Como vou começar um tratamento de um mês com antibióticos, a semana passada foi de desforra!
Marston's Pedigree: clássica pale ale inglesa cujo diferencial é a fermentação em tanques de carvalho, que acentua os aromas de especiarias (anis-estrelado) e sensações amanteigadas ao lado dos toques terrosos do lúpulo inglês. Perto do vencimento, já oxidada, mas ainda bem legal.
Montaudon Champagne Brut: por menos de R$ 80 a garrafa, não dá para esperar uma maravilha de champagne e um oceano de complexidade, mas ele tem boa tipicidade, oferecendo os aromas de panificação/levedura típicos do estilo, ao lado de boas frutas cítricas. Acidez bacana, um pouco mais doce do que eu gostaria. Bom para conhecer, mas, pelo mesmo preço, há espumantes nacionais superiores.
Eisenbahn Strong Golden Ale: doce, encorpada, lotada de aromas de frutas (sobretudo abacaxi em calda) com especiarias, malte e floral, destoa muito do estilo pretendido mas, mesmo assim, é sempre agradável.
Rupes San Juan Shiraz/Malbec 2009: safra antiga deste tinto argentino, comprada em saldão. Fiquei preocupado que já tivesse passado do ponto, mas estava ótimo! Frutas vermelhas em compota e violetas da malbec, apimentado da shiraz, tudo envolto por uma licorosidade lembrando vinho do Porto, chocolate e mel. Doce na boca, com taninos macios.
Ballast Point Big Eye IPA: IPA levemente mais maltada e menos agressiva do que a Sculpin (da mesma cervejaria), me agradou mais pelo amargor final limpo e impecável. Excelente aroma de casca de laranja, compota de mamão e verbena, vívido e persistente. Entrada docinha na medida, final amargo, razoavelmente seco e limpo. Se bobear, a IPA americana que eu mais gostei de todas as que temos no Brasil!
Cuvée De Ranke: um blend entre uma sour ale clara, fermentada na tradição de Flandres, e 30% de lambic. Notas animais, apimentadas e terrosas claras, ao lado de um frutado que vai se abrindo, trazendo bastantes uvas verdes e principalmente framboesa! Acidez bem presente, mas com uma doçura inicial que lembra as sours de Flandres e o final seco de uma lambic. Bacaninha.
Anderson Valley Barney Flats Oatmeal Stout: ótima stout americana, um dos melhores custo-benefício entre as americanas que temos aqui. Muito café e chocolate ao lado de uma densidade frutada envolvente, lembrando jaca!! Corpo denso, cremoso. Estava em cima da validade e ainda ótima.
Anderson Valley Boont Amber Ale: eu costumo gostar bastante desta amber ale americana, mas desta vez, em cima da validade, mostrou-se pouco expressiva. O aroma lupulado tinha perdido metade da intensidade, e o tempo tinha atenuado o gostoso sabor de toffee do malte. Uma pena.