ME APRESENTANDO!

Mais
14 anos 11 meses atrás #4409 por Renata Prado
Respondido por Renata Prado no tópico Re:ME APRESENTANDO!
Obrigada Maurício e obrigada Fábio! Eu às vezes compro algumas cervejas especiais pra experimentar mas sempre me preocupava apenas em ser bom ou não ao meu paladar. Vou tentar reparar em outros detalhes a partir de agora e dar uma lida aqui no site e nos blogs indicados. Eu já tinha visto o Larousse e tinha me interessado.

Obrigada mesmo e beijos!
Mais
14 anos 11 meses atrás #4410 por Alexandre Almeida Marcussi
Olá, Renata! Seja bem-vinda!

O fórum não tem uma seção específica para iniciantes, mas a rigor nada do que conversamos aqui é técnico o suficiente para que um leigo não consiga entender, talvez precise no máximo consultar um guia de estilos de cerveja de quando em quando. Dê uma passada d'olhos pelas seções do site (na seção "as melhores", tem um guia de "25 cervejas que todos devem experimentar" que é muito legal, apesar de um pouco desatualizado). Reitero as palavras do Guima: não vale "estudar" sem se deixar encantar pela experiência de beber cervejas. Muitas vezes, ao beber um rótulo ou estilo diferente, vc acaba se entusiasmando com uma característica da cerveja e acaba naturalmente indo atrás de informações sobre ela, sobre o estilo etc. Ao estudar, vc aprofunda sua degustação, e ao degustar, vc aprofunda seu estudo.

Eu dou uma dica para todo mundo que tem interesse em começar a se aprofundar no assunto: ter uma ideia geral dos estilos. Tem pelo menos um estilo adequado para cada gosto, e cada um tem os seus preferidos. Existe um bom guia de estilos elaborado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP, órgão que organiza campeonatos internacionais de cerveja) que indica as características que podem e/ou devem ser esperadas das brejas de um determinado estilo, que pode ser encontrado aqui . Uma boa ideia é consultar o guia antes de degustar uma cerveja de um estilo que vc não conhece, e ver se consegue identificar aquelas características. Se vc pegar um bom exemplar do estilo, é provável que a maioria das características estejam lá. O ranking do Brejas é outro lugar para consultar avaliações e comparar as suas impressões - a vantagem é que vc pode procurar por rótulo (em vez de ter apenas uma descrição geral do estilo), mas a desvantagem em relação ao guia do BJCP é que as avaliações do site tendem a ser mais opinativas e menos "técnicas".

O mais importante vc já tem: curiosidade e gosto pela coisa. O resto é resto. Sinta-se em casa!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 11 meses atrás - 14 anos 11 meses atrás #4412 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:ME APRESENTANDO!
Cada um determina o seu modo de aprender e saborear, particularmente acho que se deixar envolver sem esquentar muito a cabeça é o jeito mais divertido. Esse é o lado lúdico e gostoso da coisa.
Ultima edição: 14 anos 11 meses atrás por um visitante.
Mais
14 anos 11 meses atrás - 14 anos 11 meses atrás #4413 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:ME APRESENTANDO!
Compre o que puder encontrar por aí e, para aquilo que não puder encontrar, use sempre que possível as lojas virtuais, como Costi Bebidas, Nonobier etc... Prove os estilos comprados, primeiramente por prazer e depois (ou antes de bebe-los) busque alguma informação sobre aquele estilo (os confrades já deram muitas dicas acima). Deste modo, naturalmente, você vai aos poucos adquirindo conhecimento sem abdicar do simples prazer de tomar uma cerveja de qualidade e sem "forçar a barra" também. Depois de um tempo, você vai olhar pra trás e pensar: - "Caramba, já sei tudo isso! Há uns dois meses não sabia nada!"
Ultima edição: 14 anos 11 meses atrás por Mauro Renzi Ferreira.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 11 meses atrás #4417 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:ME APRESENTANDO!
Isso é verdade, Mauro, há dois anos eu me deliciava com Skol e Brahma, já até defendi as ditas. Hoje vejo que conheço muito de cerveja se comparado ao grande público, claro, comparando aos brejeiros de carteirinha aqui não conheço é nada ainda !
Mais
14 anos 11 meses atrás #4422 por Renata Prado
Respondido por Renata Prado no tópico Re:ME APRESENTANDO!
Que bacana!!! Estou adorando as dicas!! Pro ano novo mesmo vou adquirir alguns exemplares pra degustação. Vou seguir as dicas de um colega e começar pelas de trigo, que são quase sempre as preferidas das mulheres (eu gosto muito!). Um pai de uma amiga produz cerveja artesanal em pequena escala e tem um bom conhecimento da coisa, estou tentando convencê-lo a dar um workshop (depois se vocês quiserem, podemos ver um jeito de eu mandar um exemplar da cerveja dele pra vocês, é realmente maravilhosa!).

Agora uma curiosidade: das cervejas comunzonas, de botecão (que a gente acaba bebendo mais quando quer encher a lata, afinal são mais baratas né?), qual a preferida de vocês? A minha é Brahma, sempre.

No fim de Janeiro passarei 12 dias em SP, se alguém for daí, podemos marcar uma sessão, que tal?

Bjs,
Tempo para a criação da página:0.409 segundos