Renata,
A primeira coisa é sensorial e isso não é imposto, forçado ou estudado, me refiro ao gosto pela cerveja, o prazer a cada gole. Dai vem o interesse em conhecer mais, provar os vários estilos e marcas.
Penso que o conhecimento, como em tudo, vem mesmo com a prática. Não adianta você se entupir de literatura, participar de seminários, palestras, viver trocando idéia com os brejeiros aqui ou acolá, se não beber muito. Quando falo "muito" não me refiro à quantidade em si, mas à qualidade.
Um conselho ? Beba mais e não se preocupe muito com a parte teórica, ela vem com o tempo, seu interesse vai te dirigir à leitura, ao bate-papo de forma espontânea. Mas claro que se munir de alguma literatura é sempre um caminho interessante, afinal a prática caminha de mãos dadas com a teoria (e ler é um passatempo gostoso), indico o
guia do BREJAS
, bem resumido e muito acertivo, alguns sites e blogs que você pode (e deve) acompanhar indico abaixo, um bom livro também nunca é demais, a Larousse da Cerveja ficou muito bom.
Eis o que pode achar na internet que é bem bacana:
blog.estadao.com.br/blog/bob
beeradvocate.com
beerarchitecture.wordpress.com
www.bjcp.org
www.beerlife.com.br
(site da única revista nacional especializada)
cervejeiro.com
edurecomenda.blogspot.com
www.obiercevando.com.br
Quando comecei a me interessar pelas cervejas especiais já era um entusista do vinho, bebi um bocado, de quase todos os preços e estilos, participei de fóruns, lia sites, comprei livros. Confesso que fiquei com preguiça de traçar o mesmo caminho com a cerveja (estudar), mas a vontade de conhecer estilos e características foi maior que a preguiça. Nem de longe sou um
expert, longe, muito longe disso, mas me deixei levar, bebendo, conversando nos fóruns, perguntando, falando umas bobagens (sim, e falo até hoje) e assim venho adquirindo conhecimento e curtindo esse mundo diverso e encantador das brejas.