entrada de ar com o ressecamento. Já o Randy Mosher aconselha que as cervejas arrolhadas separadas para guarda por mais do que alguns meses sejam guardadas em posição horizontal para evitar o ressecamento da rolha e a perda de carbonatação. De qualquer forma, se vc guardar em posição horizontal, deixe a garrafa descansar pelo menos um dia em posição horizontal para assentar o depósito de fermento. E lembre-se de evitar variações bruscas de temperatura e ambientes úmidos, que podem ser propícios ao desenvolvimento de mofo na rolha.

Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Tempo para a criação da página:0.372 segundos