No meu caso, trabalho muito de madrugada, então geralmente acesso Brejas nas pausas! Milu, esses nomes técnicos de compostos aromáticos podem ser encontrados em boas fontes de informação sobre degustação, como a
FlavorActiv
ou livros como o
Tasting Beer. Nada a ver com a minha formação, porque na verdade eu sou historiador!
Sobre a questão da guarda, para mim ainda é um mistério. Há quem diga que o tipo de rolha usado nas cervejas é bem compactado, o que impede o vazamento de carbonatação e a entrada de ar com o ressecamento. Já o Randy Mosher aconselha que as cervejas arrolhadas separadas para guarda por mais do que alguns meses sejam guardadas em posição horizontal para evitar o ressecamento da rolha e a perda de carbonatação. De qualquer forma, se vc guardar em posição horizontal, deixe a garrafa descansar pelo menos um dia em posição horizontal para assentar o depósito de fermento. E lembre-se de evitar variações bruscas de temperatura e ambientes úmidos, que podem ser propícios ao desenvolvimento de mofo na rolha.